Mesa de centro na sala de estar: sim ou não?

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Mesa de centro na sala de estar: sim ou não?

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Salas de estar  por Jam Space Ltd, Eclético
Loading admin actions …

A mesa de centro é talvez a última peça de mobiliário a vir completar a nossa sala de estar. Primeiro centramo-nos em encontrar um sofá mesmo ao nosso gosto, confortável e macio, em comprar o móvel certo para a televisão e equipamentos eletrónicos. Pelo meio pensamos em arrumação e em colocar um tapete cheio de estilo no chão. 

A mesa de centro muitas vezes vem em último nas nossas prioridades, pelo menos até comprarmos uma! Há que convir que pode dar muito jeito…  Mas será este um elemento fundamental numa sala de estar? A resposta, como em quase tudo na vida, é depende, mas podemos desde já garantir que não. A mesa de centro, pelo menos nessa localização pode ser prescindível, e até fazer pior do que bem ao estilo da sua sala, não significando isto não significa que não tenha mesas ou móveis de apoio. 

Ficou confuso? Então leia este artigo e perceba os prós e os contras de ter uma mesa no centro da sua sala de estar!

Sim! Para harmonizar o estilo

Antes da sua função mais prática, a mesa de centro desempenha um papel estético na sua sala de estar. 

Introduzir este elemento na sua sala de estar pode e deve contribuir para complementar a configuração do espaço, enriquecendo-o com mais um elemento decorativo, e para manter a consistência em termos de estilo, materiais ou tons. Procurar uma forma diferente, estabelecer contrastes de tons, ou unificar todos os elementos da decoração. Seja qual for o objetivo estético para a mesa de centro da sua sala, ela deve adicionar um pouco de fator UAU, mas, sobretudo, tornar a sala de estar coerente, como vemos neste projeto: A transparência permite dar leveza, destacar o belo pavimento, e a cor da estrutura da mesa harmoniza com o resto do mobiliário.

Sim! Para servir de apoio

Salas de estar  por homify, Tropical

Servir de plano de apoio aos mais diversos itens do quotidiano é o lado prático da mesa de centro. 

Seja para as bebidas e o tabuleiro dos petiscos numa reunião de amigos, para chávena de chá fumegante numa tarde de inverno, para o livro favorito, para as revistas da semana ou simplesmente para os comandos do equipamentos eletrónicos, a presença da mesa de centro na sala de estar dá muito jeito! Principalmente ali no centro, entre o sofá e o ecrã.

Sim! Para dar um toque de design

  por MG12 , Moderno Mármore

A mesa de estar pode servir para adicionar aquele toque de estilo e design extras, para completar o layout da sua sala de estar, com criatividade e originalidade. 

Com formas simples ou mais intricadas, seja qual for o seu material, a mesa de centro pode ter um estilo único, para tornar a sala ainda mais interessante. Assim vai conseguir combinar estética e funcionalidade numa só peça! No caso da mesa da imagem a forma é simples, mas a conceção, os materiais e os detalhes conferem-lhe um design único e uma estética refinada.

Sim! Para mesclar estilos e materiais

Salas de estar  por Mauricio Arruda Design, Eclético
Mauricio Arruda Design

ANTONIO CARLOS RESIDENCE

Mauricio Arruda Design

Como pode ser utilizada como peça de destaque, a mesa de centro permite uma grande liberdade criativa. Esqueça a mesa simples e aborrecida e inove nos estilo e materiais da sua mesa de centro, aproveitando para introduzir na decoração aquilo que lhe falta, seja cor, textura, ou um toque de excentricidade.

Pode usar este elemento para vincar a corrente estilística escolhida, como utilizar madeira rústica ou couro num ambiente rústico, ou utilizar um material diferente do restante para fazer transição entre estilos, como na sala eclética da imagem.

Sim! Para mais um pouco de arrumação

É verdade, pode escolher a sua mesa de centro com o design certo para poder funcionar como um espaço de arrumação extra. 

Há mesas com gavetas, ou com nichos, para guardar os equipamentos necessários para a apoiar o sofá e a utilização do ecrã. E há mesas como as da imagem, concebidas para proporcionar arrumação para brinquedos, almofadas ou mantas, sem perder a beleza.

Há peças realmente únicas, que unem a estética a esta funcionalidade, mas se não encontra a mesa de centro especial e única para dar o toque certo à sua sala de estar pode sempre desenhá-la e pedir ao seu carpinteiro para a fazer!

Não. É mais um móvel para limpar o pó

Salas de estar  por Jam Space Ltd, Eclético
Jam Space Ltd

Living room corner

Jam Space Ltd

Agora inauguramos a secção dos contras! E a si cabe determinar a importância que lhes atribui, pois será essa relevância que ditará a existência deste elemento na sua sala de estar.

Começamos pelo óbvio: – a mesa de centro é mais um elemento para limpar, e todos sabemos que há móveis tão intrincados que são autênticos pesadelos do pó!

Este contra das mesas de centro pode ser ultrapassado se escolher uma mesa lisa de design moderno, sem detalhes intrincados para acumular pó. Já sabe que o estilo moderno, o minimalista e o escandinavo são amigos da simplicidade e da praticidade.

Não. Pode ser apenas um obstáculo à fluidez do espaço

É verdade, mesmo num ambiente amplo, a mesa de centro pode representar um verdadeiro atentado à fluidez do ambiente. 

Se a sua sala de estar é espaçosa, clara e arejada como a que vemos nesta imagem, colocar uma mesa de centro pode representar um obstáculo para a configuração fluida do ambiente, um elemento perturbador que interrompe o seu movimento. Para não renunciar ao lado mais prático, como o apoio e arrumação, opte por mesas de apoio laterais ou por estantes verticais, que não impõem limites à fluidez no plano.

Não. Pode funcionar como nota dissonante na decoração

Salas de estar  por Loaf, Moderno
Loaf

Wonder-Boy coffee table

Loaf

Se pretende mesmo ter uma mesa de centro há cuidados que deve tomar. Quando o estilo, a forma ou o design em geral, da mesa de centro, não trouxer harmonia e equilíbrio ao conjunto, em comparação com os outros elementos que decoram a sala de estar, esta poderá inserir-se no ambiente como uma nota dissonante, em conflito estético. Pondo em risco na sala de estar, e tornando-a menos convidativa e acolhedora. 

Ou seja, adicionar a mesa poder ser mais uma hipótese de errar!

Não. Pode encolher o espaço de passagem

Salas de estar  por LEIVARS, Eclético
LEIVARS

Porthleven

LEIVARS

E por último o não prende-se com uma questão de falta de espaço! Numa sala de estar ter uma mesa ali no meio pode apenas ser um empecilho à passagem. Opte por mesas ou planos de apoio nas laterais dos sofás.

Ter ou não uma mesa de centro na sala vai depender sempre do estilo, da disposição escolhida, e da área disponível para esse ambiente. E sobretudo do seu gosto pessoal! Avalie muito bem e escolha a melhor solução para o seu caso, mas se tiver duvidas não deixe de consultar um dos nossos decoradores.

Quer mais ideias de decoração para a sua sala de estar pequena? Então leia o artigo ’10 Truques para aumentar a sua sala pequena’.

Conseguia prescindir da mesa de centro na sua sala?
Casas  por Casas inHAUS, Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!