Organize o seu quarto com um design minimalista

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Se está cansado de passar grande parte dos seus dias a arrumar a casa quando na verdade aquilo que gostaria mesmo era de ter mais tempo para si e para os seus, mas ainda assim é uma pessoa preocupada com as questões decorativas há um nome para o seu problema: minimalismo. É verdade esta estética muito típica do norte da Europa é sem dúvida a solução para quem gosta de decorar mas ao mesmo tempo, gosta de soluções práticas eficazes cuja manutenção seja relativamente fácil. O conceito de minimalismo não é de todo novo para si, sendo que na maioria dos artigos que lhe escrevemos sobre o tema abordamos o conceito de uma forma mais estética e menos pragmática. Hoje é pelo caminho do pragmatismo que vamos, sendo que nos vamos debruçar sobre uma divisão específica: o seu quarto. A verdade é que se há sítio onde pode tirar o máximo partido desta estética, esse sítio é o seu quarto. Não há assim tantos elementos que sejam imprescindíveis neste espaço e por isso se passar menos tempo a arrumá-lo, terá tempo para outras coisas. Temos uma série de dicas para lhe dar, que com certeza lhe vão fazer sentido e provavelmente quererá aplicar. Venha connosco!

Escolha um esquema de cores natural

Mobiliário de quarto Bedroom furniture: Quarto  por Intense mobiliário e interiores;
Intense mobiliário e interiores;

Mobiliário de quarto Bedroom furniture

Intense mobiliário e interiores;

Sim, também a questão das cores é uma das mais importantes. O minimalismo pede cor sóbrias, nomeadamente o branco, o preto e o bege ou cinzento. Dependendo de qual forem as cores de que mais gosta, faça as suas escolhas. No exemplo fotográfico que escolhemos, o esquema de cores foi muito bem escolhido e não deixa dúvidas de que se trata de um quarto de decoração minimalista. Olhe para ele, está a ver qual é a ideia?

Escolha uma cama simples mas robusta

Micro Loft: Quartos minimalistas por José Tiago Rosa

Não poderíamos começar se não pela cama. A cama é peça de mobiliário mais importante de um quarto e por isso mesmo convém que ela seja a sua preocupação principal. Para que o seu quarto seja tudo aquilo que necessita, aconselhamo-lo a apostar numa boa cama – isto é num bom estrado e num bom colchão – sendo que não precisa de escolher nada de muito complicado, apenas com um bom material e algo onde se sinta confortável. Tudo o resto é acessório e por isso, numa decoração minimalista passa para segundo plano.

Ponha de lado toda a confusão e aposte num design minimalista

Apesar de podermos ter numa divisão apenas peças de mobiliário minimalista, isto não quer dizer que a mesma tenha também ela um design minimalista. Esta é uma outra questão importante que tem acima de tudo que ver com a organização do espaço e com a forma como dispõe os diferentes elementos. Contudo não podia ser mais simples, o segredo é ter tudo arrumado de forma a que todos os elementos respirem entre si. É proibido ter quinquilharias diversas que não fazem falta nenhuma, as que tiver – e este aspecto será mais comum no mundo feminino – arrume-as num sítio que não esteja à vista: gavetas, armários, baús, todos são bem vindos para manter o espaço desocupado!

Seja criativo com o seu armário

Quarto  por MOVI ITALIA SRL
MOVI ITALIA SRL

Patmos pannello scorrevole

MOVI ITALIA SRL

O armário numa decoração minimalista é uma peça quase preciosa, já que é ele que nos permite guardar e arrumar – que é como quem diz: às vezes esconder de forma rápida e eficaz! – a sua roupa e acessórios. Por esta razão escolha algo de linhas simples e bastante espaçoso. O exemplo que escolhemos é bastante revelador do que lhe queremos dizer e a verdade é que chegando a um armário destes, a nossa disposição para escolher a roupa que vamos vestir, é logo diferente. Arranje maneira de dentro do armário ter uma organização muito específica e fácil de respeitar: cabides de todas a formas e feitios, caixas para sapatos e outros que tal poderão ser os seus melhores amigos no que diz respeito à organização deste espaço.

Livre-se de coisas da sua cómoda

Casa Clara: Quarto  por BICA Arquitectos

As cómodas são algo bastante perigoso num quarto, uma vez que as largas gavetas nos impelem a lá pôr só mais isto e mais aquilo e ainda mais não sei o quê… Depois um dia abrimos uma gaveta e temos uma cena tipo desenhos animados, em que um amontoado de roupa explode diante dos nossos olhos… Claro que pode evitar uma cena do género se tiver tudo sempre impecavelmente arrumado. Tente fazer uma distribuição equilibrada entre cómoda e armário e já agora aproveite para pôr de parte aquelas coisas que não usa e só estão no seu quarto a ocupar espaço. Podemos sempre criar um lar melhor, basta querermos!

Esconda coisas atrás das paredes ou debaixo da cama

Este é o parágrafo que temos de escrever baixinho porque apesar de não resolver tudo, ajuda. Não lhe dizemos que ponha para lá coisas de uma forma aleatória, mas que use este espaço a seu favor. Para debaixo da cama é muito fácil, se adquirir aquelas caixas em plástico e as fizer escorregar lá para baixo. Por exemplo, cobertores que só vai voltar a usar no próximo inverno podem ir para lá, uma vez que o seu uso não será assim tão provável durante os meses mais quentes. Na parede será um pouco mais complicado, porque precisa de ter uma parede falsa. A grande ciência do minimalismo é ocultar coisas em espaços mortos que não servem para nada mas que apesar disso são volumes que podemos usar. No fundo é uma questão adaptar os diferentes espaços às nossas necessidades!

Gostou do nosso artigo?! Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!