Antes e depois – o renascer de uma casa campestre!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
CASA MONVISO, ARCHISPRITZ ARCHISPRITZ Salas de jantar modernas
Loading admin actions …

Os projetos de antes e depois têm um charme único entre as propostas dos profissionais da homify… É sempre delicioso assistir a transformações radicais, ao renascer de velhas glórias ou simplesmente a operações cosméticas bem-sucedidas. 

A renovação que hoje lhe apresentamos é um misto destas três situações: – uma pobre casa de campo em mau estado que se transforma numa espetacular moradia campestre, quase energeticamente autónoma, graças à instalação de painéis solares que fornecem água quente, e ao novo isolamento térmico, que permite a manutenção da temperatura interior em qualquer estação dos anos. É quase como se uma velha estrela do cinema mudo recebesse um tratamento tão eficaz que lhe permitisse aparecer nas atuais telas 3D! Por dentro e por fora! 

Não acredita? Venha espreitar e maravilhe-se!

Depois – a fachada

Gostámos tanto do resultado final que não resistimos a começar pela fachada depois da intervenção!

A casa fixou belíssima, com a alegria que só o vermelho e o branco podem dar a uma maquilhagem, mas ainda assim sem perder o ar rústico de camponesa.

E para completar a maquilhagem escolheram-se os acessórios perfeitos: – exteriores cuidados, com um relvado bem aparado e uma area de estar com uma mesa e duas cadeiras simples!

Antes – a fachada triste e escondida

Mas não podemos seguir em frente sem lhe mostra o ponto de partida, e por isso aqui está a foto da fachada antes da intervenção… As árvores e as ervas demasiado grandes mal deixavam entrever uma casa de estilo campestre, com o telhado em mau estado e uma área aparentemente inacabada, exposta aos elementos. Mas ainda assim não era um cenário mau, pois a casinha prometia!

Antes – os interiores

Os interiores antes da intervenção também não eram totalmente desprovidos de graça, com alguns detalhes rústicos em tijolo a tentar estabelecer alguma coerência estética, mas o feio pavimento e o mau estado das paredes pediam uma reforma urgente.

Depois – espaço aberto

E a ajuda não se fez esperar, tomando a forma do projeto desenhado pelo estúdio ARCHISPRITZ!

Mal transpomos o umbral da porta deparamo-nos com este espaço harmonioso e delicado, com uma base cromática neutra acentuada pela frescura das plantas naturais. O cenário é tomado pela grande lareira em forma de bloco e pela sua enorme chaminé, que garantem o calor necessário quando o frio do campo aperta, mas sempre com muita classe e modernidade.

Refeições em família

A área de refeições é ampla e luminosa, com uma mesa de madeira maciça branca, que as cadeiras de design ao estilo Eames tornam ainda mais bonita, e a frescura da natureza a pontuar com pinceladas de verde.

Este ambiente está ligado à sala de estar e à cozinha, onde se entra por uma espaçosa abertura sem porta.

A cozinha

A cozinha é de uma simplicidade desarmante, minimalista, mas sem perder de vista o conceito campestre e alegre que ilumina esta casa. 

Ao primeiro olhar o espaço caracteriza-se por móveis lineares e brancos, pelas cadeiras brancas, numa versão mais alta das cadeiras na sala de jantar, e pelos três pequenos lustres que descem sobre a ilha de cozinha. Mas se fosse só isso esta cozinha pouco impacto causaria, senão um pouco de tédio e banalidade: por esse motivo, foi escolhido um piso de tijoleiras de estilo majólica, mediterrânico, com cores acinzentadas, que se estende desde a parede atrás dos móveis da cozinha, espalhando-se pelo chão até fazer a ligação com o piso da sala de jantar. Fantasia e movimento com simplicidade e sem demasiado investimento!

Pormenores de estilo

Aqui podemos ver a união dos dois estilos de pavimento: – as tijoleiras hexagonal, que marcam a cozinha, e as tijoleiras com acabamento de carvalho cinzento da sala. Genial!

O quarto

E por último espreitamos o quarto! Mas este não é um quarto qualquer… A cama dupla é destacada por tons frescos, quase marinhos, mas os restantes elementos são dominados por gradações de cinzento pérola e branco, formando perfis montanhosos atrás da cama e grossas listas em móveis, como a cómoda e a mesa-de-cabeceira. Ideias perfeitas para reproduzir em sua casa se pretende um ambiente alegre e original sem pôr em causa a sobriedade preciosa ao descanso, e a um baixo custo. 

Quer ver mais ideias baratas para decorar o seu quarto? Então continue a ler o artigo ’Decoração de quartos: ideias e sugestões económicas’.

Qual é o seu espaço favorito nesta casa, depois da renovação?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista