Já escolheu um berço para o seu herdeiro?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Vem um bebé a caminho e começa o frenesim. Escolhe-se o carrinho e as avós desatam a comprar roupinhas até o bebé fazer… 43 anos. Sim, elas são assim exageradas. Pensam-se em nomes e vêem-se, naturalmente, as opções para um berço. Quando um casal começa a planear e a decorar o quarto de um bebé tudo ganha contornos e o sonho de ter um filho é, sem darmos conta, uma realidade próxima e palpável. Afinal de contas, está a chegar um pequeno ser que depende inteiramente de nós. Oh, a responsabilidade. E, oh a responsabilidade de lhe escolher um berço. Onde ele se sinta confortável, onde durma um sono tranquilo, onde começa a fazer as primeiras brincadeiras e onde passará noites mais atribuladas. Faz parte. Certo é que a escolha é vasta. Se, antigamente, havia dois ou três modelos diferentes, hoje em dia, há berços mais complexos que os carros do James Bond. As marcas têm a audácia de saber estudar o mercado e as necessidades dos casais de hoje em dia e oferecem uma miríade de opções, todas elas com vantagens difíceis de ignorar. Costuma-se dizer que nisto de educar um filho não há uma fórmula universal. Com os berços, é mais ou menos a mesma coisa. Cada espaço é um espaço, cada casal é um casal, cada bebé um bebé. Felizmente, tem nove meses para deixar tudo pronto. E dez sugestões da homify.

Miniguum

A marca italiana le Civette sul Comò criou o Miniguum, um berço pequeno que pode ser transformado numa mesa ou num parque de brincadeira com recurso às tampas Coverguum, também disponibilizadas pela marca. Assim, ao adquirir este berço, está a optar por uma peça que pode transformar, adaptando-a a outras necessidades, à medida que o seu filho cresce. O Miniguum tem rodas pelo que o pode levar para qualquer parte da casa e pinos em borracha anti-derrapantes que o tornam impossível de tombar. Por fim, e porque se pensou em tudo, é possível ajustar a inclinação deste mini-berço para ajudar os bebés com cólicas. Uma criação pequena, bonita e funcional. 

Suspenso

Um berço sui generis da marca alemã My Fantasyroom. O Cot Leander aparece pendurado com um gancho a uma estrutura em tripé que nos lembra a tenda de um índio. Tem, todavia, que a encomendar separadamente. Se preferir, pode pendurar o berço no tecto visto que, na compra, o gancho vem incluído, assim como o colchão. Por estar suspenso, o berço balança, embalando o bebé e ajudando-o a adormecer. Ainda que possa parecer frágil, é inteiramente seguro. Pode dormir descansada. E o seu bebé também.

Com rodas

Quarto de crianças  por Mueblalia
Mueblalia

Juvenil

Mueblalia

Comecemos pela cor. O amarelo é um tom que se coaduna a um quarto de menina e de menino também. Constitui, por isso, um escape ao típico azul ou ao cor-de-rosa. No entanto, é uma cor vibrante e quando usada em excesso pode tornar-se cansativa. Neste caso, aparece-nos em alguns apontamentos como nas gavetas, no candeeiro e na parte lateral do berço. Não raras as vezes, o berço passa de irmão para irmão, o que faz todo o sentido. No entanto, se o quiser modernizar, pode pôr mãos à obra e dar-lhe um toque de cor, como a imagem tão bem exemplifica. Estes elementos em amarelo fazem um contraste divertido com as riscas horizontais em azul na parede. Fica a nossa sugestão. 

O berço é moderno e funcional. Tem umas muito engraçadas rodinhas que lhe dão a possibilidade de o transportar facilmente para outras divisões da casa, seja para o seu quarto numa noite pior ou para a sala enquanto adianta trabalho, mas sem perder o mais novo de vista.

O pequeno casulo

Quarto de crianças  por Cucosbaby
Cucosbaby

MOISES FOLK. Modelo Yellow Vichy

Cucosbaby

Para um bebé recém-nascido, a Cucosbaby desenhou os Moisés, uma primeira caminha feita com materiais naturais orgânicos certificados pela União Europeia. Aqui, a componente estética alia-se à preocupação com a qualidade dos têxteis e telas e, claro está, com o conforto. Por não ter rodas, o suporte do berço é estável. No entanto, a estrutura em que se apoia permite balançar o bebé até ele adormecer. E se não gosta de ter o seu pequenito muito longe, então saiba que este berço tem a altura ideal para o colocar junto à cama. Pode, ainda, removê-lo do suporte em madeira e usá-lo como alcofa. Repare, também, que, de lado, há uma bolsa para arrumar os acessórios que deve ter sempre à mão. Espreite o site da barca e escolha o seu. São feitos à mão e a exclusividade é garantida.

Principesco

Um berço em jeito celestial que nos recorda os que se usavam antigamente. A parte de cima, em vime branco, está adornada por um saiote drapeado com laços brancos. Pode retirá-lo e lavá-lo e até substitui-lo por outro de outra cor quando assim o entender. O da imagem é em azul, mas conseguimos imaginá-lo também para o quarto de uma menina. É ideal para pais que preferem uma decoração mais clássica e romântica para o quarto dos seus filhos. 

Multifuncional

Dois em um. Berço e cómoda com gavetas espaçosas. Ah e não esqueçamos o espaço para mudar as fraldas. Afinal, é três em um. Optar por um berço deste estilo é simplificar a sua vida. Nós sabemos o quão cansativos são os dias de uma mãe, sobretudo de primeira viagem. Logo, é importante que faça um plano do espaço do seu bebé da forma mais funcional possível, não só para lhe facilitar a rotina e ter tudo à mão de semear, como também para lhe poupar o orçamento. Uma peça multifuncional dispensa a compra de outras visto que serve vários propósitos. Pode personalizá-la e torná-la mais colorida através de pequenos detalhes como puxadores coloridos à semelhança dos que vê na imagem.

Em ferro

Quarto de crianças  por My Italian Living
My Italian Living

'Nuovo' wrought iron baby cot by Picci

My Italian Living

Este berço da marca italiana Picci, fabricado em Florença, é em ferro forjado pintado de bege, fazendo-nos lembrar as camas antigas. Com certeza inspirado nelas, este tipo de material tem várias vantagens. Alia a elegância ao estilo clássico e é robusto, o que é bom quando se trata de bebés. Poderá optar por cores diversas, para o menino ou para a menina, consoante a decoração do quarto. A rede faz toda a diferença. Empresta-lhe um toque elegante e protege o bebé. Esta marca permite-lhe fazer as modificações que entender e que se adequam mais ao seu gosto. Uma boa opção para quem gosta de um estilo mais clássico, mesmo no quarto do seu bebé.

Rústico

Quarto de crianças  por Handmade of Passion
Handmade of Passion

Housse de couette et taie d’oreiller – Lenka

Handmade of Passion

Na imagem, vemos um berço de laivos rústicos tanto no que diz respeito ao formato, como ao aspecto envelhecido, mas elegante, da madeira em patiné. Os têxteis, em linho branco de alta qualidade e a lã da mantinha, compõem esta terna imagem com uma nota de passado. Segundo a marca responsável por este conjunto, a Handmade of Passion, inúmeros estudos provam que o linho propicia um sono mais profundo e faz o corpo regenerar mais rapidamente. Adoramos a simplicidade da paleta cromática entre os tons neutros e o azul cinza quer na roupa de cama, quer na grinalda de bandeirolas almofadadas suspensas.

Para anexar à cama

Nos primeiros meses de vida, o berço do bebé está dentro do quarto do casal. O espaço que era de dois, passa a ser de três e a logística tem, necessariamente, que ser alterada. Para não ficar com um quarto demasiado cheio onde circular se torna praticamente impossível e quase é preciso pôr semáforos e portagens, opte por um berço como o Bednest, proposta da marca alemã Kind der Stadt. Como a parte lateral se abre, pode juntá-lo à sua cama, facilitando a interacção com o seu filho, seja para o alimentar, para brincar, para o adormecer ou tranquilizar em noites mais inquietas.

Mais que isso, o Bednest é completamente dobrável, sendo que a parte do meio se arruma dentro das extremidades em madeira, formando como que uma caixa compacta. Clique na imagem para ver melhor este sistema.

Para os mais clássicos

Quarto de Criança: Quartos de criança clássicos por Stoc Casa Interiores
Stoc Casa Interiores

Quarto de Criança

Stoc Casa Interiores

O berço da imagem é, possivelmente, o mais convencional de entre todos os que lhe mostrámos hoje. Não é por isso menos bonito. Pelo contrário. As linhas simples e clássicas adaptam-se a diversos estilos decorativos. 

É um berço grande, ainda que o dono seja tão pequenino. A mescla entre o branco e o bege da decoração compõem um ambiente sereno e apaziguador. Do outro lado, ainda deu para colocar um sofá que também pode ser cama para quando o bebé crescer ou se tiver um irmão mais velho.  

Mães e pais, digam, de vossa justiça, qual destes berços vos fez suspirar? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!