7 dicas para deixar os quartos modernos mais aconchegantes

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Suíte Bragança Paulista, Denise Barretto Arquitetura Denise Barretto Arquitetura Quartos campestres
Loading admin actions …

Hoje em dia, o estilo moderno é muito utilizado para conformar os cômodos do lar, desde os quartos, salas de estar, até os banheiros. E não é à toa, pois tal estilo busca combinar aspectos funcionais e estéticos, a fim de estabelecer um balanço entre ambos e adaptar a arquitetura de interiores ao estilo de vida contemporâneo dos moradores.

No entanto, para muitas pessoas, tal estilo acaba tendo uma aparência impessoal e pouco confortável, afinal, cores neutras e materiais frios são comumente utilizados. Portanto, há um certo medo na hora de construir, principalmente, um quarto moderno. Porém, nossos arquitetos estão aqui para provar o contrário. É possível que o estilo moderno seja tão aconchegante quanto qualquer outro, basta ter alguns truques na manga, como os que mostraremos a seguir neste livro de ideias.

Hoje separamos 7 dicas para trazer mais aconchego e conforto, não importa o quão moderno seja o seu quarto. Acompanhe-nos nesta leitura e inspire-se para renovar a atmosfera do seu lar!

1. Papel de parede

Quanto o assunto é aconchego e conforto, é preciso prestar atenção nos detalhes desde o começo do projeto. Os revestimentos são elementos fundamentais para conformar a atmosfera de um cômodo, portanto vale a pena pensar neles como um conjunto, de acordo com o clima que se deseja criar.

Os papéis de parede são um clássico na arquitetura de interiores, mas voltaram à moda com tudo. Sendo assim, mesmo um ambiente todo feito em estilo moderno pode contar com este revestimento sobre as paredes. Mas cuidado, opte por uma estampa neutra e cores sóbrias, caso contrário o quarto pode ficar carregado. Antes de bater o martelo nesta decisão, confira 6 erros e dicas básicas para aplicar seu papel de parede com perfeição.

2. Madeira

homify Quartos modernos Aglomerado

Desde os tempos mais primórdios, a madeira é um dos materiais favoritos para o lar, pois sua naturalidade é perfeita para criar uma atmosfera cálida e acolhedora, sendo ideal para os quartos e áreas de estar. Graças à sua flexibilidade, é possível incorpora-la de diversas formas, seja no mobiliário, no piso ou de outras maneiras mais criativas.

3. Iluminação

Outro elemento chave que deve ser planejado desde o início do projeto, é a iluminação. Esta ferramenta é importante tanto do ponto de vista funcional quanto estético. Assim, vale a pena planejar uma iluminação flexível, capaz de adequar-se aos diferentes momentos do dia. Por exemplo, sistemas que regulem a quantidade de luz de acordo com o uso do quarto: mais claro para quando deseja-se ler ou se trocar, e mais quente para relaxar antes de dormir.

4. Tecidos

Tratando-se de criar uma atmosfera confortável, os tecidos são peças-chave na decoração. Seja como for, a partir de tapetes, roupas de cama, cortinas ou tecidos sobre a cama. O importante é criar um clima aconchegante, sem deixar o estilo moderno para trás.

5. Uma cama baixa

A escolha do mobiliário é decisiva no aspecto final do quarto, que tem a cama como protagonista. As camas baixas são menos utilizadas, e portanto mais originais, além de criarem uma atmosfera mais aconchegante, assim como móveis baixos de maneira geral.

6. Uma poltrona confortável

Tendo espaço disponível, pode-se trazer outras peças de mobiliário para o quarto, assim como uma poltrona confortável e bonita. Estas peças são fundamentais para criar um segundo ambiente dentro do quarto, por exemplo um canto para dedicar à leitura.

7. Cores vivas

As cores vivas são perfeitas para quebrar com a possível monotonia dos tons frios e neutros típicos do estilo moderno. Além de conformar uma atmosfera mais alegre e divertida, estas cores podem surgir em peças-chave como almofadas e mantas, perfeitas para trazer mais aconchego ao quarto. Justamente como neste projeto, cuja decoração da cama foi feita com elementos de cores vibrantes e atraentes que dão um toque personalizado ao ambiente.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista