Fachadas de casas relaxantes

Ritamelo Ritamelo
Loading admin actions …

As fachadas das casas são o rosto delas. O tamanho da casa, e muitas vezes o tipo de decoração, já se podem antever das fachadas das mesmas. Assim como se pode fazer este paralelismo, também pode ser aplicado o conhecido ditado popular português que diz: ’Quem vê caras não vê corações’. Isto porque algumas vezes acontece que as fachadas das casas são recuperadas, mas no sentido de manterem as linhas originais da construção, quando ao mesmo tempo que acontece esta recuperação exterior, há um aproveitamento para uma grande remodelação interior.

As fachadas das casas podem transmitir sentimentos adequados ou contraditórios, dependendo dos trabalhos no interior. Com certeza, o importante é o gosto individual dos moradores das casas, independentemente das fachadas que a constituem.

Mais importante do que o transmitido pelas fachadas das casas, é o aproveitamento possível de ser feito no seu exterior durante a construção ou remodelação delas. Com as varandas nos vários andares da casa é possível obter espaços diferentes e relaxantes, adequados para aproveitar o sol matinal ou ler um livro numa espreguiçadeira. Em casas mais pequenas, os alpendres são divinais e maravilhosos, enquanto que em casas com menos espaço envolvente um pequeno jardim poderá fazer a delicia dos habitantes da casa em questão e ainda valoriza as fachadas da mesma.

Deixamos 10 ideias de fachadas de casas bonitas, particulares, e com pormenores que permitem aproveitar da envolvente da casa de forma útil, lúdica ou ainda uma combinação dos dois.

Casas curiosas, fachadas diferentes

Jardim  por SPACE GARDEN

Esta casa particular poderá entrar para a revista das fachadas de casas mais particulares do mundo! Constituída por placas sobrepostas de um material preto, moldáveis a quaisquer curvas que a casa tenha, como se pode ver pela imagem, o resultado da aplicação deste material no revestimento da fachada de toda a casa salta à vista e apetece entrar para conhecer o recheio. A envolvente é ampla, e o ambiente de campo, o que ajuda a contrastar com este tipo de fachada.

A porta de madeira rude e pouco trabalhada, mas com um belo pormenor de um vidro redondo em cima que transmite romantismo é encantador. Este tipo de casas remete-nos para cenários de sonho, onde a realidade fica em paralelo, e a descontracção resultante pode ser total e agradável.

Apetece imaginar umas férias de vários dias nesta casa, só de ver a sua fachada.

Fachadas de vidro!

As fachadas envidraçadas nas divisões da casa mais utilizadas para o convívio têm um resultado fascinante no aspeto exterior e interior da casa. Exteriormente a casa fica com um ar moderno e inovador, com a sensação de que o aproveitamento de energia solar dentro da casa é gigante. Dentro da própria casa, este tipo de fachadas permite a entrada de luz, e o aproveitamento das vistas exteriores. Na eventualidade da casa ter uma vista magnífica, vai com certeza querer que a fachada seja de vidro para que possa relaxar e apreciar na totalidade a paisagem.

A imensidão das fachadas altas

As fachadas de casas totalmente constituídas por vidro e madeira são simplesmente encantadoras. Com um pequeno jardim em frente, ou um patamar onde colocar uma mesa de pequenos almoços, a casa ganha uma dinâmica totalmente diferente e particular.

Casas de sonho passam também por ser casas com fachadas de sonho.

Fachadas com varanda

Fachadas de casas com a inclusão de varandas nos andares superiores e piscinas no piso térreo são por definição um sonho. Quando para mais são fachadas constituídas em grande parte por madeira, que é um material já de si confortável, temos a conjugação perfeita para espaços de relaxe perfeitos e fachadas de casa divinais.

Tradição e modernismo num só!

As casas de construção antiga e que sejam recuperadas é natural que tenham à partida as fachadas condicionadas. Ainda assim, nada impede a utilização de uma cor diferente para que haja destaque, que seja agradável e leve e uma recuperação do espaço exterior pode significar abertura para o conforto de estacionar carros no espaço da casa ou para a constituição de um agradável jardim.

Casas em comprimento

Quinta H | eco-remodelação| Madeira: Casas rústicas por Mayer & Selders Arquitectura
Mayer & Selders Arquitectura

Quinta H | eco-remodelação| Madeira

Mayer & Selders Arquitectura

As casas construídas na horizontal e em comprimento têm a vantagem de criarem impacto apenas com uma fachada simples e limpa, devido ao tamanho evidenciado. Aproveitar as fachadas das casas para conjugar vários materiais dá já uma dinâmica agradável ao espaço envolvente, e com um terreno disponível para variadas actividades tem-se a conjugação perfeita para o exterior de uma casa.

Ângulos perfeitos

CASA L911: Casas modernas por Estúdio AMATAM

Os ângulos retos perfeitos, nas fachadas das casas, transmitem facilmente modernismo, a sensação de uma decoração prática, limpa e eclética no interior, e são ainda agradáveis para a inclusão de varandas e espaços exteriores de aproveitamento para actividades relaxantes. Os brancos das paredes, conjugados com os pretos do metal e as madeiras as fachadas das casas são perfeitas dentro das linhas modernas.

Fachadas escondidas nas árvores

As casas grandes de hoje em dia, e com áreas de jardim ou piscinas grandes no exterior e fachadas ricas são muitas vezes difusas por vegetação intensa e alta. As fachadas das casas que são para aproveitar, também deverão estar em parte protegidas dos olhares curiosos dos vizinhos, para que seja respeitada a privacidade de todos. Assim sendo, as barreiras verdes são as mais agradáveis de implementar. As árvores são bonitas, não são agressivas como os muros ou vedações, e ainda permitem dar casa a passarinhos ou outros roedores, curiosos de apreciar durante um almoço tardio no exterior.

Fachadas de luz

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO  I MORADIA CANEIRO:   por PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN
PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO I MORADIA CANEIRO

PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

As fachadas das casas hoje em dia são luminosas! Além de espaço disponível e condições no exterior que permitam o aproveitamento total para descansar, o aproveitamento das mesmas para um jantar relaxado durante as férias, um passeio noturno pelo jardim ou mesmo um mergulho na piscina que poderá existir pedem luz. Desta forma é importante ter englobados na fachada das casas, pontos de luz estratégicos e agradáveis, de forma a que seja possível aproveitar não só durante o dia como durante a noite o espaço exterior.

Fachadas com vida!

As fachadas das casas hoje em dia, além de práticas, bonitas, adequadas ou perfeitas para momentos de descontração, podem também ser bastante diferentes. Um exemplo disso mesmo é a casa desta imagem, onde se pode verificar que as fachadas estão todas inseridas em alpendres com plantas suspensas de onde se pode retirar o máximo aproveitamento da luz solar, imprimir um ar descontraído em toda a casa, e ainda ter um toque decorativo distinto.

Relaxadamente, deixe o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!