Como modernizar a sua fachada antiga? | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3648:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Como modernizar a sua fachada antiga?

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Casa das Gelosias Casas ecléticas por Marta Campos - Arquitectura, Reabilitação e Eficiência Energética Eclético
Loading admin actions …

A fachada é a imagem que temos de um edifício quando o vemos do exterior, as fachadas caracterizam bastante os espaços e cidades onde se encontram… Mas muitas vezes também revelam alguns aspectos do interior do espaço, como por exemplo o seu estilo arquitectónico. Com uma remodelação temos muitas vezes a possibilidade de alterar uma fachada antiga, transforma-la adaptando-a aos dias de hoje e com isso desenhar um novo traço na história da casa e mesmo do local onde ela se encontra. 

Este livro de ideias mostra-lhe algumas dicas para modernizar a sua fachada antiga, com a qual não se identifica e deseja realmente transformar ou porque quer arranja-la simplesmente porque os materiais começam a envelhecer…  

Este tema é um verdadeiro desafio para os arquitectos, deixe-se inspirar…

Um detalhe em pedra

Casas modernas por homify Moderno Madeira Acabamento em madeira

Se tem uma casa tradicional como esta e quer acrescentar algo com que se identifique ou simplesmente ter um espaço abrigado esta pode ser uma boa ideia, adicionando alguns elementos revestidos com pedra traz alguma personalidade e textura à fachada da sua casa. Neste caso podemos supor que os elementos construídos já existiam e apenas se acrescentou um revestimento diferente…

Reabilitações no centro das cidades

Alçado Principal Casas clássicas por Belgas Constrói Lda Clássico
Belgas Constrói Lda

Alçado Principal

Belgas Constrói Lda

Um apartamento no centro de Lisboa, com uma arquitectura muito frequente nesta cidade. O apartamento estava num grave estado de degradação e a equipa, demolindo quase na totalidade o seu interior conseguiu recuperar as fachadas, mantendo a forma como o edifício é percepcionado a partir da rua e valorizando a arquitectura de outros tempos. Note que nos centros históricos das grandes cidades não pode mudar a fachada de qualquer forma, há vários elementos a respeitar, para que se guarde o estilo arquitectónico de uma cidade e de uma época e muitas vezes para manter a organização urbanística da zona. Assim aqui a intervenção passou sobretudo pelo tratamento das superfícies, mudança de cor, etc…

No centro do Porto…

Casa RT - Reabilitação por A2OFFICE Minimalista
A2OFFICE

Casa RT – Reabilitação

A2OFFICE

Uma habitação bem no centro do Porto que como tantas outras precisava de uma intervenção de forma a modernizar-se e optimizar-se. A imagem mostra o antes e depois da fachada que teve uma renovação. A arquitectura respeitou o desenho dos vãos mantendo a fachada semelhante mas com um novo tratamento. Uma nova pintura e substituição dos caixilhos por exemplo tornando o isolamento da moradia mais eficiente e por isso um maior conforto térmico no interior.

Um novo envelope

Reabilitação na Baixa Pombalina_VRSA Casas clássicas por FILIPE SARAIVA - ARQUITECTOS, LDA Clássico
FILIPE SARAIVA – ARQUITECTOS, LDA

Reabilitação na Baixa Pombalina_VRSA

FILIPE SARAIVA - ARQUITECTOS, LDA

Neste exemplo respeitaram-se alguns elementos antigos em pedra, quer da fachada quer da estrutura no interior, a fachada ou envelope por assim dizer mudou por completo mas a sua transparência e aberturas permite perceber o edifício antigo no interior. O novo desenho fala-nos de uma organização em arcadas com uma bela interpretação moderna. Um belo diálogo entre dois tempos.

Repare neste terraço agradável. 

As gelosias

Este novo alçado integra um sistema de “gelosias”, herança construtiva da arquitetura vernacular existente em Braga entre o séc XVII e XVIII. Gelosias são estruturas de grades colocadas no vão de janelas ou portas. Estas garantem a necessária privacidade atendendo à excessiva exposição sobre o adro da igreja, permitindo ver e não ser visto. Simultaneamente funcionam como sistema de sombreamento e de ventilação natural. Um elemento à primeira vista moderno integrado num edifício histórico acaba por contar também ele a história do local…

Conheça mais detalhes desta fachada aqui.

Detalhes cheios de personalidade

Depois da intervenção. por homify
homify

Depois da intervenção.

homify

Esta casa de campo algo rústica revestida a pedra teve uma intervenção bastante elegante. As janelas têm agora os elementos em vermelho que lhe dão imensa personalidade. Assim como o volume que foi acrescentado, para outras funções…

Saiba mais sobre esta reabilitação aqui

Reabilitação de fachadas

Reabilitação de edifício do séc. XIX Hotéis modernos por Ana Coelho Arq., Lda. Moderno
Ana Coelho Arq., Lda.

Reabilitação de edifício do séc. XIX

Ana Coelho Arq., Lda.

Coloridas casas em banda. Este edifício explora claramente um estilo muito comum no Porto, de casas estreitas e em banda, com varandins. 

Foram mantidas as principais linhas da fachada, mudaram por exemplo as cores e as janelas. Uma mudança sobretudo para aumentar o conforto no interior mas que muitas vezes transforma bastante as fachadas.

O encontro entre dois tempos

Nesta fachada vemos elementos que nos falam de uma história de outros tempos mais ligados à agricultura e em simultâneo um volume mais moderno onde se encontra a casa. Repare como a nova fachada se harmoniza com a envolvente…

Uma casa típica

As casas tradicionais recuperadas têm imenso estilo. A nova pintura dá-lhe logo um toque moderno, os telhados inclinados em telha e as chaminés um pouco estilizadas têm imenso charme, principalmente nos dias de hoje em que vemos menos do que outrora…

Inspirado? Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!