Antes e depois de 5 fachadas: transformações incríveis

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A casa, como espaço onde habitamos, também sofre as consequências do tempo, tal como nós. As suas rugas são as rachas que se abrem nos muros, as teias de aranha nos tectos, as telhas destruídas com o passar dos anos ou o mobiliário velho e empenado. É por isso que, da mesma forma que cuidamos do nosso corpo, também é necessário cuidar da nossa casa, investir na manutenção e aparência, dar-lhe novos sopros de vida e renovar as nossas energias habitando ente paredes reluzentes e coloridas.

Neste livro de ideias vamos mostrar-lhe cinco fachadas profundamente transformadas. Se procura uma ideia para oferecer uma nova vida à fachada de sua casa, encontrá-la-á possivelmente aqui. 

1. Antes – uma fachada igual às outras

Com o aumento cada vez mais acentuado da emigração, é natural que as cidades comecem a ficar mais desabitadas. Desde há algumas décadas que o conceito de fraccionamento de interesse social se baseia na construção de casas num modelo que se replica um sem número de vezes até criar um bairro habitacional. Isto criou uma despersonalização das casas que passaram a ser todas iguais. Mas como indivíduos únicos que somos, tentamos sempre fazer da nossa casa um lugar muito próprio e nosso, inserindo-lhe detalhes pessoais que a distinga das demais.

Este é o caso da Casa Brisas del Cármen, em Guanajuato. A casa é similar a todas as outras do seu bairro, de frente muito estreita – tem cerca de cinco metros -, com uma pequena garagem, pátio e um elemento de tijolo amarelo que a separa das casas vizinhas, e necessita de uma mudança radical para que possa representar a verdadeira personalidade de quem nela vive.

Depois – uma fachada com muito estilo

O estúdio Flores Rojas Arquitectura foi o responsável por projectar a nova cara desta casa, para a qual era proposta uma mudança radical. A nova fachada rompe totalmente com o rosto pálido e repetitivo, fazendo sobressair características como a elegância e a modernidade. A fachada da casa passou a contar com um único volume que se estende até ao limite da propriedade, onde se destaca uma pequena varanda. Uma placa revestida em pedra branca propicia uma textura atractiva à frente sem perder nunca o seu “estilo” monocromático. Abaixo, uma cerca de aço em tom castanho café, protege o espaço interior da garagem e oferece à fachada um discreto toque de cor.

2. Antes e depois – uma casa protegida

Na mesma cidade de León, em Guanajuato, a casa Garcia Rojas apresentava uma fachada agradável e acolhedora mas pouco atractiva. A principal preocupação dos proprietários era garantir a segurança, pelo que a proposta do estúdio responsável foi fechar o pátio com um muro de dupla altura e uma garagem de protecção reforçada. Além desta alteração, também a vista interior da construção mudou de aspecto, passando a ser mais contemporânea, perdendo para isso o tijolo vermelho e a textura rosa do piso térreo. O resultado final foi uma fachada fechada ao exterior que resulta numa sensação de maior amplitude e altitude.

3. Antes e depois – de casa sem graça a fachada com personalidade

Apresentamos, mais uma vez, um projecto de remodelação levado a cabo pelo atelier Flores Rojas. Se observarmos com atenção, a remodelação não transforma em absoluto a estrutura do edifício. Mantém a parte baixa intacta e modifica, pontualmente, a parte de cima onde, fechando as duas janelas centrais, transformando a da direita e aproveitando a altura da esquerda, se cria uma varanda. Na garagem, o antigo lintel avermelhado foi substituído por um lintel mais alto que serve como protecção e base para um parapeito em vidro na varanda do segundo piso. A janela grande foi ampliada para ser convertida numa porta deslizante e aproveitar o espaço para a varanda. Do lado direito, o volume superior enquadra a janela e levanta o parapeito para ganhar mais altura e estilo.

4. Antes – uma fachada pálida

Casas modernas por acertus

Viajamos agora até Valência, Espanha, para conhecer uma casa cuja fachada pálida e sem vida não era minimamente convidativa. Por todo o lado, existem muitas casas como esta: velhas, de dois pisos, com sótão e pequenos pátios à frente, atrás e ao lado. Típico. Neste caso, a fachada que observamos é a fachada posterior, onde existia um terraço que ligava os interiores ao jardim e, no outro lado, outro terraço era enquadrado com floreiras das quais saiam plantas pouco expressivas.

Depois: branca e com muita luz

Quartos de criança modernos por acertus

A casa voltou a ter vida. O espaço destinado ao terraço foi eliminado, prolongando-se a parede do fundo ao mesmo nível que a outra e deixando um pequeno terraço com porta deslizante que, agora sim, faz a fusão do interior com o exterior. A parte superior foi limpa da vegetação invasiva e eliminaram-se todas as estruturas das floreiras que apenas serviam para dificultar a vista. Agora cada área conta com uma janela e dela se pode desfrutar da vista para o jardim. A nova fachada mostra-se brilhante e clara, limpa e muito acolhedora. Um projecto de remodelação a cargo do estúdio Acertus.

5. Antes – um pesadelo de casa

Casas campestres por Intra Arquitectos
Intra Arquitectos

Estado previo-03

Intra Arquitectos

Os responsáveis pelo estúdio Intra Arquitectos, de Espanha, tiveram a sorte de encontrar esta construção: uma casa muito antiga e em muito mau estado, mas com um potencial indiscutível: paredes de pedra, telhado a quatro águas, estruturas de madeira e grandes jardins. Tudo isto foi inspiração suficiente para procurar devolver aos materiais o brilho que a passagem do tempo e o descuido dos proprietários lhe retirou.

Depois: fachada digna de conto de fadas

E é assim que encontramos a fachada da casa actualmente. Uma delícia. A estrutura de pedra manteve-se e foi restaurado tudo aquilo que se encontrava danificado, oferecendo uma nova vida e brilho a toda a propriedade. As portas e as janelas foram substituídas por novas caixilharias de madeira escura que combinam perfeitamente com as tonalidade da pedra. No piso superior, foi criada uma varanda privada e elegante guardada por uma bela estrutura de ferro reminiscente do estilo campestre. Um terraço rodeado de maravilhosas flores decora e oferece cor ao rejuvenescido edifício.

Qual destas transformações mais o impressionou? Gosta da fachada da sua casa ou está com ideias de a remodelar? Se está, esperamos que este texto o...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!