10 móveis para sapatos super originais e práticos!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
homify Corredores, halls e escadas modernos
Loading admin actions …

Há peças de mobiliário que, apesar de não serem imprescindíveis, são bastante úteis para manter a ordem dentro de casa. Os móveis para sapatos estão entre essas peças. Há países no norte da Europa onde é costume as pessoas tirarem os sapatos logo à entrada. Nessas circunstâncias, este móvel acaba por assumir mais importância dentro da casa. Para além da entrada, também o podemos encontrar nos quartos a complementar o roupeiro ou closet

Em termos de design, há propostas variadas. Podemos encontrar modelos mais elaborados e outros sofisticados e outros pequenos e simples para áreas mais exíguas. Também há algumas soluções DIY (Do It Yourself) interessantes que vamos contemplar neste livro de ideias. 

Está curioso? Saiba mais.

1. Como numa loja

A sua colecção de sapatos dava para abrir uma loja? Se a sua paixão por calçado o levou a acumular inúmeros pares de sapatos, então precisa de espaço para os organizar adequadamente. Umas simples prateleiras permitir-lhe-ão acomodar os seus sapatos de forma perfeitamente ordenada e funcional para facilitar o seu dia-a-dia. Sem portas ou outras aberturas, está tudo à mão de semear. 

2. Aproveite cada centímetro

Aproveitar cada centímetro disponível não é uma necessidade que se circunscreve às casas pequenas. Qualquer espaço da casa pode servir como local para integrar uma sapateira original e prática e evitar que os sapatos estejam espalhados um pouco por todo o lado. O espaço sob a escada, por exemplo, é muito útil para o efeito. Confie num profissional para levar a cabo um projecto à semelhança do da imagem acima.

3. Sob a altura

Como referimos na introdução, há móveis para sapatos de todos os tipos, pelo que é fácil encontrar a solução indicada para cada espaço. Se, por exemplo, tem um recanto desaproveitado na entrada da casa ou entre a cama e a janela do quarto, pode sempre instalar uma sapateira com um design vertical.

4. Sob a cama

Até o espaço menos óbvio pode ser usado para guardar o calçado. Não sabe o que fazer com a superfície sob a sua cama? Talvez tenha chegado o momento de ter em conta o potencial desta área e organizar uma sapateira. Convém, no entanto, contratar um carpinteiro para ter um resultado tão apelativo quanto o da imagem.

5. De inspiração infantil

Tem alma de Peter Pan ou filhos pequenos? Então, esta proposta é para si. Ainda que, à primeira vista, possa parecer um mero recurso decorativo, as laterais destas peças, que evocam árvores, escondem uma panóplia de nichos para armazenar os sapatos de toda a família. Divertido, original e prático. Atrever-se-ia?

6. Geometria

Há muitos móveis onde os sapatos ficam totalmente ocultos. A principal vantagem destes móveis é os sapatos não ganharem pó tão facilmente. Para além disso, por estarem escondidos, mesmo que não estejam muito arrumados, o espaço não ficará visualmente afectado por isso. Por outro lado, se gosta de ter os seus sapatos à mão, como numa loja, então opte pelas prateleiras e não tenha medo de jogar com formas menos prováveis. Complemente a estrutura com LEDs embutidas.

7. Como parte do closet

Como mencionámos, o móvel para sapatos pode ser colocado em diferentes partes da casa, inclusive dentro do roupeiro ou do closet. Se está a construir um closet, então não se esqueça de incluir um espaço só para os sapatos – e para os acessórios também! Será mais fácil escolher se cada peça tiver o seu local apropriado. Quem resistiria a um closet destes?

Veja como projectar um closet!

8. Estilo moderno

Mostramos-lhe agora um hall de entrada decorado com uma sapateira com quatro compartimentos da linha STÄLL da IKEA. Esta sapateira ocupa pouco espaço no chão e tem espaço e ventilação suficientes para que os sapatos pareçam novos durante mais tempo. Como tem pés apenas na frente, pode colocar o armário contra à parede por cima do rodapé.

A precisar de inspiração para decorar o hall de entrada? Temos aqui algumas ideias.

9. Rústico

Para uma casa rústica, pode apostar num móvel para sapatos feito a partir de paletes de madeira. Ponha à prova o seu talento DIY e desenhe e fabrique a sua própria sapateira. O móvel da imagem tem um formato mais intrincado, mas pode usar as paletes para criar peças mais simples.

10. Tela com bolsos para um quarto infantil

Os quartos de criança constituem um universo à parte. As necessidades dos mais novos mudam a uma velocidade estonteante, assim como o tamanho dos pés deles, o que se traduz na acumulação de um sem fim de sapatos. Esta ideia é perfeita para os primeiros anos de vida. Trata-se de uma tela com bolsos de plástico que pode colocar na parte de trás da porta do armário ou até do quarto.

Por qual destas soluções optaria? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista