De triste e escura a moderna e luminosa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As mudanças nem sempre são fáceis. Normalmente, gostamos pouco que as coisas mudem radicalmente. Há uma espécie de medo em relação a transformações abruptas e uma comodidade familiar que é confortável. Porém, as mudanças são necessárias e também fascinantes. Aliás, é por esse motivo que aqui na homify temos uma vasta colecção de artigos de “antes e depois”. Todos eles nos mostram reformas integrais de espaços ou casas. Ficámos sempre de boca aberta com as intervenções dos arquitectos e designers que pertencem à nossa plataforma. Por vezes, é difícil de acreditar que de tão pouco se fez tanto. 

Hoje, temos um novo projecto que materializa precisamente isso. Vamos mostrar-lhe uma vivenda em La Cañada recuperada pelos profissionais do atelier espanhol Acertus. Prepare-se para ver como ficou esta casa que estava parada no tempo.

Cozinha escura e triste

Cozinhas modernas por acertus

Esta moradia em Paterna, Valência, chegou, de facto, às mãos da empresa Acertus com um aspecto muito antiquado e fora de moda. Embora ainda estivesse em bom estado, o design era perfeitamente desfasado.  A cozinha é disso um bom exemplo: tem a típica luz fluorescente branca e fria, os armários em madeira escura e os tampos arcaicos em granito. Em termos decorativos, não tinha qualquer personalidade. Tratava-se de uma cozinha perfeitamente básica e pouco convidativa.

Depois: podemos cozinhar aqui?

Cozinhas modernas por acertus
acertus

Kitchen

acertus

Então e depois? Depois: uau. Transformação surpreendente. É difícil – ou impossível? – reconhecer nesta cozinha a imagem anterior obscura e desfasada. Tal como aconteceu no quarto, a cozinha encheu-se de luz em parte graças à cor branca que agora é protagonista, mas também devido à nova distribuição aberta que comunica com a sala rasgada por generosas janelas. A cozinha tem agora armários lisos, brilhantes e funcionais, um muito moderno tampo em madeira, tecnologia de última geração e azulejos tipo parede de metro que têm marcado a tendência para cozinhas e casas-de-banho. Com o derrubamento da parede criou-se um espaço de refeições informal. Perfeita!

Antes: um quarto moderno… no ano 1980

Casas modernas por acertus

Começamos pelo quarto do piso superior. O que dizer? Era, de facto, o tipo de quarto que esperaríamos encontrar numa casa dos anos 80. Cortinas pesadas com um padrão de casa da avó, mobiliário de quarto num tom de madeira aborrecido e todo a condizer, têxteis de cama iguais aos da cortina, candeeiros obsoletos e, no geral, uma atmosfera escura e pouco convidativa.

Depois: um quarto de criança moderno e luminoso

Quartos de criança modernos por acertus
acertus

Junior Suite

acertus

Que grande volta se deu neste quarto. O espaço escuro e melancólico que víamos na fotografia anterior pertence agora ao passado. Foi totalmente modificado o seu conceito e é agora um leve e colorido quarto de criança. O tecto e as paredes foram pintados com cores leves, o chão em madeira lembra a estética escandinava, as cortinas pesadas deram lugar a cortinas leves e fluidas que deixam entrar um agradável fluxo de luz para o quarto. Está irreconhecível!

Antes: uma casa de banho sem graça

Casas de banho modernas por acertus

Na arquitectura moderna, cada canto da casa conta em termos estéticos. Antigamente, a casa de banho era vista como uma área de serviço que serve para o que serve e, como tal, não se lhe era depositado grande empenho. Este é um bom exemplo. A paleta cromática entediante e as louças antiquadas precisavam de sair.

Depois: uma casa de banho com estilo

Casas de banho modernas por acertus
acertus

Washbasin

acertus

Mais uma divisão irreconhecível. A casa de banho escura que via na fotografia anterior é agora uma casa de banho sofisticada, luminosa e colorida. Há dois lavatórios o que é sempre boa ideia para não começar guerras aí em casa, espelhos modernos e uma parede com pastilha em tons de roxo que surge enquanto pano de fundo perfeito para os móveis brancos e lisos.

Antes: escada antiga e com pouca luz

Casas modernas por acertus

De estilo moderno e minimalista, esta escada demarca-se plenamente da anterior. Já não há corrimões em madeira antiga ou janelas com vitrais às cores. Agora, há um vidro mais simples e moderno que ilumina este vão de escadas. Os azulejos dos degraus desapareceram. Eles são agora revestidos a madeira moderna que funciona na perfeição com a brancura das paredes.

Depois: escada de revista

Corredores e halls de entrada  por acertus
acertus

Stairs

acertus

De estilo moderno e minimalista, esta escada demarca-se plenamente da anterior. Já não há corrimões em madeira antiga ou janelas com vitrais às cores. Agora, há um vidro mais simples e moderno que ilumina este vão de escadas. Os azulejos dos degraus desapareceram. Eles são agora revestidos a madeira moderna que funciona na perfeição com a brancura das paredes.

Antes: um jardim abandonado

Casas modernas por acertus

Saímos e descobrimos que as coisas com o passar do tempo se tornam menos apetecíveis. Alguém tem vontade de dar um mergulho nesta piscina? Não nos parece. A piscina e o jardim têm um ar abandonado, a água está esverdeada e as plantas crescem selvagemente.

Depois: o sonho de uma tarde de Verão

Jardins modernos por acertus
acertus

Garden & Swimming pool

acertus

Terminamos o nosso artigo com uma imagem que é uma boa metáfora para o processo de transformação desta casa. Onde antes havia uma piscina pouco apetecível, há agora um tapete de relva verde e uma piscina limpa e modernizada com adereços de brincadeira para as crianças, assim como redes de protecção.

O que achou do trabalho da empresa Acertus na requalificação desta vivenda? Que divisão mais o surpreendeu? Deixe-nos o seu feedback.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!