Crie uma sala de estar toda branca!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Não só no campo da decoração, mas sim em todas as áreas, o branco é sinónimo de pureza, tranquilidade, calma, luz. O branco pode ser o nosso melhor amigo, pois dá luz a um espaço, areja-o, tornando-o mais amplo e pode tornar uma casa coerente, sendo o ponto em comum de todas as divisões. Uma cor produtora de harmonia e simplicidade, que é a salvação para muitos espaços. Em grande parte das vezes, é mesmo como a tela onde “pintamos” toda a decoração da casa, ou seja, é a base da decoração.

Hoje vamos mostrar-lhe cinco salas de estar, praticamente todas decoradas de branco. Por isso, se gosta de espaços clean, minimalistas, modernos e acolhedores ao mesmo tempo, este artigo é para si. Continue a ler e inspire-se com a homify!

Estofe os sofás com tecido branco

MORADIA RESTELO: Salas de estar modernas por Artica by CSS
Artica by CSS

MORADIA RESTELO

Artica by CSS

Optar por decorar uma sala 100% de branco pode ser muito arriscado. Mas esta ideia arrojada é, por si só, muito interessante. Ao afirmarmos tal coisa parece que a sala de estar vai ficar vazia ou incompleta, mas não! Primeiramente, não pode deixar que, por estar a decorar a sua sala toda de branco, se torne um espaço frio e desconfortável. Devem haver bastantes janelas, permitindo a entrar de luz natural, que aquece a sala, não só visualmente. Em segundo lugar, muito importante, é estofar os seus sofás com tecidos brancos. Não só os armários e as paredes interessam, os sofás também. Até porque… uma sala de estar sem sofá, não é uma sala de estar! O projecto que escolhemos para ilustrar este tópico, de ARTICA BY CSS, é muito especial por vários motivos. Primeiro de tudo, por ter três enormes sofás, perfeitos para reunir toda a família e amigos. Em segundo lugar, o tapete que cobre todo o chão, branco, fofinho e confortável, ideal para quem gosta de andar descalço em casa. E, por fim, esta entrada para a sala é ou não é fantástica?! Dois arcos que nos remetem para culturas mais orientais, mas com um toque mais moderno, clean e sofisticado. Impecável e de invejar qualquer um! E, também muito importante, trata-se de um projecto português!

Pintar todas as paredes de branco

Quer uma sala de estar toda branca? Então comece por pintar as paredes! Na verdade, existem muitos tons de tinta branca. Muitos deles têm na sua composição cores como amarelo, vermelho, azul, entre outras. Embora os tons da tinta, dentro das latas, aparentem ser todos iguais, quando a luz é reflectida sobre as paredes já pintadas, tudo muda. Por isso mesmo, há que ter cuidado a escolher qual a tinta a utilizar. Se pretende pintar as paredes de branco, e quer iluminar e aquecer uma divisão, então o ideal é pintarem-na num tom de branco que tenha na sua composição uma grande percentagem de amarelo; caso pretendam uma divisão calma, mais “fria” e clara, então optem por uma tinta branca que tenha na sua composição uma grande percentagem de azul.

Em relação ao chão, obviamente o branco não é o tom ideal, devido a toda a sujidade. Por isso mesmo, sugerimos um tom claro, como o da fotografia, que fica muito bem conjugado com branco e, ainda assim, não escurece o espaço nem um bocadinho!

Mobiliário branco

Passamos das paredes para o mobiliário. Para a sua sala de estar ficar toda branca, ou quase toda branca, o mobiliário deve ser branco também ou estar pintado desta cor, visto que ocupa uma grande percentagem da nossa divisão. Na fotografia, temos um projecto do atelier TRUA ARQUITECTURA, em que o mobiliário é, quase todo, branco: a mesa de jantar, os armários e as estantes. Deste modo, o espaço fica mais aberto e a luz reflecte-se mais, aclarando a divisão. Obviamente, aliado ao mobiliário branco, podem estar apontamentos com outras cores, como é o caso das molduras pretas e o escadote de madeira. Completa a divisão e o branco continua a ser a cor predominante.

Ilumine o espaço com um candeeiro de designer

A sala que se segue não é branca, mas está decorada, em grande parte, com tons neutros e claros. A dica que lhe damos é que ilumine a sua sala com um candeeiro “de designer”, ou seja, um candeeiro moderno, minimalista, simples, com um toque de design especial… tal como a sua decoração! Resulta da perfeição e dá um toque requintado e cheio de personalidade à sua divisão. A sua sala vai gritar contemporaneidade!

Por outro lado, quanto mais luz natural tiver melhor. Escolha cortinados translúcidos, para que a sua sala de estar fique bem iluminada e, deste modo, mais branca e mais clara.

Mantenha o espaço clean e minimalista

Por último, mas não menos importante, mantenha o espaço clean e minimalista. Homogeneizar um espaço através do uso do tom branco é uma opção que funciona quase sempre. Escolha mobília com linhas modernas e direitas e materiais como o vidro e o acrílico e tudo ficará perfeito! O exemplo que escolhemos é um projecto do atelier JSH ALGARVE ARQUITECTURA LDA e é uma sala de estar que tem ligação para o jardim. As enorme janelas que deixam entrar luz natural, fazem com que esta sala toda branca resulte ainda melhor. Fresca para o Verão, mas acolhedora no Inverno também, para estar a ler uma revista enquanto se apanha o Sol quentinho, sentado no sofá. Apesar de tudo ser branco – sofás, candeeiros, cadeiras, mesas de apoio, mantas, almofadas, chão, paredes – não se sente a falta de nada ao observar este espaço. Assim, é uma divisão que está completa, não precisando de qualquer tipo de cor para ficar melhor do que já está!

Qual das ideias vai já pôr à prova para tornar a sua sala mais branca? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!