Painéis solares: 7 vantagens de os instalar em casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Os tempos modernos são baseados em coisas novas e não convencionais. Isto não inclui unicamente novos desenhos, mas também novas sensibilidades e avanços que podem contribuir para um planeta mais saudável. Precisamente por isso, hoje dedicamos este livro de ideias ao tema dos sistemas fotovoltaicos, chamados commumente painéis solares.

Os sistemas fotovoltaicos são muito importantes para a geração de hoje. Num momento em que o mundo enfrenta uma grave crise energética, é muito importante começarmos a incorporá-los nas nossas casas, escritórios ou oficinas. Estes sistemas reduzem a nossa dependência dos recursos naturais não renováveis e ajudam a capturar energia não utilizada do sol para trazer electricidade às nossas habitações.

Neste livro de ideias compartilharemos consigo as vantagens de ter um sistema destes na sua casa.

Manutenção e sustentabilidade

Os sistemas fotovoltaicos necessitam de manutenção. Como a maioria das vezes estão expostos ao tempo e às suas alterações, necessitam de cuidados e manutenção constante. Uma inspecção regular é uma necessidade a fim de confirmar se tudo funciona de forma eficiente. No caso de sentir alguma redução na eficiência, deve chamar um técnico imediatamente.

Estes sistemas são instalados em forma de grandes painéis e ocupam uma área grande. Isto ajuda a captar os raios de sol mais fortes, convertendo a energia máxima dos mesmos em electricidade. Esta energia eléctrica pode-se utilizar para iluminar toda a casa ou, no caso de preferir, apenas áreas mais reduzidas como garagens e casas de banho. Desta forma poderá fazer a sua parte na redução de consumo de recursos energéticos não renováveis.

Como trabalham

Garagens e arrecadações clássicas por homify

Os sistemas fotovoltaicos também podem ser chamados de painéis solares, pois são formados por painéis que se encarregam de converter a energia do sol em electricidade. Para fazer do mundo um lugar mais feliz para nós e para as próximas gerações, é necessário progredir na utilização de recursos sustentáveis.

Há duas formas de colocar um fim na crise mundial de energia: ou deixamos de utilizar recursos naturais não renováveis, o que se afigura como impossível ou, por outro lado, trocamos os nosso hábitos de consumo por métodos novos e inovadores como os sistemas fotovoltaicos. Estes painéis são muito fáceis de instalar. Podem ser facilmente colocados na parte superior das casas para captar a máxima quantidade de sol e convertê-la em electricidade.

Custos

Garagens e arrecadações clássicas por homify

O custo de um sistema fotovoltaico é a maior preocupação antes de o instalarmos em nossas casas. O custo destes sistemas é, na verdade, bastante elevado. Mas, a diferença vai-se reflectir na sua factura de electricidade que reduzirá em mais de metade do valor e, por isso, ajudará a recuperar o investimento de compra inicial. Não há qualquer dúvida de que são caros mas, ainda assim, com o surgimento das novas tecnologias, os seus preços estão a reduzir e começam mesmo a aparecer versões mais pequenas e económicas no mercado. A compra de um sistema destes será sempre, de qualquer das formas, um golpe na sua conta bancária, mas pode ter a certeza que, para além de recuperar o investimento com o passar dos meses, está a gastar dinheiro para o melhoramento do planeta, não só para si mas principalmente para os seus filhos e seguintes gerações.

Escolha

Garagens e arrecadações clássicas por homify

O mundo precisa de mudança. Do ponto de vista da sustentabilidade, há que começar a fazer uso regular dos sistemas fotovoltaicos o mais depressa possível a fim de reduzir o nosso consumo de energia. No entanto, o problema das limitações financeiras e, até mesmo, do design do produto estão sempre presentes. Ainda assim, se tiver um dinheiro extra então não tenha dúvidas e adquira um destes sistemas.

Não se esqueça de ter sempre em conta outros aspectos importantes como o clima do local onde vive. Afinal de contas, de nada servirá ter a casa equipada com painéis solares num pais onde o sol pouco ou nada se mostra.

Onde instalar

O painel solar pode ser instalado em qualquer local que receba luz solar. A única restrição num sistema destes é mesmo a necessidade dessa luz, pelo que se deve assegurar que o local escolhido recebe luz solar suficiente para manter o sistema a funcionar de forma eficaz. Pode ser instalado no tecto de sua casa, no topo da garagem ou até num terraço. Também deve garantir que estas áreas têm um acesso fácil à rede eléctrica.

Antes da instalação, assegure-se que o design do painel e a sua cablagem não afecta negativamente o aspecto geral da casa. Trate de ocultar tos os cabos e fazer com que as cores se misturem facilmente com as que existem no local da instalação. A imagem que apresentamos, mostra um exemplo perfeito de integração do sistema foto voltaico no design da casa, um projecto do estúdio Giancarlo Zema Design Group.

Duração

Os sistemas fotovoltaicos são para toda a vida. Ainda assim, tal como qualquer outro dispositivo, requerem manutenção e cuidados contínuos. Os sistemas fotovoltaicos são compostos por milhares de pequenas células fotovoltaicas que, em conjunto, captam a energia do sol e a convertem em corrente eléctrica. No caso de uma desta células deixar de funcionar, o painel continuará a operar mas com uma eficiência reduzida. Como esta pequena perda de eficiência não será visível à vista desarmada, é recomendável ir chamando um técnico regularmente para verificação do sistema. Se tiver estes cuidados, o seu painel solar vai durar bastante tempo.

Podem ser instalados em qualquer casa?

Sim, podem ser instalados em qualquer lugar que receba luz solar. Este é mesmo o único critério para a instalação do sistema fotovoltaico. Até mesmo num grande prédio de apartamentos é possível utilizar este sistema, instalando-o no topo para que ele forneça as habitações, de forma a que todas elas possam ter o seu papel nos benefícios desta nobre acção. Cada apartamento pode contribuir e desfrutar do sol, obtendo o benefício máximo da sua energia. É segundo estas ideias e premissas que se podem começar a projectar alguns “edifícios verdes”, com vista à redução do impacto ecológico da arquitectura.

Ficou convencido com as vantagens deste sistema? Há mais alguma coisa que precise de saber sobre o tema? Partilhe as suas dúvidas connosco. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!