Jardins modernos por SUD[D]EN Gärten und Landschaften

25 jardins pequenos para o inspirar a renovar o seu

Sílvia Astride Cardoso – homify Sílvia Astride Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

jardim é uma área de grande importância dentro da casa já que nos aproxima da natureza e ajuda, assim, a criar um ambiente muito mais prazeroso no nosso espaço habitacional. Contudo, nem todas as casas têm muito espaço para ter um jardim. Tendo isso em mente, trazemos-lhe, neste artigo, 25 ideias para jardins pequenos que o encantarão. 

Com estas sugestões, poderá acondicionar qualquer canto da sua casa com maravilhosas plantas e acessórios que criarão uma pequena área verde que, seguramente, elevarão o seu bem-estar. 

Acompanhe-nos.

1. Prolongamento da fachada

Ter um canteiro integrado na fachada faz com que sejamos recebidos por uma agradável área verde. Além do mais, trata-se de uma ideia simples e de fácil execução que acrescenta valor estético à casa.

2. Contraste

Uma pequena área de jardim pode ser suficiente para tornar a sua casa mais apelativa. Na imagem, vemos um jardim cujas plantas ostentam exuberantes e distintos tons de verde e se misturam com um piso de gravilha negra e três placas de pedra em com mostarda. O resultado é genial.

3. Vaso elevado

  por Chippie
Chippie

Blumen Topf

Chippie

Ter um vaso elevado com algumas plantas coloridas pode ser suficiente para oferecer à sua casa aquela nota de verde que estava mesmo falta. Pode colocá-lo junto a uma das janelas da casa para poder dele desfrutar tanto no exterior como no interior. 

4. Numa pequena esquina

Uma pequena esquina pode acomodar um canteiro que lhe permita plantar algumas das suas flores preferidas. Se quiser, remate a composição com plantas trepadeiras.

5. Vasos

Os vasos são os melhores aliados para compor e decorar um jardim sem muito esforço. O segredo está em escolher os vasos mais apelativos e não meros recipientes de plástico cor-de-laranja.

6. Jardim interior

Se tem a sorte de contar com um pequeno espaço ao ar livre que está em comunicação com uma divisão da nossa casa, então aproveite-o ao máximo. Utilize plantas que realcem a beleza do ambiente e que permitam uma integração equilibrada entre a natureza e o interior.

7. Deserto

Se habita uma região com um clima árido e quente, a melhor opção são os cactos. Estas plantas são muito mais resistentes para este tipo de climas e oferecem um toque exótico ao jardim.

8. Sem vegetação

Terraços  por Bowles & Wyer
Bowles & Wyer

A Roof Garden, Chelsea

Bowles & Wyer

Nem todos os jardins têm que ser criados a partir de vegetação. Também podemos utilizar elementos como as pedras e até mesmo superfícies em betão. Tudo o que precisamos é de usar estes materiais com imaginação para que não sintamos falta das plantas e das flores. 

9. Aproveitando o espaço

A criatividade não conhece limites e ao fazer uso dela podemos aproveitar qualquer espaço disponível para plantar, como mostra a imagem acima. Trata-se de projecto no qual se aproveitou todo o espaço, até mesmo por baixo da rampa de acesso, para criar um jardim.

10. Estilo zen

Os jardins asiáticos estão na moda. São minimalistas, fáceis de criar e despertam sensações de calma e de bem-estar. Inspire-se no da imagem para criar o seu.

11. Qualquer lugar é bom

Qualquer espaço pode conter um pequeno jardim que pode ser engalanado com a presença de uma planta que chame a atenção.

12. Simplicidade

Jardim  por Lilac Coast
Lilac Coast

Traditional Wooden Seed Tray

Lilac Coast

Simples e pequenos vasos colocados numa caixa de madeira para criar um mini-jardim que funciona no interior e no exterior e brinda com encanto qualquer espaço da casa.

13. Vertical

Existem estruturas que permitem colocar plantas e flores em posição vertical e aproveitar da melhor forma algumas paredes de sua casa. Esta solução amplia ainda mais a gama de vegetação que podemos utilizar num jardim.

14. Com plantas trepadeiras

Para quê limitar-se ao solo? No seguimento da ideia do jardim vertical, vista as paredes da sua casa com plantas trepadeiras. 

15. Bem delineado

A simples ideia de delimitar certas áreas do jardim e utilizar texturas variadas permite que, por mais pequeno que ele seja, acrescente sempre valor estético à habitação.

16. Simples e bonito

Este jardim apresenta um conceito similar ao do jardim interior, mas faz uso de plantas que exibem uma tonalidade verde muito mais intensa. O banco e a mistura de pedra e madeira no piso são pormenores a destacar.

17. Moderno e simples

Queremos relembrar que um jardim não tem que estar repleto de plantas. Este projecto mostra-nos um estilo simples baseado em materiais como a gravilha e a pedra, com dois vasos decorados com cana de bambu. Este jardim é perfeito para os que preferem abordagens minimalistas.

18. Dentro de casa

Tal como os jardins não têm que estar repletos de plantas, também não têm elas que estar exclusivamente no espaço exterior. Existem inúmeras plantas que podem viver dentro de casa. Informe-se sobre as necessidades de cada espécie e escolha as suas preferidas.

19. Pequeno mas bem definido

As pequenas áreas de jardim em frente a uma casa podem ser aproveitadas ao máximo, através da criação de um projecto com uma ampla variedade de cores e texturas. No desenho, pode simular curvas e diferentes níveis, com carácter orgânico, dividir a área do jardim por segmentos curvos que podem ser decorados com pedras, gravilha e/ou vegetação, criando um jogo visual muito interessante.

20. Uma área verde

O embelezamento de um jardim frontal não carece da utilização de múltiplos elementos e muito menos de um complicado desenho paisagista. Muitas vezes, um projecto simples, amplo, limpo e sem pretensões, mas bem executado, é tudo o que necessitamos para ter uma área verde que tenha impacto e seja referência para as visitas que recebemos.

21. Com pouco espaço

Se não contamos com muito espaço na frente da casa para ter uma grande área verde, não devemos deixar que isso nos limite e nos impeça de ter um jardim. Um pequeno canteiro, a marcar os limites do prédio, pode ser utilizada para dar um toque de cor e vida à entrada da casa.

22. Com estilo mexicano

Na região do Mediterrâneo, há amplos espaços verdes e jardins. No México, há zonas desertas mas de beleza única. Este tipo de jardins com pedra vivem da correcta escolha de plantas típicas dos desertos. 

23. Minimalismo moderno

Quase a terminar o nosso livro de ideias, partilhamos consigo um projecto de estilo minimalista no qual os canteiros com cama de pedra são os protagonista. A vegetação consiste apenas em pequenos arbustos que dão cor ao espaço, mas que surgem de forma elegante, sem muita exuberância.

24. Com um toque inglês

Quer um jardim de baixa manutenção que inclua uma exuberante vegetação e flores de muitas cores? Então, a interpretação deste espaço ao estilo inglês é a ideal, pois cria uma imagem idílica para o seu espaço exterior.

25. Estilo japonês

Despedimo-nos com esta ideia de projecto ao mais puro estilo japonês onde uma área reduzida integra vegetação densa que se assemelha à de um pequeno bosque. O que lhe parece?

De qual destes jardins mais gostou? Partilhe connosco a sua opinião.
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!