Cortinas coloridas para a cozinha

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

A beleza está nos detalhes. Entre projectos de cozinhas integradas com as salas de estar e de jantar ou mesmo amplos e modernos espaços gourmet, muitas vezes esquecemos de alguns elementos que acrescentam aquele toque de personalidade, criatividade ou estilo. Estamos falando das cortinas. 

Ainda que não sejam a prioridade no momento do projeto de decoração de interiores, as cortinas podem trazer um ar diferenciado para a sua cozinha. Uma cortina de tons alegres pode fazer a diferença em um espaço que costuma privilegiar os tons neutros. Já uma cortina de estilo clássico pode trazer todo um clima de sofisticação para este ambiente tão eclético. E vamos um pouco mais longe. Além das cortinas, as persianas podem trazer o mesmo tipo de efeito. Tudo depende do que você deseja como toque final ao seu espaço. Vamos conferir agora 10 ideias bem interessantes sobre cortinas e persianas para cozinhas.

Azul claro

Começamos nosso passeio pelas cortinas com esta cozinha de tons leves, baseados principalmente no rosa e no azul. A combinação traz uma sensação de tranquilidade e aconchego para este espaço tão bem trabalhado, com um simpático piso de madeira trazendo uma sensação de despojamentos e descontração. A cortina, por sua vez, faz um contraponto criativo ao investir em tons um pouco mais fortes – e com elementos visuais que lembram a natureza. A posição da janela e a própria organização do espaço fazem com que a cortina se torne quase o centro de atenção deste espaço – até por isso é bastante válida a sua diferenciação em relação ao restante da decoração.

Elementos que combinam

As formas geométricas dominam este projeto tão criativo quando sutil. Reparem como todo o ambiente é uma combinação harmoniosa de formas quadradas, seja nos padrões do azulejo que sobre o balcão, no adesivo da parede, na pequena mesa para 4 cadeiras e, claro, na estampa das cortinas de tecido. Nesta peça, temos uma espécie de mosaico que cria um padrão elegante e de tons neutros, estabelecendo um inegável clima de aconchego e segurança. Da mesma forma que os outros exemplos vistos aqui, a cortina permite uma luz suave no ambiente, algo fundamental para manter o clima de nosso lar.

Minimalista

Esta bela cozinha com toques futuristas é cortesia do escritório Enzo Sobocinski Arquitetura e Interiores, de São Paulo. As linhas retas garantem a elegância e o estilo do projeto. Os tons brancos e os acabamentos estabelecem uma certa sobriedade ao ambiente, que é quebrada pelas cadeiras de estofamento em tons roxos. O excelente projeto de iluminação é ampliado pelas grandes janelas, que permitem que a luz entre de forma irrestrita. Aqui, temos uma sofisticada cortina romana que complementa este espaço, um conjunto tão atraente quanto desafiador.

Branco

Nada melhor que cozinhar próximo à natureza. Aqui temos uma cozinha cuja porta-janela se abre para um luminoso jardim, acrescentando um clima de amplitude, liberdade e descontração a um ambiente que, por outro lado, respira sofisticação. As peças em branco dão uma sensação absoluta de modernidade, o que é reforçado pelo excelente projeto de iluminação, com os spots embutidos no teto alto. A cortina branca de tecido acrescenta um toque de frescor e leveza, harmonizando todos os elementos com sensibilidade e inteligência.

Colorida e tropical

Janelas e portas tropicais por Bilderwelten
Bilderwelten

Design Schiebegardinen | Schiebevorhänge | textile Raumtrenner

Bilderwelten

Neste projeto que transpira jovialidade, temos uma cortina estampada que domina todo o ambiente da cozinha. Os móveis em madeira rústica trazem uma inegável sensação de descontração e despojamento: temos aqui um ambiente com toques campestres, sem dúvida. O despojamento do espaço pode ser visto tanto na falta de portas nos armários – pequenos nichos deixam todos os pratos e panelas à vista, assim como na curiosa peça que funciona como luminária. A bela cortina estampada, de tons amarelos, vermelhos e azuis traz uma energia toda especial a este ambiente.

Janelas e portas modernas por LOVELY HOME IDEA
LOVELY HOME IDEA

Blue Ombre curtains and cushions by Lovely Home Idea

LOVELY HOME IDEA

Com o exemplo da foto, você pode recriar um certo clima oceânico, já que o design dessa cortina nos remete à tal. Esse tipo de design é super moderno e pode ser utilizado em uma ampla variedade de ambientes, desde o quarto até o escritório, ou em qualquer espaço que você queira colocar um pouco de uma brisa suave para acalmar os ânimos.

Janelas e portas modernas por LOVELY HOME IDEA
LOVELY HOME IDEA

Yellow Ombre linen curtain by Lovely Home Idea

LOVELY HOME IDEA

Na mesma linha do exemplo anterior, essa cortina utiliza o amarelo e deixa o ambiente mais vibrante, simulando um nascer de sol minimalista, ótimo para os dias nublados continuarem alegres tanto quanto os ensolarados!

Salas de estar minimalistas por HAUS
HAUS

Sala de Estar/Jantar

HAUS

O tecido leve preto que se estende por toda a vasta abertura do espaço social que integra estar, jantar e até churrasqueira cria uma unidade que une os espaços. A casa de estilo contemporâneo, assinada pela Haus Arquitetura, ganhou elementos naturais, com uma importante presença da madeira – um contraste reconfortante para o uso do negro.

Este modelo de cortina é pouco comum no Brasil, mas bem que poderia ser mais adotado! Afinal, as peças são funcionais e muito elegantes. Com articulação diferenciada e tecido leve, o conjunto permite dosar a luz, conforme as necessidades. Junto a um cantinho com bancada de refeições e também de apreciação da bela vista, elas são complementos ideais.

Às vezes, uma cortina tem mais vantagens do que proteger o interior ou permitir mais privacidade. Estas cortinas por exemplo, também nos dão um toque de cor e algum divertimento. Para além disso, o padrão colorido é subtil, e se encaixa perfeitamente com o resto do mobiliário, trazendo a leveza que estava faltando.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!