Mesas criativas e extensíveis

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

O design contemporâneo, quer nos objectos ou na definição do espaço habitacional, torna-se imprescindível nos dias que correm. Sedutor ou arrojado, minimal ou rústico, as suas linhas são o espelho dos avanços tecnológicos e estéticos ao longo das décadas. Vivemos perante uma sociedade contemporânea que exige mais qualidade e luxo, onde o bem-estar está em primeiro lugar nas opções pessoais. No entanto sabemos que escolher o design para o nosso espaço é muitas vezes uma tarefa complicada… e uma grande dor de cabeça! Se o seu orçamento pessoal assim o permitir,  poderá adquirir alguns objectos de etiqueta, que certamente serão um investimento pessoal e social com qualidade e originalidade. Primeiro, olhe em redor da sua sala ou quarto e pergunte a si mesmo: o que falta neste espaço? Esta é a primeira abordagem que deve ter, para resolver as questões de decoração e ajustá-las consoante a época, pois estamos constantemente a moldar o nosso dia-a-dia, buscando mais conforto e bem-estar.  Neste artigo, destacamos alguns objectos que estão a marcar tendências no design actual,  que certamente serão uma inspiração para o leitor,com a marca portuguesa a demonstrar uma forte presença internacional.

Madeira no interior

Sabemos quando devemos renovar a sala, olhando quase praticamente o estado dos elementos e materiais que a compõe. Para além do design marcante, cores e materiais, esta é uma imagem de inquietude e de uma cozinha e das cadeiras que trazem uma vida diferente e personalizada! Pequena, grande, colorida ou escura,  e neste caso, contemporânea, são muitas as características que uma mesa pode ter. Sendo importantes a longo prazo, essas características influenciarão directamente as experiências culinárias praticadas pelo leitor! 

Fléxivel

Niche Dining Table: Sala de jantar  por Temahome
Temahome

Niche Dining Table

Temahome

A madeira  é sempre uma combinação vencedora, chique e elegante ao mesmo tempo poética. Se combinarmos um projecto de madeira com cadeiras, mesas, em seguida adicione um pouco de criatividade… e voilá! O exemplo que deixamos surge com o simples desenho de uma mesa extensível, em madeira. A relação com os materiais de diferentes dimensões, criam todo um padrão e desenho único, juntamente com uma palete cromática fantástica!

Super prático

Esteja atento aos pormenores: por exemplo, mesas e cadeiras são essenciais numa sala ou cozinha, mas nem todas são adequadas. Esta divisão parece preparada para uma celebração e consegue juntar o melhor de dois mundos. O mobiliário vem com toque de minimalismo misturado com a madeira natural – essencial para definir o ambiente interior – e traz consigo a vivacidade este espaço bem iluminado, onde o seu pé direito alto e restantes elementos elaboram uma identidade única e original.

Contrastes

Mesas de jantar extensíveis ou fixas, mesas de centro ou mesas de apoio… Multiplicam-se este tipo de mesas para salas de jantar, cada vez mais em largas variedades e opções, com novos materiais e acabamentos que ao mesmo tempo garantem uma melhor funcionalidades e desempenho. Neste caso, a articulação das cores e do design das duas mesas, criam um ambiente interessante, divertido e juvenil. A estética do lugar ’’transpira’’ tranquilidade e silêncio. A mesa, com um formato grande e fora do standard, apresenta-se como uma excelente opção para as famílias maiores e mais preocupadas com o espaço. A sua largura e comprimento fazem deste objecto, um perfeito aliado para explorar a criatividade, sem restrições. No entanto, a chave para esta mesa parte da simplicidade do seu estilo: um toque escandinavo desde da sua estética visual, passando pelos restantes elementos.

Minimalismo em sua casa

Escritório  por AMBIVALENZ
AMBIVALENZ

Fläpps Sekretär/in – Weiß

AMBIVALENZ

Saber aproveitar a mesa para espaços pequenos, é o primeiro passo para obter algo com criatividade. Não há como negar a importância da mesa no nosso quotidiano. Este elemento é uma simples mesa de parede, no entanto, poderá usá-la de várias maneiras, inclusive, guardá-la em diferentes locais. Uma excelente solução para quem precisa de espaço no quarto ou em outro espaço da casa, pois este elemento é transportável, sem ocupar muito espaço na superfície onde se encontra.

Simplicidade

Cozinhas modernas por BLA Architects
BLA Architects

​Sheen Lane, Kitchen

BLA Architects

Este projecto leva ao limite a proposta de um design intimista. Ocupando um ambiente que respira claridade, mobilidade, a sala de jantar é integrada na cozinha de forma contínua, sem divisões aparentes. Trabalhando com vidro temperado em vários elementos decorativos, o projecto entrega uma mesa absolutamente transparente, complementada por bancos também transparentes. A leveza do ambiente é quebrada somente pela parede de tijolos à vista.

Criativa

Que lhe parece essa mesa no centro da casa? O reaproveitamento das rodas de
bicicleta para criar essa peça foi uma jogada acertada dos designers da Fontanaarte.

Estilos que combinam

Sala de jantar  por Briggs & Cole
Briggs & Cole

Losango Dining Table (Detail)

Briggs & Cole

A mesa da foto, criada pelo duo Briggs & Cole, é uma mistura de diferentes artes, que se juntam para criar uma peça única e especial. Além de sua maravilhosa qualidade estética, esta mesa é extremamente funcional. A base pode ser separada do tampo, facilitando o transporte, caso ele seja necessário.

Vidro

Sala de jantar  por Duffy London
Duffy London

Megalith Table

Duffy London

A mesa da foto, criada pela Duffy Londres, é um desses exemplos em que uma peça de mobiliário funcional se transforma em arte. As pernas, que são também o suporte para a grande peça em vidro, parecem que estão em movimento, caindo como se fossem peças de dominó.  Esta pode ser uma daquelas peças que farão os seus convidados e familiares admirem por várias horas. Para além de todo o efeito criado pela mesa, ela é cuidadosamente construída em aço e vidro.

Orgânica

Sala de jantar  por Ociohogar
Ociohogar

Mesa Valentinox de Cattelan Italia

Ociohogar

Para terminar, deixamos uma mesa que parece ter saído de um quadro modernista do passado século. O tampo de vidro deixa a curiosa base sempre à vista e o conjunto contribui imensamente na criação de uma sala extremamente moderna e de bom gosto. 

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe a sua mensagem na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!