Habitação moderna e transparente!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Entre a floresta e os longos prados tradicionais dos Países Baixos, encontra-se uma paisagem variada: dunas arenosas, arbustos de salgueiro e pastagens diversas. Um cenário ideal para os amantes do campo e do ar livre! É nesta paisagem que se encontra também, a habitação sofisticada que hoje lhe iremos mostrar!

Do lado de fora a casa parece elegante e abstracta, a grande surpresa revela-se no seu interior que se apresenta como sendo realmente acolhedor e confortável.  

Da autoria de do atelier 123DV, este projecto foi finalizado em 2011 e conta com um terreno de 6000m2 dos quais 475m2 são área construída. Dos dois pisos que constituem a habitação, o programa conta com sala de estar e jantar, uma cozinha aberta, 5 quartos, 2 quartos de estudo, sala de TV e ainda uma sala de piano.

Prepare-se para conhecer um cenário modernista cheio de detalhes fantásticos!

Discreta mas distinta!

Rodando um pouco sobre o eixo desta magnífica habitação, é possível verificarmos um outro detalhe na fachada: uma parede cinza, que cobre e protege a grande parede envidraçada que abraça as áreas públicas da habitação.

O jardim é simples e o seu verde forte revela as características fantásticas do local onde se insere. A vegetação envolvente ajuda a proteger o edifício das intempéries e cria também uma zona mais privada reservada para a habitação.

Fachada modernista

Esta fachada rapidamente nos remete para a arquitectura modernista brasileira de Oscar Niemeyer, mas na verdade situa-se aqui bem perto, nos Países Baixos!

A forma singela que este edifício desenha no espaço é tudo menos previsível! Um primeiro olhar não nos deixa duvidar que esta é, de facto, uma habitação moderna, de linhas rectas, puramente geométrica e funcional. Mas depois de um olhar mais demorado os detalhes começam a revelar-se perante os nossos olhos: um grande envidraçado curvilíneo, um grade pilar redondo espelhado, formas orgânicas e labirínticas que rapidamente nos fazem perceber que estamos perante um objecto arquitectónico realmente especial.

A sala vista do exterior

A sala de estar da habitação está orientada para o sul e facilmente conseguimos imaginar o quão adorável será o sol quente no terraço. No Outono e Inverno e piso é aquecido, consegue imaginar o conforto de estar no exterior, no terraço, com um pavimento aquecido? Simplesmente divinal…

A grande parede de vidro da sala de estar que se abre para o terraço foi projectada de modo a ser integralmente transparente minimizando assim, a fronteira entre o interior e o exterior, proporcionando uma experiência quase sensorial do jardim.

Um lugar sereno

Ao entrarmos na habitação o ambiente que se respira é de tranquilidade, serenidade e claro muito design!

Um grande móvel preto e branco concentra e reúne todos os espaços funcionais isto é: arrumação, espaço para a televisão, lareira e electrodomésticos, cozinha, etc!

A decoração é simples e minimalista uma vez que o objectivo é maximizar a paisagem exterior. Ficou curioso em relação a este estilo? Verifique aqui grandes ideias para a sua sala de estar!

Cozinha Black&White

Ao seguir a mesma linha das restantes áreas públicas, a cozinha surge como sendo um espaço minimalista e maioritariamente branco. Alguns detalhes, como os electrodomésticos, surgem a preto criando um contraste único e extremamente moderno. 

Repare nas torneiras e no design único que estes elementos possuem. Os detalhes fazem realmente a diferença, e esta cozinha não é excepção!

Organização espacial

O design é uma parte fundamental do projecto arquitectónico, desengane-se quem acha que são áreas diferentes, pois na verdade a arquitectura também é design! A prova disso é o fantástico móvel central que atravessa a habitação de um lado ao outro concentrando em si todas as áreas funcionais e de armazenamento. 

A cozinha, espaço de armazenamento, lareira e equipamentos de áudio fazem parte integrante do grande módulo central que aqui podemos observar.

Nesta imagem vemos ainda a escadaria que, ao contrário do que é comum desce para uma zona mais privada da habitação.

A casa-de-banho

Ao contrário do que poderíamos pensar, a casa-de-banho surge como um lugar privado e discreto. Praticamente revestida num tom cinza, proporcionado pelo betão, esta casa-de-banho destaca-se pelo seu ambiente acolhedor e monocromático. 

Ao lado da banheira, é possível vermos como uma janela com vista para a floresta, acentua este carácter privado, proporcionando também uma iluminação natural bela e difusa que contrasta com a iluminação quente e pontual artificial.

Uma volta de 360º

Do lado da entrada da garagem somos confrontados com a ilusão de flutuação da habitação que parece pairar. É uma abordagem de arquitectura simples mas que, ainda assim, proporciona um grande efeito visual.

Esta zona coberta permite resguardar os veículos ou outros objectos, protegendo-os da chuva ou de outras intempéries.

Quando a Arquitectura se torna em pura Arte

Quando a Arquitectura se torna em pura Arte o resultado é uma forma distinta, volumes improváveis e detalhes únicos! Esta casa revela-nos que, de facto, o design arquitectónico pode mudar a nossa concepção espacial, tornando espaço comuns em lugares únicos e distintos!

Esta perspectiva relembra-nos um imaginário futurista pelos seus ângulos fortes e design extraordinário, não podemos deixar de pensar o quão fantástico seria viver aqui!

E você? Gostaria de viver num lugar assim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!