Quarto principal: Quartos rústicos por LAVRADIO DESIGN

6 Formas de aplicar a filosofia do Feng Shui no seu quarto

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Certamente, já todos nós ouvimos falar no Feng Shui. Ainda que não sejamos experts no assunto, temos uma vaga ideia do que é e o que significa. Apesar deste termo já existir há mais de três milénios, apenas recentemente (no mundo ocidental) o Feng Shui começou a ser encarado como um estudo multidisciplinar e fundamental para o bem-estar comum, é por isso utilizado em várias áreas, como é o caso da arquitectura, planeamento urbano entre outras.

O Feng Shui é um antigo método chinês que permite que as energias fluam com naturalidade criando o máximo conforto possível para o corpo humano. No artigo de hoje iremos mostrar-lhe como aplicar algumas dicas básicas do Feng Shui no seu quarto, afastando assim a energia negativa desta divisão e da sua vida no geral. 

3 – Evite a utilização de muitos espelhos no quarto

Os espelhos reflectem luz e energia, são por isso elementos muito peculiares e a ter em conta na decoração de um espaço tão íntimo e pessoal como o quarto. Segundo o Feng Shui, o ideal é não ter espelhos no quarto, no entanto se quiser muito, evite que estes sejam colocados em frente à cama ou à janela, uma vez que no primeiro caso estes podem atrapalhar o seu sono e no segundo podem expulsar pela janela boas energias fundamentais à vitalidade do espaço. Neste sentido a melhor opção, é colocar os espelhos num local onde não os consiga visualizar da cama.

1 – Ambiente limpo

Quartos escandinavos por homify
homify

Apartamento da Glória

homify

Uma das principais regras para uma divisão de acordo com as regras do Feng Shui é precisamente manter o espaço e o ambiente limpo. Ao manter tudo limpo e organizado facilita-se a renovação da energia no interior do quarto. Para isso há que limpar regularmente o pó de todas as superfícies e livrar-se de todos os objectos que não têm uso ou que estejam a mais. É a altura ideal para se livrar daquelas roupas que já não usa, e ocupam imenso espaço e energia! Vejas estes 9 truques para organizar melhor o seu guarda-roupa!

2- Invista numa cabeceira

APARTAMENTO TURÍSTICO BAIRRO ALTO I - LISBOA: Quartos ecléticos por EU INTERIORES
EU INTERIORES

APARTAMENTO TURÍSTICO BAIRRO ALTO I – LISBOA

EU INTERIORES

A cabeceira é indispensável, se procura aplicar o Feng Shui no seu quarto. Este é um elemento que significa segurança, e como tal permite-nos dormir melhor e mais profundamente. A cabeceira cria uma barreira entre a cabeça e a parede tornando a cama num lugar mágico e seguro, perfeito para descansar. Existem diversos modelos de cabeceiras, todos eles com diferentes materiais, tamanho e preços, basta escolher!

Veja estes quartos maravilhosos com 15 cabeceiras de cama que vai adorar.

4 – Equilíbrio simétrico

Quarto principal: Quartos rústicos por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Quarto principal

LAVRADIO DESIGN

Para além da limpeza do espaço, para aplicar o Feng Shui no quarto, existe ainda uma outra coisa fundamental a ter em conta: o equilíbrio. Este é conseguido recorrendo à utilização de mobiliário simples sendo este colocado de forma simétrica no quarto de forma a obter equilíbrio e harmonia no espaço. Por exemplo, é importante ter uma mesa de cabeceira de cada lado da cama, idealmente a mesa deve ser redonda para facilitar a circulação da energia pelo espaço.

5 – Controlo da iluminação

Outro dos pormenores fundamentais é a iluminação artificial. É extremamente importante conseguir controlar o fluxo de luz desejada uma vez que esta influencia directamente o nosso humor e energia. Existem dispositivos específicos que permitem controlar a força da luz com um comando remoto, vale a pena investir! Encontre aqui tudo sobre iluminação.

6 – Cama alta e elevada, sempre!

Apartamento Lisboa : Quartos escandinavos por Espaço Mínimo
Espaço Mínimo

Apartamento Lisboa

Espaço Mínimo

A última dica que lhe trazemos é também extremamente relevante para o método chinês Feng Shui. É importante libertar o espaço em baixo da cama pois todos os objectos possuem uma energia específica, e quanto mais objectos armazenamos menos espaço sobra para a circulação desta mesma energia. É fundamental deixar que a energia flua livremente pelo quarto e consiga passar por baixo da cama. Esta é uma dica que também pode auxiliar quem tem dificuldade em adormecer.

Conhece o método chinês do Feng Shui? Vai aplicar alguma destas dicas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!