Uma casa familiar dentro dos padrões alemães

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quem não ambiciona ter uma casa confortável e bonita para onde regressar todos os dias quando o trabalho acaba? Todos nós sentimos esse apelo em algum momento da nossa vida. E o que podemos fazer para criar um lar convidativo? Bom, para a família alemã que habita a casa que lhe vamos mostrar, o amor e o desejo por uma vida o mais confortável possível está em primeiro lugar.

Assim, hoje, na homify, levamo-lo até Labach, em Saarland, Alemanha, para lhe mostrar a casa familiar alemã típica que pode ser considerada uma reinterpretação do modernismo tradicional suburbano. O projecto que vai ver tem a assinatura do conhecido estúdio FingerHaus GmbH e apresenta fachadas claras e um interior arejado e funcional. Com um total de 154m², esta casa alemã oferece muito espaço para as actividades que marcam o quotidiano desta família.

Veja esta casa. Podia ser a sua.

O exterior

Casas pré-fabricadas  por FingerHaus GmbH
FingerHaus GmbH

VIO 302 – Traufansicht mit Eingangsbereich

FingerHaus GmbH

A casa familiar típica da Alemanha é bonita e funcional, mas também contida. Não há divisões cerimoniais nesta casa, mas os espaços amplos e arejados abundam. Para além disso, o design de interiores alemão coaduna-se com as tendências internacionais. Deste modo, a casa típica já não é a casa aborrecida que parece parada no tempo. É luminosa e acompanha as tendências.

Neste projecto, não existe uma vedação alta, o que deixa a descoberto toda a fachada, inclusivamente as janelas do primeiro piso. Por ser uma área de pouco trânsito, visto que a casa se situa num subúrbio calmo, a FingerHaus GmbH decidiu que não havia necessidade de vedar totalmente a propriedade. A inexistência de uma vedação permitiu a criação de um pequeno jardim que emoldura a casa.

Decoração simbólica

Portas principais  por FingerHaus GmbH
FingerHaus GmbH

VIO 302 – Eingang

FingerHaus GmbH

A entrada principal da casa representa a direcção geral que tomou este projecto. Na entrada, encontramos formas simbólicas e contrastes fortes entre o bege e o preto. Como terá oportunidade de ver nas imagens seguintes, uma clara e subtil transição entre as flores lilás e os vasos cinzentos será o mote para o projecto de decoração dos interiores.

A fachada apresenta linhas simples e uma precisão distinta. A cor bege escolhida para revestir as paredes sugere uma estética simples, mas elegante, denunciando a decoração que existe no interior, também discreta e fina. O acesso até à entrada encontra-se revestido por pedra, um elemento mais rústico nesta casa entre o tradicional e o moderno.

O terraço

Terraços  por FingerHaus GmbH
FingerHaus GmbH

VIO 302 – Terrasse

FingerHaus GmbH

Antes de conhecermos o interior, mostramos-lhe a parte traseira da casa. Este ângulo permite-nos ver as grandes janelas de correr envidraçadas através das quais os moradores se podem movimentar entre o interior e o exterior. Aqui, dispensou-se a pedra para o chão e optou-se por um revestimento em madeira que contribui para que a atmosfera se torne mais aconchegante e quente. Nesta área generosa não podia faltar uma mesa de refeições. O povo alemão aproveita cada momento de sol ao ar livre.

A cozinha e a sala de jantar

Cozinhas modernas por FingerHaus GmbH
FingerHaus GmbH

VIO 302 – Küche mit Blick in das Esszimmer

FingerHaus GmbH

Conheçamos o interior. Começamos pela cozinha e pela área de refeições. A cozinha e a sala de jantar compõem aquilo a que chamamos de ’plano aberto’ onde ambas as áreas se fundem num só espaço que se caracteriza pela amplitude, permitindo à família e aos convidados que interajam sem qualquer constrangimento. Esta área social é vital para uma família. É aqui que se reúnem para jantar, para tomar o pequeno almoço ou antes e depois do trabalho. Por este motivo, deve ser um espaço bem desenhado, sem mobiliário desnecessário e onde prevaleça uma paleta cromática que apele a sensações de paz, de amor e de repouso. Por sua vez, a cozinha tem um design moderno e muito funcional. Nela, destaca-se a península central que integra um fogão e vários espaços de arrumação.

O quarto

Quartos modernos por FingerHaus GmbH
FingerHaus GmbH

VIO 302 – Schlafzimmer

FingerHaus GmbH

Subimos até ao piso superior e encontramos o quarto principal. Repare como aqui o chão aparece revestido por soalho em madeira e não por cerâmica como no piso inferior. O recurso à madeira para cobrir o piso torna o ambiente mais quente e acolhedor o que é importante tratando-se de um quarto e principalmente na Alemanha onde o clima é frio. Todo o mobiliário é concebido em madeira, oferendo ao quarto um toque natural e clean. As paredes foram pintadas num tom creme texturado que vai ao encontro do charme de uma casa tipo chalé, longe da cidade. Em frente à cama, há um roupeiro embutido com portas deslizantes. Se estiver a construir a sua casa de raiz, considere apostar neste tipo de portas. Para além de bonitas, são deveras práticas e por não abrirem para fora, desimpedem-lhe espaço, mantendo o espaço respirável.

Casa de banho

Casas de banho modernas por FingerHaus GmbH
FingerHaus GmbH

VIO 302 – Badezimmer mit freistehender Badewanne

FingerHaus GmbH

Continuamos e acabamos no piso superior. A casa de banho é simples e a banheira foi colocada sob a zona rebaixada do tecto. O espaço é iluminado por clarabóias que deixam passar a luz natural que depois reflecte nas paredes e na louça da casa de banho. O chão em cinzento acrescenta variedade na paleta cromática e condiz com a madeira escura da zona do lavatório. Também aqui se manteve a predilecção por uma estética minimalista. Prescindiu-se na totalidade de mobiliário desnecessário, deixando-se a divisão leve e arejada. Por baixo do lavatório, podem-se arrumar as toalhas e produtos de higiene.

É a casa ideal para qualquer família. Moderna, espaçosa e funcional. De 0 a 10, como a qualificaria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!