Remodelar a cozinha: 6 dicas para lhe dar um toque rústico

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Está a pensar remodelar a sua cozinha? Não há problema. O que normalmente se parece com uma folha em branco, com algumas ideias e um toque de inspiração pode-se converter numa infinidade de opções para tornar o espaço novamente confortável e acolhedor. Se quer manter a imagem rústica que a cozinha original tinha, mas ainda assim transformá-la num espaço mais moderno, só necessita de escolher os materiais apropriados, um mobiliário distinto e umas paredes com estilo rural. Assim, não só não perderá a tradição e aconchego do estilo original, como irá garantir um ambiente absolutamente contemporâneo e agradável.

Os materiais como a madeira e a pedra são os protagonistas indiscutíveis e os verdadeiros pilares do estilo rústico. O aspecto rural será então transmitido, cada vez mais, por estes elementos, enquanto que a possível nova disposição de móveis, a iluminação, uma nova estrutura e novos acessórios estarão encarregados de estabelecer os contactos do espaço com a modernidade.

Paredes de tijolo

Há um elemento que tem sido e será sempre a principal referência característica do estilo rústico, diferenciando-o de todos os outros: a parede de tijolo. Este é um material clássico que não fica a dever nada aos modernos papéis de parede ou painéis. Recentemente, começaram a ser incluídas também algumas aplicações de porcelana nas paredes das cozinhas rústicas mas, ainda assim, o tijolo é sem dúvida alguma a solução que atinge com maior facilidade os efeitos desejados, especialmente quando se pretende ter um espaço de aparência desgastada. Ter uma parede de tijolo, seja a totalidade ou apenas uma parte, é uma grande vantagem numa cozinha e apresenta-se como um revestimento essencial para atingir uma imagem rústica perfeita.

Escolha de cores neutras

A cozinha rústica baseia os seus fundamentos também nas cores ditadas pelos materiais utilizados na construção e que viajam principalmente nos tons de castanho. As cores neutras para as paredes, por exemplo, tornam o espaço mais luminoso do que outros tons que, juntamente com móveis rústicos, estantes e acessórios de tons quentes, podem resultar num ambiente demasiado carregado e monótono. A ideia dos tons neutros é, por isso, muito útil na manutenção de um equilíbrio adequado entre as cores da cozinha. Pode usar uma paleta cromática de apenas duas cores combinando as paredes, os móveis e as superfícies ou, por outro lado, decidir equilibrar o mobiliário em dois tons com alguns detalhes de outras cores mais vivas, como acontece neste projecto criado pelo estúdio Abacus.

Atenção aos móveis

Azulejos e fogão, bancada e ilha, prateleiras e gavetas: todos os móveis dentro de uma cozinha devem ser coordenados e combinados para representar um estilo específico a cada um. Neste caso, os móveis tiveram um acabamento em madeira laqueada de tons quentes e intensos numa paleta de castanhos, combinada com os tons terracota do tijolo. Mesmo os aparelhos e utensílios de imagem vintage foram escolhidos para expressar o aspecto acolhedor do estilo rústico.

Deve escolher com atenção os móveis complementares, como as mesas e as cadeiras, tendo sempre como objectivo a uniformidade do espaço. Por exemplo, poderá escolher a madeira como elemento unificador entre os móveis, ou as portas com acabamentos a dourado, ou os desenhos simples e as cores neutras.

Escolha das bancadas

Escolher bancadas de estilo rural é sempre uma grande ideia para um espaço rústico, principalmente se não lhe fizer grandes mudanças e se conseguir a remodelação a partir dos detalhes. Ao fim e ao cabo, estes detalhes são, de facto, o que faz a diferença e a área de trabalho da cozinha pode ser o local adequado para os colocar. Os materiais que melhor definem o estilo rural são o mármore e o granito seguidos mais recentemente pela pedra. Evite as bancadas de madeira que, mesmo sendo um material muito rústico, é incómodo em termos de limpeza e de resistência, sobretudo com as superfícies quentes e húmidas.

Não esquecer a iluminação

Quando falamos de um projecto de remodelação, devemos dar luz verde às ideias mais criativas. Os candeeiros clássicos e de tecto que apresentam pontos de luz mais amarelada podem tornar o ambiente mais quente e acolhedor, oferecendo também um ar mais rústico ao espaço. Aproveite cada elemento da sua cozinha e dê um ligeiro twist aos seu uso e significado. Se a sua cozinha tem um tecto composto por vigas, pode pendurar sobre a mesa candeeiros feitos dos mais variados objectos, como garrafas, taças ou copos. Além de todas as vantagens estéticas que oferecem, são fáceis de fazer em casa e encontra imensos tutoriais com dicas e truques espalhados pela internet.

A iluminação também é muito importante quando dirigida a uma superfície de trabalho e confecção de alimentos, garantindo que está área passa a ter uma luz uniforme e directa para que seja mais fácil cozinhar.

Piso em madeira

O piso de madeira é o que necessita para que a sua cozinha seja ainda mais acolhedora e confortável, como prova este projecto do estúdio Diagrammastudio. No entanto, se ainda não está convencido com o material e desconfia das consequências da sua utilização e das dificuldades de aplicação de pisos de madeira em cozinhas, pode simplesmente escolher um piso com revestimento de azulejos ou outra textura semelhante. A facilidade de limpeza é um factor decisivo na escolha, ao qual, na verdade, a porcelana e a cerâmica no geral podem responder na perfeição. A beleza estética da madeira pode depois ser atingida de outra forma pois, verdade seja dita, os sistemas de impressão digital mais avançados são capazes de criar veios e efeitos estéticos substancialmente similares aos dos próprios materiais naturais. Tudo o que lhe resta é optar pela cor mais adequada à cozinha, baseando-se na escolha dos móveis e dos electrodomésticos que deseja instalar.

O que achou das dicas que oferecemos? Tem alguma ideia que queira acrescentar? Conseguiu inspiração para remodelar a cozinha de sua casa? Deixe-nos...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!