Escadas em caracol: 7 desenhos para casas modernas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Os projectos das casas modernas oferecem uma sensação visual inigualável dado o seu toque de sofisticação e de eficácia, mas, por simbolizarem a simplificação das necessidades domésticas dos dias que correm, tratam-se, habitualmente, de espaços reduzidos que oferecem conforto.

Esta característica levou a que arquitectos e designers se debruçassem sobre as diferentes formas de resolver o problema causado por um espaço pequeno, daí haver uma ampla variedade de desenhos de escadas em caracol, uma solução prática e compacta para criações funcionais e com estilo. 

Uma escada não tem que ocupar muito espaço em casa. Apesar da sua origem milenar – encontramo-las em castelos e igrejas medievais – as escadas foram-se adaptando às novas tendências de cada século, por isso, não hesite em construir uma em sua casa, especialmente se for tão bonita e original como as que lhe vamos mostrar neste artigo.

Veja-o com atenção.

A fabulosa presença da pedra

Corredores e halls de entrada  por C7 architects
C7 architects

House Shoeman interior

C7 architects

As tendências passadas, tanto na forma, como no material, são sempre uma boa inspiração. Algumas, permanecem como eterna novidade. Um exemplo? O que lhe parece da clássica e intemporal pedra como material de construção? Lembra-se quando foi a primeira vez que viu pedra como revestimento de uma parte da casa? Seguramente não, dada a frequência com que isso acontece. É esta a maior prova da sua vigência. Aplicada numa escada, como acontece no caso da imagem, obterá um maravilhoso e sólido resultado. O atelier C7 Architects fez da pedra a matéria prima para esta escada em caracol, oferecendo-lhe um traço vanguardista e um ar robusto. 

Em aço e de estilo futurista

Corredor, hall e escadas  por NORD SCALE
NORD SCALE

LIGHT GLASS

NORD SCALE

O aço é um material maleável por excelência o que o torna ideal para se obter as formas típicas de uma escada em espiral. Por esse motivo, é este o material preferido para a construção de uma escada deste estilo.

À semelhança da pedra, também o aço tem um cunho de intemporalidade, para além de lhe estar inerente uma versatilidade que permite a combinação com vários tipos de matérias-primas. Na fotografia, podemos contemplar um projecto da Nord Scale. Os responsáveis optaram por combinar o aço presente no corrimão com degraus em vidro. É engraçado ver o resultado final e a dicotomia entre o vidro que torna os degraus invisíveis e o aço com uma presença contrastante, forte e resistente.

O amor pela madeira

  por homify
homify

Fichtenholz

homify

madeira é um material muito tradicional no que toca a construir e a decorar e um dos favoritos no estilo rural e rústico, o que não significa que não a vejamos amiúde em projectos modernos. 

Quando utilizada para criar escadas em caracol, o desenho é tudo menos tradicional. A madeira pode ser utilizada como revestimento dos degraus ou apenas no corrimão. A sua natureza permite que se adapte facilmente a qualquer desenho, tornando-a num material de excelência para fabricar escadas que têm um dinamismo sem comparação. Se procura incorporar a natureza na sua casa com vista a torná-la mais quente e aconchegada, inspire-se nesta peça monolítica em madeira, um projecto assinado pela Press Profile Homify.

Simples e prática

Corredores e halls de entrada  por ディンプル建築設計事務所
ディンプル建築設計事務所

各部屋をつなぐ吹抜と螺旋階段

ディンプル建築設計事務所

Como sabemos, as escadas em espiral são ideais para espaços pequenos. Por esse mesmo motivo, os desenhos simples, práticos e minimalistas são populares aquando da criação de uma escadaria que não sature o espaço e que o mantenha desimpedido ao máximo.

Por esse motivo, se procura uma escada com um design simples, opte por formas com linhas singelas, poucos ornamentos, uma paleta de cores claras e materiais resistentes. No fim, o resultado será, com certeza, tão belo como o do atelier Dimple Architects.

Com estatuto de obra de arte

Corredores e halls de entrada  por Mob
Mob

Recibidor

Mob
Mob
Mob

Pelas suas formas orgânicas e design enviesado, não raras são as vezes em que as escadas em caracol assumem o papel de ponto focal de um espaço. Os arquitectos optam por explorar ao máximo o potencial decorativo destes elementos de circulação. Por esse motivo, podemos dizer que muitas criações de escadas em caracol – e de outros tipos também – são uma verdadeira peça escultural. O gabinete MOB aventurou-se na criação da escada em espiral da imagem que, de tão leve, quase parece feita de papel.

Também para espaços grandes

Duas casas em Monção: Corredores e halls de entrada  por JPL Arquitecto
JPL Arquitecto

Duas casas em Monção

JPL Arquitecto

Embora as escadas em caracol se encontrem com frequência em espaços pequenos, também as podemos ver em contextos mais amplos. Para isso, basta estudar o espaço disponível e abrir o diâmetro da circunferência da escada, evitando-se uma criação desproporcional. Inspire-se neste imponente projecto do gabinete JPL Arquitecto. Esta imponente caixa de escadas em betão liga o piso térreo ao primeiro andar, dividindo ambas as casas. É uma criação sublime da qual não conseguimos desviar o olhar.

Criatividade

Corredores e halls de entrada  por Blue Interior Design
Blue Interior Design

Biblio-banquette

Blue Interior Design

Resolver problemas de espaço e de circulação nunca foi tão fácil com apenas um elemento. Precisa de usar a sua criatividade no momento de construir a escada. Se der asas à imaginação conseguirá, seguramente, obter um design funcional como este da Blue Interior Design. Repare no aproveitamento que se fez do vão das escadas sob o qual agora aparece um pequeno sofá, ideal para uma sesta, um filme ou para a leitura de um livro.

Gosta de escadas em caracol? Qual a sua preferida? Optaria por um modelo mais tradicional ou, pelo contrário, mais escultural? Deixe-nos a sua opin...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!