Sabia que pode ter uma garagem com estilo próprio? 6 exemplos!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Muitas vezes, olvidamo-nos da área exterior da casa pois vemo-la mais como mais uma parte da rua do que propriamente como uma parte da casa tão importante como as outras. É por isso que os anexos e as garagens são muitas vezes construídas sem especiais cuidados estéticos, priorizando-se apenas a função básica a que se destinam. 

A nosso ver, é um erro não explorar o potencial estético destas áreas, mesmo que sejam de serviço. Também a garagem pode ser fruto do nosso gosto e da nossa personalidade e ser construída com rigor estético.

Assim, decidimos partilhar consigo alguns exemplos que vão, com certeza, fazê-lo olhar para esta parte da casa com outros olhos.

Começamos?

Algo muito moderno

Garagens e arrecadações modernas por Grupo Arsciniest
Grupo Arsciniest

Ampliación Residencia La Rioja

Grupo Arsciniest

O estilo moderno chegou para ficar. Sobre isso não há dúvidas, sobretudo num tempo em que se prioriza uma forma de vida arejada e funcional e a simplicidade se vai apoderando da nossa rotina.

Como em qualquer outro estilo, as garagens modernas necessitam que se reforce a sua temática com a forma da fachada e o desenho do jardim exterior, no caso de haver um. Este aspecto importa para se obter uma harmonia que cative à primeira vista. Assim, sugerimos que crie uma atmosfera onde o modernismo prevaleça e fazer da garagem mais uma parte de um conjunto. Inspire-se no exemplo do projecto da fotografia assinado pelos profissionais do atelier Grupo Arsciniest e repare na fluidez deste espaço exterior.

Tradicional e elegante

Garagens pré-fabricadas  por Ogrodolandia
Ogrodolandia

Wiata garażowa Korbas

Ogrodolandia

As formas, as texturas e os materiais de que se ocupa o estilo tradicional são ideais para emprestar personalidade à garagem aí de casa à qual não presta atenção e que, sem que se aperceba, está a prejudicar o aspecto total da casa, impregnando-a de uma sensação de descuido.

Se a garagem se situa no exterior da casa, não opte por tons subtis e neutros pois ficarão, em pouco tempo, sujos e com marcas de desgaste. Para evitar que isto aconteça, recorra a materiais clássicos, especialmente a madeira escura e complementa-a com telhas. As telhas mais escuras à semelhança das da imagem, sugestão do gabinete Ogrodolandia, são particularmente elegantes e originais em detrimento das cor-de-laranja.

Industrial

O estilo industrial resulta na perfeição no exterior de uma casa pois mostra a estrutura de um edifício sem quaisquer subterfúgios, pelo que atrai a nossa atenção de imediato, mesmo sem conhecermos o interior da casa.

O estilo industrial tem algo de minimalista, mas, paradoxalmente, mostra mais do que aquilo que esperamos ver. Nesta linguagem estética, os materiais são explorados em toda a sua essência e o esqueleto dos espaços é deixado a descoberto. 

A garagem da fotografia, proposta do gabinete Bricks Studio, vai de encontro às características típicas do estilo industrial. Do chão, passando pelas paredes e chegando ao tecto, é evidente o traço vintage que, parecendo despropositado, é perfeitamente deliberado, inclusivamente através da adição da bandeira norte americana. Repare que, mesmo sendo de estilo industrial, não há desordem, nem sujidade. É apenas uma garagem urbana e moderna.

Rusticidade

Chegamos agora a uma casa que mistura o moderno com o rústico. A cobertura que abriga a garagem tem, sem dúvida, laivos plenos de rusticidade com os seus materiais provenientes da natureza. Se deseja que a sua garagem se assemelhe a esta da Miyake Sekkei, então procura madeira no seu estado mais natural possível com imperfeições e tudo. É a madeira o material de excelência neste estilo decorativo. Depois de escolher o tipo de madeira, determine a quantidade que será necessária para erguer a estrutura. Para cobrir, pode optar por coberturas metálicas galvanizadas ou por telha.

Peculiar

Com um formato muito original e uma mescla de materiais e texturas distintas apresenta-se esta garagem projectada pela firma Earth Work oriunda do Japão. “Mescla” é a palavra-chave para destacar a peculiaridade do estilo eclético, um estilo único pela improvável maneira de combinar elementos que, no fim, convergem. Claro que, no meio desta mescla, deve haver um fio de conduto e um sentido comum. Para a sua garagem, pode explorar esta tendência. Mas, já sabe, tudo com peso e medida.

O epítome da sofisticação e do minimalismo

“Menos é mais”. Este é o lema que o minimalismo adoptou como estandarte e, a nosso ver, não podia haver três palavras mais adequadas para resumir esta corrente artística. Se é o estilo com que se identifica, então estamos certos de que se apaixonou por esta imagem  fruto de um projecto da empresa Edgardo Esquiliano Arquitectura. Baseie-se nela para construir a sua garagem, temos a certeza que vai arrancar muitos elogios aos seus convidados. O minimalismo é a tendência favorita dos jovens e, quando aplicado às garagens, o resultado é perfeito.

Qual destas garagens mais o impressionou? Estamos mesmo a falar da garagem, não vale responder pelos carros que estão nas imagens! Deixe-nos os seu...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!