Cortinas práticas para todos os dias

Ritamelo Ritamelo
Loading admin actions …

Quando se fala de decoração de interiores, uma das palavras que praticamente salta no vocabulário relacionado são as cortinas. As cortinas proporcionam conforto, bem estar, e ainda ajudam a embelezar a casa. Estas ajudam ainda a fazer com que a privacidade da casa seja aumentada uma vez que permite bloquear a visão dos vizinhos mais curiosos para o interior da casa.

Além das cortinas poderem ter imensos feitios e cores, hoje em dia têm também já bastantes variantes em termos de materiais aplicados pois podem ser de pano, de madeira, de metal, rendadas e muito mais.

Sentir o conforto de uma casa é apreciar uma conjugação perfeita entre privacidade, entrada de luz, aplicabilidade das cortinas escolhidas conforme a divisão onde estão inseridas, e exposição solar na janelas que as cortinas estão a proteger. Com isto é importante salientar que num quarto, por exemplo, é adequado ter cortinas opacas, que não deixem passar luz, para que o descanso seja total.

Já em uma sala por exemplo, as cortinas poderão ser translucidas mas estar aplicadas adequadamente para que possam filtrar os raios solares directos em determinadas zonas para que, por exemplo, um cadeirão possa estar protegido e a pessoa que o aproveita poder ter a cara escondida dos raios directos. Na cozinha, é também importante poder deixar ver o quintal, para que enquanto está a preparar o seu prato favorito possa apreciar o exterior.

Veja como os exemplos de cortinas que deixamos são práticas, acolhedoras, totalmente adequadas à divisão onde estão aplicadas, e ainda dão um toque diferente na decoração da casa.

Suporte diferente

Janelas e portas modernas por Designers Guild
Designers Guild

Madhuri Print collection AW14

Designers Guild

Estas cortinas poderão ser para muitos, no mínimo, diferentes sendo que para a grande maioria são apaixonantes! As cortinas com suporte no chão, ao contrário do que seria de esperar como normal em uma divisão, dão corpo e enchem a alma das divisões mais amplas, e de pé direito alto. A sensação de comprimento de cortina ganha mais impacto, e com a aplicação de cores e um suporte bonito são divinais. São também uma boa opção quer sejam opacas ou translúcidas, uma vez que o primeiro efeito, e mais impactante, é o seu suporte.

Cortinas elegantes

Janelas e portas modernas por homify
homify

Plissees von erfal

homify

As cortinas aplicadas hoje em dia, com mais ou menos transparência, e com este tipo de formato, conseguem caber perfeitamente em qualquer janela e tapar todas as entradas directas de luz solar, e ainda são simples e elegantes.

A simplicidade é também hoje uma facilitadora de limpeza e fomentadora de sentido prático! Além disso, este tipo de cortinas encaixam perfeitamente com uma grande variedade de diferentes decorações de interior o que ajuda à inclusão de novos elementos.

Cortinas belas e amarelas

Janelas e portas modernas por homify
homify

Jolousien von erfal

homify

Estas cortinas, além de serem super alegres, têm ainda um formato curioso! Uma cortina amarela deixa passar uma luz mais quente para a divisão em questão, e com este formato ainda consegue ser divertido!

Padrões conjugados

Janelas e portas mediterrânicas por Designers Guild
Designers Guild

Madhuri Print collection AW14

Designers Guild

Outra opção de cortinas que apresentamos são as de padrões complementares entre elas, como é o caso desta imagem, que podem também ser complementares entre as várias janelas. A conjugação perfeita destas cortinas na sala dá um ar leve e distinto à divisão, e ainda aumenta o estilo para a criação de vários ambientes diferentes. Existe o senão das cortinas aplicadas desta forma poderem ser de mais difícil conjugação com alterações na decoração interior da casa, sendo que quando pensadas em conjunto, decoração e cortinas, resultam em uma combinação perfeita.

Cortinas partidas

Janelas e portas modernas por homify
homify

Plissees von erfal

homify

Aqui, é de notar como à primeira vista as cortinas desta sala são normalíssimos, mas com esta diferente forma de aplicação conseguem ganhar um sentido prático magnífico!

Estas janelas têm cortinas apenas e só nas zonas necessárias, evitando a exposição solar directa do sofá e das pessoas que o utilizam. Este tipo de cortinas são ideais para filtrar zonas de uma divisão, sendo que o restante espaço da janela que fica em aberto permite a entrada dos raios de luz solar, de forma directa e deliciosa, como sabe bem nas tardes solarengas de inverno ou nas manhãs de verão.

Cores escuras para o descanso

As cortinas de pano desta imagem são mais adequadas para um quarto, onde é necessário bloquear os raios de sol de forma intensa para se poder dormir ou relaxar. Ainda que este tecido seja mais translúcido, veja como a cor escura consegue dar um efeito mais tranquilizador ao imaginar que se vai poder deitar ou sentar e descansar pacificamente.

O preto para a elite

Janelas e portas modernas por homify
homify

Plisses von erfal

homify

Os blackouts constituídos por metal permitem dar ao escritório em que são aplicados um ar protetor e limpo, ao mesmo tempo que alinham perfeitamente com uma decoração mais moderna. Com este tipo de material conseguem-se cores mais duras, responsáveis e sérias, adequadas na perfeição a um ambiente mais profissional.

A conjugação da aplicação deste tipo de cortina com divisão das janelas grandes em zonas, permite também englobar algum dinamismo na decoração, importante para transmitir segurança suficiente no trabalho para se poder contornar eventuais problemas.

Opacidade sempre necessária

Janelas e portas clássicas por WAFFLE Design
WAFFLE Design

Hand pleated Pinch Pleat Interlined curtains

WAFFLE Design

As cortinas opacas permitem um conforto que em muitos casos é essencial. Imaginar uma sala de multimédia sem poder aproveitar para ver um filme durante uma tarde preguiçosa de domingo porque a luminosidade não permite é simplesmente um desaproveitar das potencialidades da divisão. Para quem não gosta de dormir com luminosidade, uma janela grande sem cortinas opacas pode resultar em pesadelos, e é por estes motivos que estes são os cortinados ideias para as divisões da casa mais relaxantes!

Cores suaves e variadas

Repare nesta imagem e em como a aplicação de cortinados com várias cores consegue dar um ar cuidado e único numa divisão diferente. Aproveitar um sótão para fazer um escritório ou um quarto de banho permite ganhar espaço na casa, e com cortinados de secções com cores diferentes, consegue dar-se um toque especial de decoração muitas vezes diferente e adequado. As janelas com formato diferente pedem ainda cortinados partidos em tiras de pano que podem ganhar a forma adequada à janela em questão.

Nas portas para romantismo

Janelas e portas modernas por MYB Textiles
MYB Textiles

Galloway Sheers Collection

MYB Textiles

As cortinas podem ainda ser um elemento de glamour e romance. Com a sua aplicação não nas janelas da casa mas sim nas passagens divisórias entre as várias divisões, as cortinas dão um ar burlesco, adequado a uma casa moderna e rica em têxteis e elementos decorativos.

Rendadas ou não, a aplicação destas cortinas nas portas de casa, como se de uma janela se tratasse, transportam a imaginação para uma época antiga, bela e cheia de suspense.

O resultado é inacreditavelmente diferente!

Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!