Casa tradicional mas de IMENSO requinte

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Situada em Matosinhos, a poucos minutos da praia localiza-se a Casa do Godinho que é o projecto incrivelmente especial que hoje lhe iremos dar a conhecer. Esta casa foi construída em 1937 e reabilitada no ano de 2015 sendo o principal objectivo desta remodelação, a consolidação de algumas adaptações que permitissem transformar esta casa num espaço de Alojamento Local.

O projecto de transformação foi efectuado pelo conceituado atelier português GRAU.ZERO ARQUITECTURA. Este colectivo acredita plenamente que o papel dos arquitectos é inovar, continuamente derrubando barreiras entre as demais disciplinas criativas. Esta equipa multidisciplinar é vocacionada para a realização de projectos nas mais diversas áreas técnicas e artísticas. Nos seus trabalhos procuram transcender limites pré-definidos criando assim espaços e lugares distintos e inovadores.

Do portfólio deste atelier constam já diversos trabalhos e intervenções nas mais diversas escalas, desde o urbanismo a projectos de interiores e reabilitação, enquadrando-se o exemplo que de seguida lhe iremos mostrar neste último.

Uma fachada serena

Começamos esta viagem de descoberta pela fachada da habitação. Relembramos que o principal objectivo deste projecto era o de tornar uma pequena e antiga habitação num espaço moderno e contemporâneo. Era também do objectivo dos arquitectos proporcionar toda a comodidade e conforto possíveis sem esquecer as alterações que teriam de ser efectuadas com vista à nova funcionalidade da habitação.

Esta imagem mostra-nos a fachada posterior da habitação onde o espaço exterior é um magnífico terraço perfeito para usufruir de um maravilhoso pequeno-almoço com sol e ar puro!

Entrada esplendorosa

Esta perspectiva mostra-nos a entrada bem como o principal acesso à Casa do Godinho. A forma como o visitante é recebido é realmente espantosa. O grande pé-direito, as cores suaves e os detalhes contemporâneos tornam este hall de entrada num espaço realmente especial e único, que desde o início irá impressionar e acolher o visitante.

Detalhes inspiradores

Assim que entramos imediatamente nos apercebemos de como a casa apresenta alguns detalhes únicos e inspiradores. Todos os elementos mais característicos da habitação como os rodapés, os relevos no tecto, os corrimãos, ou até a própria madeira utilizada no chão e escadas, foram mantidos. 

É a partir deste espaço que o visitante ou hóspede é encaminhado para os pisos superiores onde se concentram todos os espaços funcionais destinados ao serviço de hospedagem e lazer.

Pormenores portugueses

Como vimos na imagem anterior, os detalhes construtivos tradicionais foram mantidos com objectivo de preservar a tradição. Este é um ponto chave acerca do entendimento deste projecto.

Apesar de manterem os detalhes da habitação os arquitectos recorreram também à utilização de elementos de carácter mais contemporâneo como é o caso da cor. A cor está presente em todas as zonas da habitação e contrasta com a tonalidade branca dos gessos e das carpintarias.

Pequeno-almoço de requine

Aqui é onde os hóspedes podem desfrutar de um maravilhoso pequeno-almoço. Neste espaço amplo e iluminado os visitantes podem sentar-se e saborear momentos únicos!

Repare como todos os detalhes permanecem intactos embora com um toque de requinte e contemporaneidade. As próprias grades de ferro reflectem uma arte tipicamente tradicional com ferro forjado que é frequente vermos em ambientes exteriores. Neste caso a técnica foi adaptada e utilizada no interior da habitação embora com uma tonalidade clara e serena associada.

Áreas sociais

A casa possui uma série de ambientes sociais destinados à partilha do espaço e ao lazer comum. A cor verde é uma constante em todos os espaços comuns, demarcando assim uma área eminentemente social. Já nos quartos a cor utilizada é distinta em cada um deles com o objectivo de os personalizar.

Esta sala apresenta uma grande diversidade de texturas e cores convertendo-se assim, num espaço extremamente acolhedor e dinâmico.

Quarto

Como já referido, os quartos possuem uma tonalidade distinta do verde utilizado nas áreas sociais da casa. Este quarto possui um tema azulado que nos remete para o mar. Na sua simplicidade, o quarto revela também um cuidado extremo na sua decoração e apresentação.

Outra constante neste projecto são os vão generosos e abundantes cujo objectivo é precisamente tirar o melhor partido possível da orientação solar do edifício e da iluminação natural.

Detalhes únicos

Esta imagem espantosa mostra-nos um detalhe da mesa de cabeceira que não é mais do que um tronco de árvore pintado de branco. Fantástico não acha? Este exemplo não só realça o carácter rústico e sereno do lugar como também nos mostra uma solução simples e sobretudo muito criativa!

Se gostou deste pormenor especial e costuma maravilhar-se com este tipo de soluções, não precisa de procurar mais pois temos o livro de ideias ideal para si: Decorar com objectos reciclados!

O que achou deste fantástico projecto de remodelação? Diga-nos a sua opinião através de um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!