Quartos  por Anna Leone Architetto Home Stager

A decoração perfeita para um pequeno apartamento de aluguer!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

As técnicas do home staging são realmente fantásticas! Conseguem transformar um espaço anódino e desinteressante num ambiente onde gostaríamos de passar os nossos dias, e com isso ajudam a vender e alugar casas mais depressa. Hoje em dia fazem parte integrante das técnicas de venda usadas no mercado imobiliário, e se tem uma casa para alugar ou vender vai querer saber tudo sobre elas e inspirar-se em projetos que as utilizaram. 

Ainda não sabe do que se trata? São técnicas de decoração engenhosas, mas simples, que mobilam e compõem uma habitação para que esta fique bonita e acolhedora, e os interessados a vejam como um lar, dando mais vontade de compra ou alugar. Mas o home staging também se pode utilizar na nossa própria casa, para que nos sintamos melhor nela. 

O projeto de hoje tratou da remodelação e decoração de um pequeníssimo apartamento destinado ao aluguer de curta duração na cidade italiana de Codigoro, na Província de Ferrara, e prodigalizou uma transformação básica mas radical. Venha espreitar!

O ponto de partida não parecia prometedor

Dedicámos as três primeiras fotos a mostrar-lhe o apartamento antes da intervenção dos profissionais do gabinete ANNA LEONE ARCHITETTO HOME STAGER para que possa perceber a profundidade das mudanças executadas. 

Um espaço antiquado, escuro e até impessoal apesar da abundância de peças de mobiliário antigo. O espaço dedicado à cozinha não era totalmente desprovido de encanto mas era pouco funcional para uma vida moderna com todos os seus utensílios e equipamentos. Não era atraente pois não?

A casa estava no mercado há mais de um ano, o que lhe dera um desagradável cunho de abandono, pelo que o proprietário decidiu transformá-lo num alojamento para aluguer de curta duração. Vamos ver como com pequenas obras, como a pintura dos radiadores e das paredes para que que os espaços ficassem mais luminosos, com os acessórios corretos, com uma renovação do mobiliário existente e com a substituição da cozinha e dos sanitários, se conseguiu um aumento significativo do valor do apartamento.

Antiga ou simplesmente feia?

É difícil de dizer se a casa de banho era antiquada ou simplesmente feia… Os azulejos de revestimento não estavam em mau estado, mas as loiças sanitárias eram bastante antiquadas, num antiquado desinteressante. E nem vale a pena falar da pouca funcionalidade!

Uma arrecadação e arrumação

Isto era a despensa? A arrecadação? Os arrumos? Não sabemos, apenas podemos dizer que fosse qual fosse a sua utilização não era definitivamente funcional!

Depois do projeto: – A chave é a simplicidade

AH! Agora sim! Imediatamente conseguimos perceber a sala da primeira imagem, mas agora muito mais interessante e acolhedora. 

O projeto chama-se Flamingo Cor-de-rosa e a paleta de cores gira em torno deste tema, com predominância de branco rosado, o cinzento e muitos pormenores cor-de-rosa pastel. 

A mesa era a antiga mesa de madeira do apartamento, antiga e maciça, mas as pesadas cadeiras que lhe faziam companhia deram lugar a algumas cadeiras de plástico transparente dando uma leveza muito maior à decoração.

Como contrariar detalhes pouco favoráveis

A frieza do pavimento de tijoleira cerâmica foi contrariada com um pufe tricotado e com uma abundância de almofadas e mantas confortáveis no sofá. 
Os feios radiadores brancos ganharam uma pintura num tom cinzento muito atual e imediatamente muito mais interesse visual. Acrescentaram-se plantas naturais para tornar o ambiente mais familiar. 

Na parede colocou-se um flamingo de metal, para deixar bem patente o tema, mas cinzento num divertido jogo de antagonismos.

Introduzir detalhes familiares

Esta é uma das técnicas mais usadas pelo home staging: -compor o ambiente como se alguém ali vivesse. Aqui a mesa foi posta num centro de mesa em linho cor-de-rosa, e colocou-se a louça do pequeno-almoço. A vela cor-de-rosa foi acesa como que para um pequeno-almoço romântico.

O estilo moderno ajuda

cozinha foi totalmente remodelada pois a anterior não era de todo recuperável ao ponto de ser funcional. 

O estilo escolhido foi o minimalista, com predominância do branco e a parede antissalpicos em mosaicos cinzentos para dar contraste. É uma cozinha de linhas simples, capaz de agradar a uma vasta gama de eventuais interessados em alugar o apartamento.

Os detalhes fazem toda a diferença

A simplicidade da cozinha foi atenuada por detalhes e acessórios da vida quotidiana como uma travessa e uma tábua de corte em madeira. 

Também nesta imagem vemos o arranjo de que falamos anteriormente: – a mesa posta para o pequeno-almoço, onde nem sequer falta o jornal à espera que alguém o leia.

A área da sala de estar moderna com um toque rústico

O sofá moderno constitui toda a sala de estar, muito bem acompanhado pelas convidativas almofadas (incluindo uma interessante almofada em forma de rosa). Mas não ficaram sozinhos… Adicionaram-se mais alguns pormenores decorativos, como fotografias antigas da cidade, a planta num vaso de fibra natural e um cesto de vime cinzento para guardar as revistas. Tudo isto personaliza o ambiente, que passa de um apartamento sem alma para ser a casa de alguém!

Bem vindos ao conforto

Entramos no quarto e imediatamente nos sentimos em casa neste ambiente tão confortável. O cor-de-rosa continua presente, fazendo contraponto ao cinzento e ao branco que transformou as divisões em espaços muito mais luminosos, e o flamingo lá está a fazer sentir a presença inspiradora. Na entrada estilo é moderno com alguns toques rústicos, num tom que se aproxima do escandinavo. 

Toalhas individuais esperam num bonito arranjo pelos eventuais locatários do espaço.

Cores modernas, detalhes antigos

No conjunto das camas vemos alguns detalhes antigos, como as cabeceiras das camas individuais e as mesas-de-cabeceira, que casam com pormenores modernos, como as tonalidades escolhidas, para um ambiente mais shabby-chic

Os pormenores que dão vida

O segredo da personalização dos ambientes está nos pormenores. Aqui acrescentaram-se vários elementos decorativos em tons de cor-de-rosa e branco, numa harmonia cromática suave mas marcante.

Uma casa de banho com estilo

A casa de banho é a mesma, mas algo mudou… As loiças sanitárias foram substituídas por versões mais modernas, mas os azulejos cor-de-rosa mantiveram-se e ficaram perfeitamente enquadrados no tema. O chão foi pintado de castanho com tinta impermeabilizante e o aquecedor levou o mesmo tratamento do da sala. E a casa de banho ganhou um estilo tão fofo como um pompom cor-de-rosa!

O efeito de um espelho

Já sabemos como um espelho é capaz de transformar qualquer ambiente, mas aqui o efeito é realmente impactante! Um espelho antigo de madeira esculpida e alguns acessórios de casa de banho muito bem escolhidos tornam o espaço mais acolhedora, passando para segundo plano a presença da máquina de lavar roupa.

Agora sim, espaço de arrumação!

E por último este bonito e útil closet! Lembra-se do espaço indiferenciado, sem arrumação ou funcionalidade, do início deste artigo? Pois agora transformou-se nesta obra-prima que combina estética e prática na perfeição. 

Gostava de conhecer outro incrível projeto de home staging? Então não deixe de ler o artigo ’Home staging em apartamento – incrível demonstração de elegância!

Já alguma vez testou as técnicas do home staging em sua casa? Conte-nos como correu!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!