7 ideias para um terraço perfeito!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
IPE HOUSE, P+0 Arquitectura P+0 Arquitectura Varandas, marquises e terraços modernos
Loading admin actions …

Ter um terraço em casa é um grande privilégio. Se faz parte dos sortudos que tem um espaço destes, então usufrua dele. É o ponto ideal para reunir os nossos amigos e família quando o clima permite, para desfrutar de deliciosas refeições ou para organizar grandes festas. Para além disso, também pode encontrar no terraço um espaço íntimo para gozar de um momento de paz e de privacidade.

Quando se dedicar ao seu terraço, lembre-se de depositar nele o mesmo empenho que depositou ao construir e decorar as outras zonas da casa. Se tiver oportunidade para isso, invista em móveis e materiais resistentes, mas, ao mesmo tempo, acolhedores e confortáveis e elementos funcionais e cómodos.

Neste livro de ideias, dar-lhe-emos sete ideias para que o seu terraço se torne num espaço maravilhoso.

Localização ideal

O terraço pode somar mais espaço à nossa sala de estar ou sala de jantar pelo que a sua localização é muito importante para que esteja acessível desde o interior da casa. Não obstante, devemos analisar quais são os pontos a partir dos quais temos a melhor vista. Se vivemos no último piso de um edifício, o ideal será ter o terraço num ponto debruçado sobre uma paisagem agradável, mas sem que se crie qualquer obstáculo na paisagem. Lembre-se, acima de tudo, de respeitar a ordem paisagística. Se o terraço estiver no piso térreo, analise qual será a melhor vista. Talvez seja um jardim. O importante é não criar obstáculos no horizonte. Nesta maravilhosa imagem do atelier P+0 Arquitectura, o terraço tem uma vista divinal para a montanha. Um nascer ou pôr do sol neste sítio é, com certeza, muito especial.

Eleger os melhores materiais

Escolher as paredes e os pisos do terraço é um ponto importante que não deve ser entregue ao acaso. Um piso de madeira, trar-lhe-á calidez e personalidade e ficará bem com vários estilos decorativos. Porém, escolha uma madeira resistente e dê-lhe um bom acabamento para que não se deteriore rapidamente. Para a zona da sala e das refeições, podemos apostar num piso em madeira que lhe dará o aconchego atrás mencionado e demarcará este espaço que tem um propósito distinto. É muito importante contar com uma zona coberta para se proteger do sol ou da chuva. A cobertura deste terraço é simples e moderna. Funciona na perfeição neste espaço ao ar livre. Pode também optar por uma cobertura em madeira.

A importância dos móveis adequados

Investir num mobiliário confortável é indispensável para desfrutar do terraço visto que passamos longos períodos de tempo neste espaço, sobretudo durante o Verão, e é importante que nos sintamos confortáveis. Bancos, espreguiçadeiras e sofás almofadados são uma excelente opção. Encontra opções nas mais variadas lojas a preços muito acessíveis. Escolha um têxtil suave e fofo para a sua experiência ser a melhor possível.

Equipada para responder a todas as necessidades

Os terraços e jardins convidam a uma convivência relaxada e informar para desfrutar de boas refeições e ainda melhores conversas com a família e os amigos. Por esse motivo, deve considerar a possibilidade de instalar uma zona de churrasco. Esta última dependerá do tamanho do espaço de que dispõe e das suas possibilidades financeiras. No mercado, encontrará, com certeza, uma do seu agrado.

A presença do elemento água é também importante para desfrutar da beleza e da frescura deste ambiente. Tal como no caso da churrasqueira, também encontrará uma grande variedade de modelos e de desenhos para a incorporar no seu jardim. Imagine-se a dormir uma sesta, a descansar ou a ler um livro com a água como som do fundo? Uma delícia.

E em jeito de cereja no topo do bolo, o que lhe parece a ideia de uma lareira? Bom, não exactamente a imagem da lareira convencional, mas sim uma opção semelhante à que vê na imagem. Assim, mesmo nos dias frios pode usar o seu terraço, aquecer as suas mãos ou saborear um bom vinho tinto junto ao fogo.

Plantas e flores

As plantas e flores dão vida a qualquer lugar pois as suas cores e aromas oferecem um aspecto único e especial aos espaços. Num terraço, são imprescindíveis. Escolha as melhores plantas para o seu clima, tenha em conta a manutenção de cada uma delas e informe-se sobre a quantidade de luz e água de que precisam. Não se esqueça, também, de averiguar a altura média das plantas escolhidas pois elas devem harmonizar-se com o espaço e não criar um obstáculo dentro dele.

Uma boa iluminação

A iluminação é fundamental para quando a noite cai. Deve ser cálida, acolhedora e, ao mesmo tempo, oferecer uma boa visibilidade para se movimentar sem acidentes indesejados. Colocar luzes ao nível do piso é uma boa ideia uma vez que ajudam a fazer sobressair os detalhes do terraço e a engrandecer a beleza das plantas. Nas zonas de maior circulação, convém escolher uma boa luz não só pela questão de funcionalidade acima mencionada, como também para a segurança da casa.

O toque pessoal na decoração

Diseño de proyectos y espacios, Eurekaa Eurekaa Varandas, marquises e terraços modernos

Não importa o tamanho do terraço, nem quantos elementos pode incorporar nela. O mais importante é criar um espaço que lhe permita desconectar por uns momentos. Imprima no seu terraço personalidade, empreste-lhe notas de cores alegres, têxteis suaves, móveis com fibras naturais, velas e vasos bonitos a abrigar ainda mais bonitas flores. Ter um oásis privado não é assim tão difícil!

Tem um terraço em sua casa? Acha que ainda o podia valorizar mais? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista