Dicas para construir a churrasqueira perfeita

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma das coisas boas da vida é a companhia dos amigos e da família. Se for à volta da mesa e a acompanhar uma bela refeição melhor ainda. Sobretudo no Verão, o churrasco é uma actividade quase obrigatória para todos os que estão a gozar as suas férias na praia ou no campo. Ainda que boa parte das casas e apartamentos venham com churrasqueiras já prontas, nem sempre estes espaços estão adequados ou correspondem às necessidades e desejos dos moradores. Nestas alturas, nada melhor do que construir a sua própria churrasqueira e deixá-la exactamente a seu gosto.

No artigo de hoje vamos deixar-lhe algumas orientações importantes que deve seguir na hora de planear e construir a sua churrasqueira perfeita. Venha connosco.

Onde construir

Quando construir a sua nova churrasqueira, uma das ideias mais interessantes e práticas é procurar um espaço nos fundos da sua casa. Lá é possível projectar um espaço próprio para a churrasqueira, de acordo com os seus desejos e expectativas. É aconselhável procurar a ajuda de profissionais para que o projecto se faça de forma correcta e funcional. O espaço criado para a churrasqueira deve ser pensado de acordo com a sua rotina e uso: se gosta de receber amigos e/ou familiares todos os fins-de-semana, pense numa série de características obrigatórias para esta área: espaço de trabalho e de circulação, conforto e funcionalidade. Quanto mais completa for a sua churrasqueira, melhor será a sua experiência ao usufruir dela.

Tamanho da churrasqueira

O tamanho da churrasqueira e do espaço a ela reservado vai variar, como dissemos, da sua rotina e do uso que dela fizer. Se costuma assar carnes somente para a sua família mais próxima, é possível pensar num espaço mais reduzido ou numa churrasqueira de boca menor. Porém, se a sua vida social é mais agitada e gosta, por exemplo, de convidar os amigos para churrascos aos fins-de-semana, a melhor opção é um espaço amplo e uma churrasqueira com uma grande abertura, como neste exemplo do estúdio Tony Santos Arquitectura, no qual vemos uma churrasqueira de tamanho médio, capaz de atender entre 15 a 20 pessoas sem problemas.

Espaço para convidados

Além da praticidade de ter uma churrasqueira própria num lugar privilegiado, nada melhor do que montar um espaço adequado para receber os seus convidados. Para lá das facilidades que o responsável por cozinhar deve ter, considere aquilo que será importante para as pessoas que convida. Escolha mesas e cadeiras que sejam adequadas ao espaço, quer em termos de design, quer no que toca ao conforto. Faça a sua churrasqueira num espaço onde o ar circule de forma eficiente, já que ninguém vai estar confortável num ambiente com calor e fumos em excesso. Instale uma casa de banho de serviço com lavatório e espelho para a comodidade dos seus convidados e, não se esqueça, de deixar copos e talheres sempre à mão. Um frigorífico para as bebidas é também um elemento que não pode faltar num espaço destes, tal como podemos ver no belo projecto de churrasqueira que partilhamos nesta imagem.

Escolha de materiais

Jardim  por Wirth&Schmid AG
Wirth&Schmid AG

Outdoor Küche

Wirth&Schmid AG

As churrasqueiras podem ser feitas dos mais diversos tipos de material. As mais populares são as churrasqueiras de alvenaria, mas é possível encontrar no mercado modelos pré-fabricados que podem ser utilizados logo após a montagem. Já em relação aos primeiros é preciso de um prazo de pelo menos 15 dias ou mais para estarem aptos a utilizar, dependendo do tamanho e da complexidade da obra. Os especialistas neste tipo de trabalho afirmam que as churrasqueiras construídas de raiz duram mais e oferecem melhor rendimento térmico. Enquanto nos modelos pré-fabricados apenas a fornalha é equipada com material refractário, no modelo de alvenaria também o interior da coifa é revestido, aumentando assim a concentração de calor. Há, ainda, a questão de as churrasqueiras pré-fabricadas não oferecerem versatilidade em termos de tamanho e espaço, enquanto as construídas de raiz vão de encontro às necessidades do usuário.

A carvão, a gás ou electrica

Uma das dúvidas mais frequentes, principalmente para aqueles que têm pouco espaço ou para aqueles que têm churrasqueira dentro de casa e próxima da sala, é o tipo de churrasqueira a escolher. Ainda que a escolha mais óbvia seja a churrasqueira a carvão, muitas pessoas costumam optar por modelos eléctricos ou a gás. Estes modelos operam quase como um forno comum, mas com aquecimento feito de forma unilateral. Quando os utilizamos, para garantir que o churrasco fique de boa qualidade, é importante procurar trabalhar com cortes de carne mais finos e de confecção mais rápida, como acontece por exemplo com a picanha. Além disso, é preciso estar sempre atento à carne para que esta não seque rapidamente, o que acontece muitas vezes com estes modelos de churrasqueira.

Churrasqueira na varanda

Para quem tem um apartamento com churrasqueira na varanda, a remodelação ou a ampliação torna-se quase impossível. Desta forma, a solução passa por tirar o melhor daquilo que se tem e investir noutros elementos do espaço como um bom conjunto de mesas e cadeiras, um correcto isolamento da sala para evitar que os fumos invadam o ambiente, um bom frigorifico ou até mini-bar para deixar as bebidas sempre à temperatura desejável, um balcão para cortar as carnes, uma pequena banca e um bom espaço para circulação e movimentação dos convidados. Com estes passos simples, mesmo uma varanda com menos espaço pode significar uma óptima experiência para si e para os seus amigos e/ou familiares.

Cuidado com a iluminação

Assim como na cozinha, a churrasqueira é uma das áreas de confecção de alimentos. Além da carne, há sempre uma salada, uma maionese e outras coisas boas a ser preparadas neste espaço. Por isso, é importante que seja absolutamente bem iluminada, seja pela luz natural ao longo do dia, ou pela luz artificial durante a noite. Aproveite o momento e pense em soluções práticas, como os candeeiros criativos que pode ver nesta imagem, capazes de trazer cor e dinâmica ao ambiente. As velas também são uma opção romântica e intimista.

Espaço elegante

Pode investir as suas energias a transformar a sua churrasqueira num espaço elegante, capaz de deliciar os seus convidados, tanto pelos pratos servidos, como pela sofisticação do ambiente. Na imagem que aqui apresentamos, por exemplo, temos uma churrasqueira localizada no terraço da cobertura de um apartamento. Com um óptimo aproveitamento do espaço, o projecto de decoração investe nos tons azuis e nos contrastes oferecidos por elementos como as almofadas, criando uma atmosfera de leveza e descontracção aliada a um design de muito bom gosto. Aqui todos os churrascos vão ser uma festa memorável.

O que achou das nossas dicas? Precisa de mais orientações? Fale connosco.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!