Quartos mediterrânicos por Bloomint design

7 sugestões para manter a sua casa limpa e bonita!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ano novo, casa limpa! Dizia o cantor Gustavo Cerati que saber dizer adeus é crescer, mas, a verdade, é que saber dizer adeus é limpar! Em boa verdade, cada despedida significa o começo de algo novo e coisas novas vêm sempre limpas, por isso, sabermo-nos desfazer das coisas é aprender a limpar. Isto aplica-se a tudo. Limpar a memória, limpar rancores, limpar sentimentos e, claro, no nosso caso, limpar a casa.

O ano ainda agora começou, por isso, vai sempre a tempo de iniciar uma nova etapa aí em casa, fazer a limpeza geral que anda há tanto tempo a planear ou redecorar aquela divisão que já não sofre por uma mudança desde 1990.

A palavra-chave é recomeçar. Recomecemos e comecemos, então.

Recolha e guarde tudo

Salas de estar mediterrânicas por Bloomint design
Bloomint design

HOTEL CAL REIET – GUEST HOUSES

Bloomint design

Agora que desfez a árvore e retirou todas as decorações festivas, invista em caixas de plástico para guardar as suas coisas pois assim ficam mais bem protegidas até ao ano seguinte. Pelo contrário, as caixas de cartão deixam entrar pó e humidade. Não aconselhamos.

Guardar objectos em compartimentos é sempre uma boa opção para manter o seu espaço visualmente limpo e desimpedido. Uma divisão cheia de pequenas informações é esteticamente desagradável. Mantenha à vista os objectos decorativos bonitos e resguarde aquilo que lhe parece acessório. Repare como na sala da imagem, um projecto da Bloomint Design, não se vêem objectos pessoais dos moradores, apenas uma agradável composição decorativa que convida a um quotidiano funcional e repousante.

Acomode cada coisa no devido lugar

Sala de estar  por Connox
Connox

String – Regalsystem

Connox

Se tem uma divisão apenas dedicada a arrumos, como uma garagem, um sótão ou uma despensa, então não terá nenhum problema. Mas, se não tem, então há duas opções. A primeira é construir ou comprar um armário pequeno onde possa guardar os seus pertences ou adaptar um espaço num armário já existente ou num quarto onde o possa pôr. Se tiver um jardim espaçoso, também pode optar por construir um anexo, em jeito de arrecadação, para guardar o que menos usa. Não se esqueça que é infrutífero e pouco prático guardar tudo ao monte nestes espaços. Mesmo estando longe da vista, organize as coisas com critério.

Cuide dos seus móveis

Salas de estar modernas por aaestudio

sofá, por exemplo, é uma das peças mais utilizadas no dia-a-dia. Por esse motivo, suja-se rapidamente, sobretudo se tiver crianças. Pode optar por escolher uma manta bonita para o tapar totalmente ou parcialmente ou aplicar-lhe um bom produto de impermeabilização para remover nódoas com facilidade. Se tiver um sofá com capas de fecho, tanto melhor. Assim, pode removê-las e lavá-las sempre que desejar. Dispense tecidos que causem alergias e escolha tecidos modernos, práticos e impermeáveis.

Para evitar o pó nos móveis, também pode ter alguns cuidados. É inevitável que os nossos móveis ganhem pó, sobretudo se vivermos na cidade que é mais poluída. Se se ausentar durante um longo período de tempo, cubra-os. No entanto, no dia-a-dia, certifique-se, se for o caso, que o filtro do ar condicionado é substituído com frequência, borrife-os com produtos repelentes de poeira, livre-se de objectos que já não usa e que acumulam poeira e coloque rolos nos beirais das portas e das janelas para que não entre tanto pó em casa. Quando limpar o pó, use um pano húmido e não seco para não o espalhar.

De cima para baixo

Varanda, marquise e terraço  por homify
homify

Callejon del 57-4- Boué Arquitectos

homify

Se tem uma casa de dois pisos, lembre-se que deve ter especial cuidado com o piso térreo pois ele representa, normalmente, a zona social e, neste caso, também a de passagem. Logo, é natural que acumule mais pó. Procure limpar, não só o chão e os móveis, como também as paredes para remover toda a poeira.

Se tiver um espaço aberto, tipo mezanino, como nesta imagem da Boué Arquitectos, limpe primeiro a parte de cima e depois a de baixo.

Primeiro o interior e depois o exterior

É um conselho lógico: limpar primeiro o interior e depois o exterior. Quando estiver a varrer uma divisão e a empurrar o lixo para o exterior, certifique-se que as janelas estão fechadas para o pó não voltar a entrar novamente. Depois de limpa a parte interior, pode então dedicar-se ao exterior. Para uma limpeza minuciosa, divida os espaços em dois e, para limpar um dos lados, mova os móveis para o outro e vice-versa. Assim, nenhum recanto fica por limpar.

Limpar os vidros

Ter janelas amplas é perfeito. Os espaços ficam mais iluminados, arejados e modernos. No entanto, isto também significa que há mais vidros para limpar. Convém, por isso, ir limpando com alguma assiduidade para não acumular sujidade difícil de eliminar. A técnica do jornal é conhecida e uma das melhores. Ao contrário dos panos, o jornal não deixa pêlos. Não se esqueça de limpar a caixilharia. Pode primeiro aspirá-la ou passar um pincel de cerdas largas para remover o excesso. Limpe sempre o vidro de cima para baixo e escolha um dia sem sol para o fazer. O sol seca o produto rapidamente o que é contra-producente. Para sua segurança, não se empoleire na janela, nem em escadas ou cadeiras. Há rodos limpa vidros pensados para evitar essa situação.

Limpar as juntas da casa de banho

Para manter a casa de banho limpa ou, pelo menos, evitar a formação de manchas difíceis de sair, acostume-se a secar as superfícies húmidas e molhadas após a utilização. Se já é tarde demais e a sua casa de banho tem manchas, pode preparar uma solução com vinagre. Passe mais do que uma vez et voilá: pisos e azulejos reluzentes!

Não temos que ser obcecados pelas limpezas. Afinal de contas, a casa existe para ser vivida em pleno. No entanto, um ambiente limpo e organizado ta...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!