Casas modernas dos nossos dias

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Mas o que são afinal as casas modernas? Abordamos tantas vezes este assunto, sem que nos debrucemos a fundo no tema. A concepção de moderno é mais ou menos aceite pela maioria… Mas se lhe perguntarmos: o que é afinal uma casa moderna?… Pois lá está! É mais difícil respondermos a esta questão do que podemos pensar à partida. 

Não querendo complicar tomemos como moderno, o tipo de arquitectura que se faz nos nossos dias e claro cujo design, de alguma forma, nos surpreende. Partindo então deste pressuposto mostramos-lhe mais um conjunto de casas que faz as nossas delícias e fará, com certeza, as suas.

Está preparado para tirar meia hora do seu dia e sonhar?… Pois então, o momento é agora. Vamos a isso! 

Lugares idílicos

Então diga-nos lá… Esta é para si uma casa moderna? Não teremos a menor dúvida em afirmar que sim, e porquê? Porque olhamos para ela e é o que sentimos… Justo! As casas modernas têm precisamente esse efeito em nós, de imediato nos deixam num estado de fascínio. Este é um exemplo em grande, teremos de concordar. Em primeiro a sua localização é quase idílica, temos a sensação de que ela se situa num local que não é acessível à maioria e que por isso mesmo é um retiro de paz e calmaria Contudo também a arquitectura da casa nos toca, ela é uma espécie de rodoma que nos separa do mundo lá fora. Para finalizar – como se tudo o resto não fosse já mais do que suficiente – temos a piscina que será sem dúvida objecto de desejo de muitos. 

Imensidão azul

A imensidão de azul que nos invade o olhar é simplesmente fascinante, e a verdade é que este fenómeno acontece pelo facto da casa que vemos, ter umas linhas tão simples e despretensiosas que nos fazem dar ainda mais valor a tudo aquilo que a rodeia. De imediato o céu e o azul da piscina ganham uma dimensão maior acabando por nos transmitir uma sensação de natureza presente, de espaço exterior de qualidade. É verdade também a arquitectura de uma casa pode ser importante para olharmos à sua volta.

Ripas de madeira

Há qualquer coisa de mágico nas casas com ripas de madeira. Talvez seja o facto de nos remeterem para o universo das histórias encantadas, ou talvez seja simplesmente por nos fazerem sentir que são uma extensão da natureza, e por isso mesmo nos surpreendem. A arquitectura desta casa é sem dúvida motivo para nos fazer olhar com atenção redobrada, já que o encaixe dos dois cubos gigantes que a constituem é feito de forma singular, como se um pertencesse ao outro. Maravilhas da arquitectura, poderemos afirmar!

Sala a céu aberto

Neste exemplo que lhe apresentamos podemos percepcionar que a própria arquitectura da casa é pensada para criar uma espécie de sala – dentro de três paredes – a céu aberto. É sem dúvida interessante perceber que isto é precisamente o contrário do que costuma acontecer, ou seja, em vez de termos uma vista desafogada em volta, temos um recanto que nos permite não só olhar para o infinito, como também para dentro da nossa casa, através das paredes envidraçadas. Um experiência que será certamente muito interessante.

Um terraço no telhado

A casa que vemos na imagem tem uma construção em altura que respeita o terreno acidentado ao qual pertence, e o resultado não poderia ser melhor, é precisamente neste jogo entre terreno e construção que está a magia desta casa. Com um telhado transformado em terraço, a única coisa que poderemos desejar é passar longos fins de tarde neste espaço.

Casa museu

Quando olhamos para esta casa, com muita facilidade pensamos num museu de arte contemporânea com uma arquitectura sublime, que faça justiça às peças que lá se encontram. É mesmo uma obra de arte esta casa. De design muito minimalista, ela existe pela sobreposição de dois blocos, um em madeira e vidro e o outro em tijolo. Uma obra magnificente da arquitectura, teremos de concordar.

Pormenores coloridos

Ainda que não possamos ver esta casa na sua totalidade, temos a certeza – por aquilo que vemos – que esta será certamente uma casa que nos fará olhar e voltar a olhar. Na verdade aquilo que realmente nos surpreende é a divisão saliente que parece debruada a vermelho. Se fosse nos passados anos 90 diríamos que, certamente, seria uma marquise, actualmente arriscaremos num jardim de inverno. Suposições à parte, este é sem dúvida um pormenor cheio de cor que nos rouba a atenção.

A apontar para o céu

A primeira coisa em que reparamos quando olhamos para esta casa é inevitavelmente para o bico que o telhado exibe. Provavelmente será um espaço interior aproveitado para mais uma divisão, contudo do exterior, aquilo que realmente nos chama a atenção é esta forma rasgada que aponta em direcção ao céu. Uma opção arrojada que não será certamente para o gosto de todos.

Serenidade num piso só

Quando olhamos para esta casa a primeira coisa que nos vem à cabeça é uma estufa, o mesmo tipo de forma, paredes transparentes e um único piso que se estende ao longo de uma área mais ou menos vasta. Pois não há limites para a imaginação e a verdade é que, mais ou menos aproximada de uma estufa, esta é uma casa onde gostaríamos de passar dias e mais dias. Há uma serenidade intrínseca  que nos puxa e nos faz ali querer viver.

Casas imponentes

Terminamos com um exemplo em português no qual não há nada em particular que nos surpreenda, surpreende-nos o todo da casa em si. Recorrendo ao posicionamento de diferentes volumes geométricos esta é uma casa imponente que nos fará parar para contemplarmos com mais tempo. Uma obra arquitectónica de muito bom gosto e personalidade.

Gostou dos exemplos que lhe demos?! Partilhe connosco a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!