Truques simples para se divertir enquanto cozinha!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Cozinhar pode ser uma das actividades mais divertidas, sensuais e relaxantes que alguém pode ter – e já que temos que o fazer quase todos os dias, é mesmo bom que a transformemos em algo realmente agradável! Mas se é do tipo de pessoa que não acha assim tanta piada a fazer comida que no fim de contas nem lhe vai saber assim tão bem, vai ter que ler este artigo até ao fim. Sim, porque por incrível que pareça, pode divertir-se enquanto cozinha com pequenos truques que lhe apresentamos hoje!

Independentemente da queda natural que possa ter para os cozinhados, com certeza que em algum dia da sua vida vai precisar de preparar uns petiscos ou uma refeição a sério para impressionar amigos ou familiares, certo? Pode apostar em como isso vai acabar por acontecer, portanto o melhor mesmo é preparar-se para este acontecimento e enfrentar o desafio! Por outro lado, bem sabemos o quão monótona se pode tornar esta actividade – por muito que goste de a fazer, há dias em que daria muita coisa para que o jantar aparecesse na mesa, sem que para isso tivesse que se levantar do sofá, certo? Mas há sempre coisas que podemos fazer para a tornar mais divertida e vê-la menos como uma obrigação!

Put your records on!

Haverá alguma lide doméstica que seja aborrecida ao som de uma boa música? O segredo está mesmo em escolher um som que lhe agrade e ponha-o no volume máximo!! (vá, no máximo não, por causa dos vizinhos… mas ponha-o de maneira a que consiga ouvi-la onde estiver, independentemente do que esteja a fazer)

A música tem o poder de nos relaxar, fazer abstrair e divertir. É praticamente impossível, a dada altura, não encarar a colher de pau como se fosse um microfone e cantar a sua música preferida – com instrumentais e tudo! Além de poder libertar aquelas energias menos boas que foi acumulando ao longo do dia de trabalho, ainda corre sérios riscos de se divertir e, com jeitinho, perder algumas calorias com aqueles passos de dança fantásticos – mesmo que não tenha coragem de os mostrar em público. Portanto, comece por seleccionar uma playlist que lhe agrade e deixe que a diversão sonora se instale!

Sirva-se da sua bebida preferida

Caix Moldura de Vinho: Sala de jantar  por Culto Decor
Culto Decor

Caix Moldura de Vinho

Culto Decor

Apresentamos-lhe aqui vinho, mas não há limites para gostos! Gin tónico, água, espumante, vinho verde, sumo, martini… O importante mesmo é ir buscar o que mais gosta de beber, servir um copo para si e saborear esse néctar dos deuses durante a confecção da refeição em causa. A intenção é ir desfrutando a bebida ao longo do tempo, podendo acompanhar a comida com essa mesma bebida. Pode também ter à sua disposição uns snacks ou petiscos para ir picando e, desta forma, não ter o estômago vazio.

Tire fotos enquanto cozinha

Colher de pau: Cozinha  por Maria Tigela
Maria Tigela

Colher de pau

Maria Tigela

Bem sabemos como as redes sociais se apoderaram das nossas vidas. Uma das principais consequências deste fenómeno foi a criação da necessidade de partilharmos com amigos e conhecidos os passos que damos no dia-a-dia – sendo que há pessoas mais activas que outras, como é lógico. Se é do tipo de pessoa extremamente activa nas redes, com certeza que já se lembrou deste truque e tornou a confecção das refeições lá de casa muito mais prazerosa, mas se é do tipo mais desligada desse mundo, tente fazer isso. Verá que a quantidade de gostos e os comentários farão com que se entusiasme mais para fazer estar tarefa doméstica! Não se esqueça é de mostrar o resultado final depois!

Compre novas ferramentas para a cozinha

We love bambu!: Cozinha  por DeBORLA
DeBORLA

We love bambu!

DeBORLA

Há também um grande truque para que a vontade de se enfiar horas na cozinha a fazer os seus pratos preferidos apareça: a aquisição de novos utensílios! Panelas, formas para bolos, máquinas de cupcakes, copos de medição, panelas de pressão, saladeiras, canecas… é quase um vale tudo! Então se for daquelas pessoas que mal consegue esperar por chegar a casa e estrear tudo o que acabou de comprar, experimente dirigir-se a uma loja de produtos para a casa e deixe-se levar (dentro daquilo que a sua carteira aguenta) por essa veia consumista! Aconselhamos apenas que tenha cuidado para não comprar coisas de que não necessita ou às quais não vai dar grande uso, pois isso é só um desperdício de dinheiro.

Mantenha a área de trabalho limpa

Cozinha  por Quooker Deutschland GmbH
Quooker Deutschland GmbH

Quooker Schneidebrett säubern

Quooker Deutschland GmbH

Um dos maiores problemas no que toca a cozinhar é a quantidade de loiça suja que vamos deixando para trás. Este pode ser um dos motivos pelos quais as pessoas têm pouca vontade de pôr mãos à obra. Na homify ainda não descobrimos a fórmula mágica de fazer desaparecer a sujidade e ter sempre a loiça limpa e arrumada, mas podemos deixar-lhe a seguinte dica: conforme vai deixando de precisar dos utensílios, vá lavando-os (há muito que só precisam de ser passados por água mas que, ao serem juntados a outros com gorduras e com restos de comida, precisarão de ser lavados, dando mais trabalho). Não só vai poupar tempo como não terá que ter aquela visão de cozinha depois de passar um furacão. E isso vai incentivá-lo a utilizar mais a cozinha!

Dê temas a todas as refeições que cozinhar

Cozinha  por Chiara Ricci Design
Chiara Ricci Design

Food Design for Happy Living

Chiara Ricci Design

Ok, se calhar todas é muito tema… mas, de vez em quando, tematize as suas refeições. E porquê? Por vai deixar de olhar para elas como sendo apenas algo que tem que fazer e comer. Vai preocupar-se com outros aspectos, como a cor, a disposição dos alimentos no prato, a ordem pela qual vai comer, etc. Tal como as festas temáticas (que entusiasmam as pessoas e exigem um pouco mais de foco na festa), a comida temática resulta muito bem no que toca ao entusiasmo utilizado na sua confecção. Além disso, pode envolver a família ou os amigos convidados para que tragam coisas relacionadas com o tema, como acompanhamentos, decorações ou ainda as bebidas a serem consumidas durante a refeição. É uma excelente forma de tornar um jantar mais divertido, interessante e acima de tudo diferente!

E agora, está preparado para pôr mãos à obra?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!