No centro de todas as atenções, as mesas de centro!

Sara Sebastião Sara Sebastião
Loading admin actions …

Há mesas que gostam de ser o centro das atenções e as mesas de centro fazem sem dúvida parte desse grupo. As mesas de centro servem maioritariamente como apoio e arrumação, seja para guardar os comandos da televisão, que andam quase sempre perdidos no meio do sofá, ou para pousar as revistas e livros que anda a ler. Se tiverem as medidas certas são também imprescindíveis para pequenas refeições enquanto assiste ao seu programa favorito de televisão ou para juntar toda a família numa noite de jogos de tabuleiro. Entre redondas, rectangulares, de madeira ou de vidro opções não lhe faltam. Veja as nossas sugestões ao longo deste artigo.

De design

Neste open space que se divide entre sala e cozinha, as duas mesas de centro que ocupam a sala são verdadeiras peças de design. Menos para colocar objectos e mais como decoração, são os elementos que ligam o espaço. Neste espaço os objectos em madeira, como o aparador, o móvel da televisão estão em perfeita sintonia com as mesas de centro, criando um ambiente mais acolhedor. Veja como até os pés em metal dourado das mesas estão em harmonia com a cor das estantes também em dourado.

Mistura de tamanhos e cores

Salas de estar ecléticas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

ANTONIO CARLOS RESIDENCE

Mauricio Arruda Design

Numa sala que prima pela irreverência e onde a palavra de ordem é misturar, a mesa de centro tinha que ser algo diferente, moderno e inovador. Optou-se por juntar ao centro diversos bancos coloridos, com tamanhos e cores diferentes, mas todos com o mesmo design. Esta mesa de centro é sem dúvida uma das peças que se destaca na sala e uma óptima opção para quer prefere algo menos convencional. Apesar do pouco espaço para arrumação (mas também achamos que essa não era a ideia aqui), ainda conseguimos colocar nesta mesa alguns elementos decorativos como uma jarra com flores ou algumas velas.

Redonda

Sala Estar - Encosta do Douro: Salas de estar ecléticas por Ângela Pinheiro Home Design
Ângela Pinheiro Home Design

Sala Estar – Encosta do Douro

Ângela Pinheiro Home Design

As mesas de centro além de serem muito úteis na hora de receber os amigos são também elementos que podem completar a decoração do nosso espaço como flores, molduras, livros ou outros objectos decorativos que conferem estilo e personalidade. Um dos aspectos a ter em conta na escolha da mesa de centro devem ser as proporções, o tamanho da sua mesa deve ser proporcional ao espaço disponível e numa sala pequena pode até dispensá-las para não correr o risco de atrapalhar a circulação. Numa sala maior, como é o caso, pode até optar por ter duas do mesmo design, mas de tamanhos diferentes, são essenciais para preencher a sala e servir de apoio a alguns elementos decorativos como velas, livros e até uma pequena planta. As dimensões, cores e materiais encontram-se em total harmonia com o resto do espaço, tudo neutro, mas que não deixa de ser elegante.

Quadrada

Numa sala de grandes dimensões, pode arriscar no tamanho da sua mesa de centro, mas tenha sempre em atenção que a altura deverá acompanhar o assento do sofá. Os materiais não têm que ser necessariamente os mesmos, pode optar por algo diferente de modo a tornar a decoração mais interessante e com um toque mais pessoal. As mesas de centro de efeito lacado são provavelmente as mais utilizadas, como é o caso, especialmente em branco porque combina com quase tudo o resto. Dado o ambiente ter alguns apontamentos em cores fortes como o vermelho e o preto, a mesa em branco enquadra-se perfeitamente agora basta dar-lhe um toque de personalizado com flores, livros, pequenos objectos, não há nenhuma fórmula para a arrumação.

DIY

Hoje em dia sem dúvida que a tendência dos DIY está em alta e um dos materiais mais reutilizados são as paletes. Neste projecto do Tiago Patricio Rodrigues, a mesa de centro é uma palete, devidamente tratada e envernizada para se enquadrar no ambiente. Foram também colocadas umas rodas para que a possa movimentar na sala, assim quando tiver convidados ou crianças a correr de um lado para o outro, poderá colocá-la num canto. O apartamento é moderno, jovial e por isso este tipo de mesa enquadra-se na perfeição. Já está a pensar deitar mãos à obra?

Entre um repousa-pés e uma mesa de centro

Salas de estar ecléticas por ONE!CONTACT - Planungsbüro GmbH

Optar entre um repousa-pés e uma mesa de centro nem sempre é fácil e sabemos que as duas opções podem não funcionar, mas veja o exemplo desta sala. Dois repousa-pés, de medidas generosas e optou-se por uma estrutura em madeira que se sobrepõem a um deles e que funciona como mesa de centro e apoio. Apesar de não ser muito grande serve para o necessário, deixar os comandos da televisão à vista de todos ou para desfrutar de um café ao final da manhã.

Em madeira

Mesmo num estilo de sala mais minimal, a mesa de centro não é indispensável e se puder ser em madeira para tornar o espaço mais acolhedor tanto melhor. Esta mesa de centro é simples, rectangular e com pés de ferro, toda ao comprimento da lareira improvisada com velas e que conferem à sala um ambiente mais quente. Um cenário perfeito para os dias de Inverno…

Sem pés

Diz-se que a altura ideal das mesas de centro deve ser pelo assento dos sofás, mas as regras são mesmo para quebrar e esta mesa é um exemplo disso. Uma estrutura minimal, quadrangular assente no chão e um sofá com o mesmo conceito, aqui não há pés para ninguém, tudo está ao nível do chão. Tudo aqui transmite conforto, o ambiente, as cores, as linhas…

De espelhos

Numa sala elegante e clássica como esta poderá optar por uma mesa de centro espelhada. Este tipo de mesas revestidas de espelhos consegue dar um toque contemporâneo a qualquer decoração. Para que haja um equilíbrio entre o brilho da mesa e o resto do espaço, opte por materiais mais opacos, cores mais neutras, de forma a que a mesa possa ser o centro das atenções.

Uma antiga mala de viagens

Salas de estar ecléticas por HollandGreen
HollandGreen

Full House Renovation with Crittall Extension, London

HollandGreen

Como já referimos anteriormente as mesas de centro não têm que ser necessariamente mesas, pode optar por outro tipo de objectos que lhe possam dar algum apoio ou arrumação. Neste caso uma antiga mala de viagens foi o objecto escolhido para colocar no meio da sala de estar e fazer dela a mesa de centro/apoio para colocar algumas revistas. Para além da sua função de apoio, é um elemento de decoração e também de arrumação que não passa despercebido não fosse o seu ar tão cool e jovial, que se enquadra perfeitamente na restante decoração.

E agora, ainda acha que pode viver sem uma mesa de centro?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!