6 passos para ter um jardim segundo a teoria do Feng Shui | homify | homify 6 passos para um jardim Feng Shui
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3566:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

6 passos para ter um jardim segundo a teoria do Feng Shui

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Varandas, marquises e terraços ecléticos por Atelier delle Verdure Eclético
Loading admin actions …

Abordamos muitas vezes o assunto – Feng Shui – para o interior da nossa casa, mas a verdade é que este também existe no exterior, melhor dizendo no jardim. Como sabe a filosofia do Feng Shui procura um equilíbrio da energia tanto dentro, como fora de casa. Além disso, o Feng Shui é baseado nas forças da natureza, por isso, nada melhor do que começar pelo jardim. 

Neste sentido, se procura uma casa 100% Feng Shui, siga os nossos 6 passos para ter um jardim repleto de boas energias. E o tamanho não importa, o mais importante é a sensação de bem-estar, quando entramos e estamos nele.

Ora descubra tudo, já de seguida!

1. Ter uma fonte

No Feng Shui a água é um dos cinco elementos fundamentais de energia e vida. Sendo a água vital para mudar a energia. Por isso, tem uma ótima desculpa para comprar uma fonte para o seu jardim. Há vários tamanhos no mercado. 

Mas atenção a água deve fluir constantemente e não ficar estagnada ou suja, de modo a não contaminar a energia. Neste sentido, deve limpar e remover resíduos e folhas que possam cair na fonte. 

Veja como a fonte da imagem traz uma energia tão boa e mais não ouvimos o som, que é sempre tão agradável e relaxante. 

2. Flores frescas e saudáveis

Se o Feng Shui defende a vida, as flores devem ser então frescas e saudáveis. Assim, tenha diferentes tipos de plantas, para as diferentes estações do ano, de forma a ter um jardim sempre colorido e bonito. 

Um jardim Feng Shui deve ser decorado com plantas diversas, de diferentes tamanhos – altas, baixas, robustas ou finas. Isso permitirá que o jardim pareça diferente em qualquer lugar que olhar para ele. 

Nota: A lavanda é excelente para proteger contra as invejas, mau olhado gordo e más energias. Deve ficar na entrada de casa. 

3. Flores brancas

Pode optar por um jardim colorido, mas a cor predileta do Feng Shui é a cor branca. A quem defenda que a cor das plantas pode intervir na energia de casa. 

Em jeito de curiosidade saiba que as flores brancas atraem pessoas úteis, enquanto as azuis ou roxas são usadas para criar ou manter a riqueza da alma. As flores vermelhas e cor-de-rosa apelam ao romance. 

Quer ter uma mistura delas, não? 

4. Ter um jardim com formas

Jardins modernos por homify Moderno

Segundo o Feng Shui, um jardim não deve ter um aspeto quadrado, nem devem prevalecer linhas retas. Prefira criar um jardim com formas de ondas ou linhas curvas, como vemos na imagem acima. Assim, a energia poderá circular perfeitamente pelo espaço. 

Pequenos detalhes curiosos e que podem fazer a diferença, na sua forma de viver. 

5. Iluminação

Moradia na Rua do Salitre (Lisboa) Jardins tropicais por Visual Stimuli Tropical
Visual Stimuli

Moradia na Rua do Salitre (Lisboa)

Visual Stimuli

De acordo com os princípios do Feng Shui, mas também da decoração, a iluminação é um ponto fundamental e que nunca deve ser posto de parte, seja no interior ou exterior da nossa casa. 

No caso de um jardim, a iluminação natural abunde, como é óbvio, mas durante a noite, não tanto. Pode colocar candeeiros solares, não apresentam gastos eléctricos e iluminam o ambiente. 

6. Vários materiais

Sabia que o centro do seu jardim deve se manter livre? É verdade, o ideal é que esteja totalmente vazio, para que a energia circule livremente. Assim, não tenha plantas, árvores, bancos ou qualquer outro elemento no meio. 

Outra dica é que as pedras são excelentes para decorar um jardim Feng Shui, por ter baixa energia e conectar-se bem com as plantas, terra e flores. Crie um caminho com pedras.

Finalmente, se optar por um material para mobilar o seu jardim, preferia móveis de madeira. Este material mantém o equilíbrio do Chi no espaço, conjugando-se harmoniosamente com os elementos da água, terra e fogo.

Se gostou deste artigo, irá gostar de ler: 

10 dicas de Feng Shui para afastar más energias de casa

- Como aplicar o Feng Shui em sua casa?

8 truques de Feng Shui para atrair dinheiro para casa

Gosta de saber informações sobre esta filosofia ancestral? Vai pôr em prática?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!