A casa nova do bairro!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

É numa calma rua de Balham, um bairro situado a sul de Londres, que uma nova casa veio atribuir uma  vitalidade distinta e recente a este bairro. Esta é uma habitação extremamente contemporânea que contrasta com as restantes habitações tradicionais que caracterizam o bairro. Foi por isso que lhe chamámos a casa nova do bairro! O impressionante projecto, ficou a cargo do atelier Etc Urban, que se distingue pelo seu estilo moderno inconfundível, influenciado pelo espírito da Bahaus. No terreno onde se localiza agora um fantástico exemplo contemporâneo e moderno, outrora existia um bungalow dos anos 70, que foi reformulado e ampliado.

Venha conhecer este fantástico projecto de reabilitação e deixe-se apaixonar pela casa nova do bairro!

Volumes arrojados

Casas modernas por The Chase Architecture
The Chase Architecture

Front facade and entrance

The Chase Architecture

A fachada principal possui dois volumes principais, um em betão e outro revestido com madeira. A madeira cobre o piso superior, curiosamente este é o volume mais privado onde se concentram as zonas mais pessoais da habitação.

Os arquitectos procuraram manter a memória do bungalow pré-existente, e a verdade é que conseguiram! Embora este edifício seja completamente contemporâneo, facilmente conseguimos associar a relação entre ambos, que se manifesta no look acolhedor e confortável, que este edifício transmite.

Nesta imagem conseguimos ver a entrada principal que se revela extremamente discreta e subtil.

A face oculta

Casas modernas por The Chase Architecture
The Chase Architecture

Side elevation with cCorner staircase glazed lantern.

The Chase Architecture

Esta perspectiva torna bastante claro como este edifício é realmente privilegiado no que toca à iluminação natural. O facto do terreno de implantação ser um local sem construções em redor, permite que, praticamente todas as divisões desta habitação, possuam vãos orientados para o exterior. O resultado resume-se no seu interior, iluminado, ventilado e brilhante, três qualidades que todos apreciamos em qualquer habitação!

É assim que a casa se apresenta a quem passa nesta estrada, tímida embora distinta e arrojada!

Detalhes contemporâneos

Casas modernas por The Chase Architecture
The Chase Architecture

​ Corner staircase glazed lantern.

The Chase Architecture

Não podíamos deixar passar este detalhe magnífico, sem lhe dar o devido destaque. Um grande vão de canto, abre-se no interior na zona da escadaria, iluminando as áreas públicas de passagem da habitação.

A caixilharia é tão discreta e subtil, que mal damos por ela, o efeito é de facto, super especial. Chega até a ser poética, a forma como, através da madeira forte, emerge um grande envidraçado delicado!

Uma sala acolhedora

A sala de estar é um lugar fantástico e acolhedor! Delicado e feminino, este espaço nada tem que ver com a sua aparência exterior em betão. O mobiliário simples, conforma um espaço que se distingue pela sua subtileza e conforto. Os detalhes decorativos são arrojados e modernos mantendo uma linha estética cuidada mas, ainda assim, descontraída. 

A mesa central em madeira contrasta com a frieza transmitida pelos restantes objectos maioritariamente brancos. Também alguns apontamentos coloridos, como as almofadas ou as flores, conferem um toque colorido e jovem a esta sala de estar!

Cozinha feminina

A cozinha cinzenta resgata uma cor que se introduz na fachada, utilizando-a para conferir carisma e destacar esta zona da habitação.

Uma vez que a zona pública da habitação, isto é sala e cozinha, se localizam na mesma divisão, tornou-se pertinente destacar ambas as áreas, e para isso os arquitectos recorreram a cores e mobiliário distinto para os ajudar nesta tarefa. Também a iluminação é um factor decisivo neste processo, e rapidamente nos apercebemos de como a iluminação da mesa de cozinha é dinâmica e distinta, sinalizando um espaço diferenciado e único!

Descanso com classe

Contrariamente ao que esperaríamos deste projecto, o quarto principal é robusto e masculino e representa um local realmente acolhedor. A cama em madeira é uma peça especial, a sua cor quente e forte envolve e transmite uma sensação de protecção única.

O ambiente que se respira é clássico sem nunca perder o seu toque contemporâneo que permanece visível nos pequenos detalhes.

Detalhes luminosos!

Nesta perspectiva é possível vermos o efeito que a janela de canto reflecte no interior da habitação. Um espaço luminoso e especial, que torna o percurso da escada bastante mais interessante e dinâmico.

Os lugares de passagem são, por vezes negligenciados, talvez por serem locais apenas de passagem. Neste caso vemos precisamente o contrário, uma homenagem, uma exaltação, um percurso magnífico e iluminado que faz toda a diferença na vivência da habitação. Existe também uma cadeira, perfeita para uma leitura, devido à excelente iluminação deste espaço.

Este exemplo mostra-nos o potencial dos corredores e dos lugares de passagem! Ficou convencido? Então verifique neste livro de ideias, fantásticas opções para corredores mais dinâmicos e funcionais!

O que achou desta grande transformação?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!