8 erros que se cometem regularmente ao pintar a casa 8 erros que se cometem regularmente ao pintar a casa

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

8 erros que se cometem regularmente ao pintar a casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Paredes  por CUSTOMS handmade,
Loading admin actions …

Quando pensamos em remodelar a nossa casa ou em mudar minimamente um ambiente, uma das ideias que nos ocorre de imediato é pintar. Pintar, nem que seja apenas uma parede, tem logo um grande impacto num espaço e é uma coisa que podemos fazer nós próprios sem gastar muito dinheiro. 

Pintar uma parede pode parecer uma tarefa fácil – e a verdade é que é – mas há erros típicos que estragam o resultado final. Como queremos que consiga alcançar a cor perfeita, vamos partilhar consigo alguns destes erros. 

Veja quais são.

1. Começar logo a pintar

Então mas o propósito não é pintar? Sim, claro. Mas, o primeiro passo é preparar a parede para a pintura. A preparação inclui lixar, arranjar as irregularidades, solucionar problemas de humidade, limpar e utilizar o primer para conseguir uma melhor aderência e durabilidade das tintas. Também devemos proteger os móveis e os detalhes como tomadas e esquadrias. Embora a preparação seja um trabalho que requer rigor, asseguramos-lhe que vale a pena. Uma pintura nunca ficará bem sobre uma parede que não tenha sido previamente preparada. 

2. Poupar em tinta

Não há nada pior do que estar a pintar uma divisão e ficarmos a meio sem tinta. Sobretudo se a cor for preparada especialmente para nós, é fundamental calcular bem as quantidades e, inclusive, pensar sempre em comprar uma lata extra para assegurarmos a quantidade necessária.

3. Escolher um dia de chuva

Paredes  por CUSTOMS handmade,
CUSTOMS handmade

Espacios decorados by Wallart

CUSTOMS handmade

Deve evitar pintar a sua casa num dia de chuva ou de muito humidade. Apesar de sabermos que pintar a casa requer tempo, que nem sempre nos sobra, parte de um bom trabalho tem a ver também com as condições em que seca a tinta. Por isso, evite dias húmidos e espere por um dia bonito para pintar. 

Temos aqui algumas soluções para combater a humidade.

4. Mergulhar o pincel na lata

Jardins  por Pop Arq,

Um erro comum é colocar o pincel dentro da lata, fazendo com que ele toque no fundo. O excesso de tinta é um desperdício e pode fazer com que a pintura não fique bem. Mergulhe apenas dois terços das cerdas do pincel. 

5. Pintar sem deixar secar

É um erro comum dar várias demãos sem deixar secar correctamente cada uma. Se queremos obter uma boa cor, é preciso ter paciência e deixar secar bem a superfície antes de passar a segunda demão (ou mais). Uma boa forma de acelerar o processo é manter as portas e janelas abertas e ligar uma ventoinha.

6. Cores estridentes por todos os lados

Quartos  por PLATZ,

Pode sempre pintar uma das paredes com uma cor vibrante, mas não abuse dessa cor sob pena de sobrecarregar o espaço e de se acabar por cansar dele a curto-prazo. Use-a apenas numa parede e combine essa cor com outras mais claras ou neutras. 

7. Escolher uma combinação que só fica bem na nossa cabeça

Paredes  por Madame Ant,
Madame Ant

Dark ceiling

Madame Ant

Se quer escolher cores fora de comum, faça primeiro testes, pedindo amostras nas lojas e/ou guiando-se por catálogos. Também pode, claro está, pedir a opinião de um profissional. Muitas vezes, pensamos em combinações que resultam na nossa cabeça, mas que na prática não funcionam ou porque não se adequam ao ambiente ou porque ele não tem luz suficiente para que elas sobressaiam em pleno, entre outras razões.

8. Outras considerações

Antes de começar a pintar, assegure-se que tem os materiais prontos. É preferível investir em materiais de boa qualidade para que a pintura fique o melhor possível e tenha durabilidade. Também é importante escolher um dia em que não esteja muito calor visto que, por mais ventilada que a divisão esteja, os cheiros tóxicos misturados com o calor podem fazer-nos mal. O ideal é até colocarmos um lenço em torno do nariz e da boca para não os respirarmos de forma tão directamente, independentemente do estado do tempo. Os bons resultados conseguem-se com dedicação e paciência. Faça as coisas com calma.

A propósito, veja aqui 10 cores para pintar a sua casa.

Já cometeu algum destes erros? O que acrescentaria à nossa lista?
Casas  por Casas inHAUS,

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!