Mansão de tranquilidade garantida

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

No livro de ideias de hoje vamos até à paradisíaca zona de Tulum, no México. Vamos visitar um complexo turístico sustentável situado junto à praia e que conta com todos os serviços dignos de um alojamento exclusivo. Um projecto que certamente inspirará todos aqueles que procuram ideias para construir a sua casa de sonho e que esteve a cargo do estúdio Specht Architects sediado no Texas, Estados Unidos da América.

Localizado dentro do parque nacional de Tulum, o complexo está num lote estreito, próximo de uma baía protegida. Por isso mesmo o seu projecto foi pensado e executado de forma a possuir a maior auto-suficiência energética possível e a ter uma imagem exterior que entrasse em harmonia com o local de construção, herança e património da cultura Maya. Vamos conhecer este belo lugar de inspiração, onde a tranquilidade está garantida.

Cozinha de casa de praia

A entrada para esta propriedade faz-se por um caminho com densa vegetação que nos conduz a um grande espaço que acomoda a área de refeições e a cozinha que se abre através de grandes portas deslizantes de vidro ao exterior, mais propriamente, à praia.

A cozinha é de desenho linear e possui um espaço de trabalho complementado com uma grande ilha central. A superfície de cimento liso tem um carácter moderno que contrasta com a madeira utilizada no mobiliário e no revestimento da parede. O cenário fica completo com os três candeeiros suspensos por cima da ilha. Adjacente à cozinha, a sala de jantar possui uma grande e maciça mesa de madeira acompanhada por dois bancos corridos com capacidade para um máximo de oito pessoas.

Sala espaçosa e aberta ao exterior

O piso térreo, para além de acolher a cozinha e a zona de refeições que vimos na primeira imagem, possui também uma sala de estar. Uma sala moderna, espaçosa e luminosa, a partir da qual se pode admirar o terraço e a praia. O espaço onde, uma vez mais, os elementos de carácter moderno contrastam com os materiais rústicos do mobiliário, é extremamente confortável e acolhedor. Estamos perante um ambiente que, graças a uma enorme abertura para o exterior, vive repleto de luz, cores e aromas da natureza.

Terraço fantástico

Desta perspectiva podemos ver a cozinha, a zona de refeições e a sala de estar, que se fundem com um grande e fantástico terraço exterior. Este complexo turístico possui espaços de uso comum e entre eles está o da piscina e solário que vemos na imagem. Um paradisíaco ambiente de ar livre, onde se pode desfrutar de uma refrescante piscina rodeada de palmeiras e de um imenso céu azul.

Quarto com vista para o mar

Agora passamos ao piso superior e vamos conhecer um dos quartos deste complexo localizado em Tulum. Este quarto integra uma cama muito romântica de estrutura com dossel e um sofá cama. A roupa de cama e as almofadas escolhidas apresentam diferentes tons de cor terra que vão ao encontro da natureza que rodeia a casa. A madeira é um elemento que sobressai, tal como acontecia no piso térreo. Uma ideia muito acertada para criar ambientes frescos, naturais e ao mesmo tempo acolhedores.

Varandas

Os quartos do piso superior expandem-se até ao interior por intermédio de varandas partilhadas. Varandas perfeitamente desenhadas para desfrutar, tanto das vistas até ao mar, como do agradável clima nocturno de Tulum. Se prestarmos atenção, percebemos que a madeira continua a ser o material predominante, marcando presença no piso, pois além de ser uma material esteticamente apelativo é também resistente, duradouro e fácil de manter e limpar em exteriores.

Casa amiga do ambiente

Esta imagem mostra-nos uma vista superior desde a varanda do terceiro piso. Daqui podemos ver tudo o que anteriormente visitamos com maior detalhe. É importante mencionar que a distribuição deste complexo permite a ventilação cruzada nos ambientes, a fim de diminuir o uso de equipamentos de refrigeração. Além disso, na cobertura, existem painéis fotovoltaicos e um sistema que recolhe e armazena água da chuva. Assim, a casa reduz o seu impacto no ambiente, fazendo um uso mais eficiente dos recursos naturais disponíveis.

O que achou deste complexo turístico? Já imaginou o que seria passar umas férias neste paraíso? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!