Uma casa de sonho quase impossível

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje na homify conheceremos uma casa que, dentro das restrições do projecto e do contexto urbano, obrigava a que existisse forçosamente um telhado de duas águas, mas cujos proprietários desejavam a simplicidade e elegância de um tecto plano. Esta casa situada em Dortmund, na Alemanha, apresentou um verdadeiro desafio aos arquitectos do estúdio Schamp& Schmaloer que, graças às suas ideias refinadas e à sua criatividade conseguiram solucionar o problema de forma totalmente satisfatória para os clientes. 

O que fazer se você, como proprietário, desejar uma casa de tecto plano, mas o projecto só permitir telhados de duas águas? Foi desse desafio que ficaram encarregues os especialistas de arquitectura escolhidos, que tinham em mãos a complexa tarefa de tornar possível a casa de sonhos dos seus clientes. Nas área de construção os tectos planos não são permitidos, pelo que os arquitectos chegaram a uma solução e sem mais demoras, decidiram-se por um telhado de galpão com ruptura, que cumpre com rigor todos os códigos de construção exigidos, mas ao mesmo tempo, actua como o tecto plano tão desejado. Um projecto verdadeiramente criativo e impressionante.

Jardim posterior

Casas modernas por SCHAMP & SCHMALÖER
SCHAMP & SCHMALÖER

Gartenseite Haus F+H

SCHAMP & SCHMALÖER

Começamos a nossa visita do lado do jardim. Neste caso, a casa familiar com grandes janelas, expande-se para o exterior de forma impressionante com um projecto completamente moderno e de baixo custo. A partir desta perspectiva, o edifício conta com um desenho estilo Bauhaus de tecto plano (na verdade, é um tecto reprimido, como veremos na próxima imagem).

A casa, através das suas linhas simples, satisfaz plenamente os desejos dos proprietários, as exigências do regulamento de construção local e encaixa perfeitamente na restante vizinhança. Uma característica especial são as grandes janelas e portas em vidro que permitem uma vista para o jardim e para os campos dos arredores, estabelecendo uma comunicação entre a paisagem e o interior.

Fachada principal

Casas modernas por SCHAMP & SCHMALÖER
SCHAMP & SCHMALÖER

Eingang Haus F+H

SCHAMP & SCHMALÖER

Estando à frente da casa de 157m² podemos ver que, na verdade, o tecto não é plano. Aqui vemos o beiral do telhado da cobertura que é interrompido por grandes clarabóias que inundam o interior com luz natural. Este lado da casa apresenta ainda um desenho muito moderno e contemporâneo, com linhas simples e repleto de beleza e elegância.

Interior aberto

Salas de estar modernas por SCHAMP & SCHMALÖER
SCHAMP & SCHMALÖER

Galerie, Wohnzimmer, Kamin Haus F+H

SCHAMP & SCHMALÖER

O interior da casa desenha-se numa planta aberta, moderna, com áreas amplas e luminosas. No piso térreo existe uma grande sala, que se une na perfeição com a zona de refeições e com a cozinha, assim como com o corredor e, graças aos tectos de dupla altura, criaram-se espaços de grande extensão e amplitude. A forma e a cor continuam a ser discretas, mantendo uma linguagem coerente com o exterior. Outra característica importante deste espaço são as paredes e volumes de cimento, que formam a estrutura da escada. A sala conta ainda com uma moderna lareira com acabamentos em madeira de alta qualidade, reforçando o ambiente acolhedor e familiar da casa. 

Cozinha contemporânea

Cozinha  por SCHAMP & SCHMALÖER
SCHAMP & SCHMALÖER

Küche Haus F+H

SCHAMP & SCHMALÖER

A cozinha de plano aberto é um sonho. Um espaço moderno, de enorme qualidade estética e bastante funcional. Para maximizar a praticidade do estilo minimalista e as suas formas rectilíneas, foi instalado mobiliário de alta qualidade em tons de branco brilhante, com uma grande quantidade de espaços para armazenamento. Uma vez mais, o piso de madeira torna o ambiente confortável, acolhedor e familiar. Um ambiente que brilha ainda mais graças à iluminação natural, que entra pela janela horizontal localizada numa das paredes laterais.

Corredor

No piso superior encontramos um pequeno corredor que distribui os espaços e comunica com as áreas privadas. O desenho aberto permite ter vista para o piso térreo e para o exterior, graças às grandes janelas que comunicam com o jardim e a paisagem. O design de carácter industrial prevalece nesta zona graças aos elementos metálicos das estruturas de protecção em ferro negro. Uma cadeira de intenso verde dá um toque divertido e colorido a um espaço cuja jovialidade é reforçada por um grande e moderno candeeiro redondo suspenso no tecto.

O que achou da solução encontrada para construir esta casa dentro das regras impostas? Agrada-lhe a estrutura do edificio e a forma como está decor...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!