por Bartolucci Architetti

Um irresistível sótão 'shabby chic'

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Este projecto do estúdio Bartolucci Architetti visou a transformação de um sótão antigo e abandonado, num espaço bonito e elegante. De acordo com as solicitações dos clientes, a ideia passava por ter uma atmosfera romântica e de sonho. Na verdade, este pequeno apartamento em estilo ’shabby chic’ atingiu plenamente o objectivo.

Não se tratou simplesmente de um retoque ou da renovação do mobiliário, mas sim de um trabalho muito mais substancial que mexeu com todo o espaço, inclusivamente com a estrutura. O telhado foi reconstruído com uma nova forma, o que permitiu uma melhor e mais eficaz utilização do espaço e ainda a criação de um belo terraço. O material utilizado foi a madeira que aumentou a qualidade e beleza do espaço interior e, ao mesmo tempo, permitiu, pelas suas características, uma maior economia energética.

Á primeira vista

  por Bartolucci Architetti
Bartolucci Architetti

Mansarda open space

Bartolucci Architetti

Este espaço aberto, beneficiando de uma exposição solar que só um plano elevado pode garantir, é totalmente inundado por luz natural. O que nos impressionou de imediato foi a estrutura do tecto. As belas vigas de madeira pintadas de branco oferecem uma aparência acolhedora e romântica ao ambiente. O piso, todo em ripas de madeira de carvalho, é a melhor escolha para um espaço como este, pois oferece-lhe calor e conforto, encaixando na perfeição no estilo decorativo.

A partir desta imagem podemos ver o terraço, cuja implementação foi possível graças à renovação do telhado. Outro aspecto importante e decisivo foi o cuidado na escolha do mobiliário e dos acessórios: o pequeno armário de madeira com espelho é um verdadeiro deleite e é exemplo disso.

Sala de estar: parte I

O recanto da sala de estar é iluminado por luz natural, fruto das duas janelas que existem atrás do sofá. O grande cuidado que os arquitectos tiveram na projecção deste espaço é perceptível em pormenores de construção como por exemplo a parede da biblioteca que possui uma luz embutida e é concebida como uma peça fixa, tornando-se deste modo parte integrante e importante da estrutura.

A forma como o mobiliário foi escolhido e/ou concebido oferece ao espaço uma mistura entre o estilo informal e romântico.

Sala de estar: parte II

  por Bartolucci Architetti
Bartolucci Architetti

soggiorno con camino

Bartolucci Architetti

Deste ângulo podemos perceber mais alguns detalhes do delicioso sótão. É possível ver melhor o acesso ao quarto, concebido de forma a que a biblioteca funcione como separação dos dois ambientes. Mas acima de tudo, mostra-nos uma parte fundamental do projecto, indispensável num pequeno sótão de carácter tão romântico: a lareira. Colocada na mesma parede que serve como suporte para a biblioteca, possui ainda três pequenos espaços para armazenamento de lenha. Um canto pensado e desenhado na perfeição, que deixa qualquer um rendido.

Casa de banho

A casa de banho é um espaço moderno, bastante básico e, na verdade, de tamanho muito reduzido, que possui um elegante piso antracite. O móvel do lavatório é construído em madeira e possui uma imagem retro inspirada no mobiliário dos anos 60, o que dá um certo carácter ao ambiente. Sobre ele, um grande espelho ajuda a encher de luz o pequeno espaço, oferecendo-lhe uma maior sensação de amplitude.

Terraço

  por Bartolucci Architetti
Bartolucci Architetti

terrazza a tasca sul tetto

Bartolucci Architetti

Estamos, finalmente, na área mais espectacular da casa: o terraço. Não seria possível conseguir este espaço sem a reestruturação do telhado que foi ligeiramente levantado – tal como o interior da casa – de forma a assegurar maior conforto e protecção contra os agentes atmosféricos adversos.

Neste pequeno cantinho de paraíso não se perde o estilo e a atmosfera romântica existente no interior: os móveis são em estilo inglês e a natureza toma conta de todo o espaço, levando a nossa imaginação numa viagem até aos exuberantes jardins da realeza. O que mais poderia desejar se pudesse tomar o seu pequeno almoço num espaço tão mágico como este?

E você, ficou conquistado por este pequeno canto de paraíso? Deixe-nos os seus comentários. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!