Como criar o seu próprio estilo para o interior da sua casa

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Sentirmo-nos em casa é muito mais do que pôr a chave na porta e entrar numa habitação. Estar em casa envolve mais do que isso: implica sentirmos que estamos num espaço feito à nossa imagem, onde a nossa personalidade se encaixe e onde sentimos que podemos ser nós próprios, sem censura e sem julgamentos. Além disto, a nossa casa deve ser um espaço que reflicta aquilo que somos, com todas as vantagens e desvantagens que isso possa acarretar – e dizemos isto porque se para uns é impensável ter um copo fora do sítio, para outros é impossível viver num espaço completamente imaculado, como se de uma casa de revista se tratasse. É preciso sermos realistas e percebermos o que melhor se enquadra na nossa maneira de ser e no nosso dia-a-dia. Com isto, surge a necessidade de personalizarmos o espaço. Mas nem sempre esta é uma tarefa fácil e simples… Por vezes, podemos andar a navegar à toa entre estilos e pode levar imenso tempo a encontrar o nosso, por isso hoje deixamos-lhe aqui algumas dicas de como criar o seu próprio estilo de decoração lá para casa. Vamos a isso?

Use materiais distintos

Casa em Sao Francisco - Potrero Hill: Cozinhas ecléticas por Antonio Martins Interior Design Inc
Antonio Martins Interior Design Inc

Casa em Sao Francisco – Potrero Hill

Antonio Martins Interior Design Inc

O contraste de materiais também é uma boa forma de tornar a sua casa mais sua, por uma razão simples: é improvável que veja essa exacta combinação, no mesmo compartimento da casa de outra pessoa! Além do mais, é preciso ter alguma coragem para misturar certos materiais, pois corremos sempre o risco de destoarem completamente e esta conjugação não resultar nada bem, por isso implica que a pessoa tenha uma personalidade algo forte e determinada para que nada a faça desistir desta decoração. Pode escolher os contrastes entre o chão e paredes, bancadas e ilhas, janelas e portas, assentos e mesa – pares que normalmente aparecem na nossa casa devidamente conjugados.

Utilize mobiliário e acessórios encantados

Haverá coisa melhor e mais personalizada que dar uma nova vida a uma peça decorativa ou a uma mobília antiga? Aqui vale tudo: cadeiras, mesas, camas, armários, molduras, quadros… Veja-se este exemplo, onde de um antigo móvel de televisão se fez um mini-bar para a sala de estar! Fantástico, não acha? O melhor desta nossa primeira sugestão é que em qualquer feira de segunda mão ou em qualquer site de venda e troca de artigos se encontram pequenas grandes relíquias como esta, no caso de não existirem em casa dos seus pais ou dos seus avós. O pior mesmo, para além da possível falta de criatividade, é saber como tratar os materiais e transformá-los, de modo a que continuem funcionais. Mas não se preocupe: nada que um bom tutorial na internet não ajude!

Escolha cores que lhe assentem bem

Outro passo que reflecte bem a sua própria personalidade é a escolha acertada de cores para os diferentes espaços da casa. Porque nem toda a gente gosta de cores vibrantes ou da calma transmitida pelos tons pastel, é importante que perceba o que prefere para cada divisão. Se gosta de um bom padrão, mas tem medo de se cansar facilmente dele, opte por utilizá-lo em áreas mais pequenas e talvez amovíveis, como almofadas ou quadros; se o que o satisfaz mesmo é uma casa cheia de cor, pode usar bases estampadas com elementos decorativos por cima, como a parede apresentada aqui pela designer de interiores Ana Rita Soares.

Varie entre formas e estampas

Quinta de Cravel | 2008: Casas de banho modernas por Susana Camelo
Susana Camelo

Quinta de Cravel | 2008

Susana Camelo

Outra maneira de fazer bons contrastes é promover o encontro entre formas e/ou estampas fortes! Como na fotografia acima, podemos observar o encaixe perfeito deste pousa-pés de linhas ultra clássicas na casa de banho que berra modernidade. Aqui, até as cores fortes e lisas das parede reclamam a mesma atenção que o estampado trabalhado do pequeno móvel. Como se não bastasse, temos os pés deste bem trabalhados, que contrasta imenso com o tampo e o lavatório lisos da casa de banho. E como se isto ainda não fosse suficiente, eis se não quando se tira a utilidade principal do pousa-pés para lhe dar o papel de prateleira! Nós por cá achamos fantástico este pormenor! Não concorda connosco?

Combine estilos diferentes

Uma casa antiga repleta de cor: Salas de jantar modernas por Architect Your Home
Architect Your Home

Uma casa antiga repleta de cor

Architect Your Home

Ainda no seguimento dos dois pontos anteriores, temos a conjugação de estilos diferentes. Neste caso específico, conseguimos perfeitamente desfrutar deste ambiente delicioso, não acha? Aos olhos dos mais distraídos, é apenas uma sala de jantar aconchegante, quente e onde dá vontade de estar e de ficar. Mas para os mais atentos, vemos o que é que nos provoca esta sensação agradável: a existência harmoniosa de duas eras. Se por um lado temos um friso de azulejos e outro de pedra misturados com o piso em madeira, por outro temos a mobília de traços modernos que assentam que nem uma luva no espaço!

Atreva-se a mostrar-se

Salas de estar escandinavas por alba najera
alba najera

CG 3D DISEÑO DE UN INTERIOR

alba najera

Sabemos que nem toda a gente gosta de se expôr, mas na sua casa pode relaxar e estar mais à vontade. Isto porque o ideal para que tenha o seu espaço personalizado ao máximo é deixar-se revelar um pouco pela decoração que o envolve. Algumas sugestões que lhe podemos deixar são a colocação de quadros, fotografias ou frases motivadoras nas paredes ou a exposição de peças de artesanato realizadas por si (e aqui podemos incluir almofadões, mobiliário, estatuetas, entre outras). Não só terá a casa realmente personalizada, como ainda corre o risco de ouvir elogios tecidos pelos seus amigos e familiares às coisas que tem a servir como decoração!

Escolha peças de arte

LIVING ROOM - DETAIL DECORATION: Sala de estar  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

LIVING ROOM – DETAIL DECORATION

Home Staging Factory

Escultura, pintura ou até um poema escrito na parede – toda a espécie de arte vale! Se for feita por si ou por algum amigo/familiar fica ainda mais bonito e pessoal!

Seja original

Corredores e halls de entrada  por HPONCE ARQUITECTOS
HPONCE ARQUITECTOS

Escalera – B+H45

HPONCE ARQUITECTOS

A originalidade é algo que retira toda e qualquer monotonia da sua casa. Seja original e crie algo diferente para a decoração, como esta fantástica parede de azulejos variados! Já alguma vez viu alguma? Quase que apostamos que não. E no entanto não está um máximo? Absolutamente genial!

É agora que vai criar o seu próprio estilo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!