Opções para acomodar hóspedes lá em casa

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Ter visitas em casa é, na nossa opinião, uma das melhores coisas para mexer provisoriamente com a rotina e animar o fim-de-semana! Criar um novo sistema de refeições, ementas, horários, partilha do espaço ou até desligar a televisão para ocupar o serão com gargalhadas e histórias de vida faz com que a nossa capacidade de adaptação seja trabalhada. Por muito trabalho que dê receber amigos ou família, são raras as pessoas que no final não sentem o coração um bocadinho apertado por aqueles dias de algazarra já terem acabado…

Para que os seus convidados saiam da sua casa com essa mesma sensação de vontade de voltar, há que saber recebê-los e isso começa na preparação do espaço onde vão dormir. Bem sabemos que, nos dias que correm, a maior parte das pessoas não se pode dar ao luxo de ter um quarto única e exclusivamente para utilização dos potenciais hóspedes, pois todo o espaço é pouco quando as casas são pequenas. No entanto, há sempre maneira de dar a volta à situação e proporcionar às nossas visitas o maior conforto que lhes podemos dar. Hoje, com este tópico em vista, a homify traz-lhe várias opções para acomodar os seus hóspedes lá em casa. Há sugestões de todos os tipos, por isso fique connosco e leve a ideia que mais lhe convier consigo!

Quarto de hóspedes com cama

HAPPY HOME 2014: Quartos mediterrânicos por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

A primeira opção, para casas com mais assoalhadas e com menos necessidade de os transformar em quartos de arrumos, escritórios ou outras áreas, é o quarto de hóspedes tradicional. Mobilado como um outro qualquer quarto, não reflecte nada de novo nem tem grandes segredos. É o ideal, até porque (para além de não precisar de desalojar ninguém do seu quarto nem ocupar a sala ou o espaço de trabalho com camas) pode tê-lo sempre preparado, com a cama feita, armários desocupados e toalhas limpas à disposição. Mas como nem toda a gente tem a possibilidade de ter um quarto deste tipo fechado em casa, vamos espreitar as próximas sugestões.

Sofá-cama no quarto

No caso de ter um quarto a mais (e independentemente do uso que lhe dê no dia-a-dia), sugerimos que o equipe com um sofá-cama, que terá duas funções simples: servir de apoio para pousar coisas, servir de assento e ainda servir de cama para quando surgem visitas que pernoitem lá por casa. A ideia é ter um espaço funcional para o seu quotidiano e que facilmente se transforme num quarto quando necessitar dele. Desta maneira, não precisará de alterar muito a divisão e ao mesmo tempo não terá um quarto completamente direccionado para as suas visitas, não havendo a sensação de desperdício de espaço.

Sofá-cama na sala de estar

Quarto  por Gamamobel Spain
Gamamobel Spain

Gamamobel Sofa-Bed: Sleep 2

Gamamobel Spain

Na impossibilidade de ter um quarto com as características do exemplo anterior, pode recorrer ao clássico sofá-cama na sua sala de estar. É um clássico apenas e somente na medida em que já é uma peça de mobiliário utilizada há anos por várias famílias – mas estes sofás têm vindo a sofrer alterações giríssimas, ganhando formas bonitas e atraentes através das suas linhas modernas. Fica assim com um sofá dois em um, já que é um elemento quase obrigatório nas nossas salas e portanto não será considerado um encargo extra no momento da sua aquisição. Mais: ao continuar a ler o nosso artigo, verá como as opções dentro deste tipo de sofá são variadas, mesmo para encaixar nos gostos de qualquer pessoa!

Sofá-cama de canto na sala de estar

Apartamento em Sintra: Salas de estar modernas por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento em Sintra

MUDA Home Design

Dentro da sua sala de estar pode ainda variar o ambiente com um sofá diferente e que cumpra da mesma forma o papel de cama para as suas visitas. Os sofá de canto estão muito na moda – e é fácil perceber porquê! Super confortáveis, ergonómicos e bonitos, com linhas direitas ou linhas mais arrojadas, com cores lisas ou com padrões, são peças de mobiliário altamente versáteis. Não só ocupam um espaço que se poderia tornar morto, como ainda emolduram a sala. Além disto, a sua chaise-longue permite um assento confortável no dia-a-dia e uma cama de solteiro, sem que seja preciso alterar a sua estrutura. Se adquirir um sofá deste género que tenha uma estrutura móvel por baixo, facilmente terá uma cama de casal, precisando apenas de retirar a mesa de apoio da frente do sofá (caso esta exista).

Poltrona transformada em cama de solteiro

Sala de estar  por Sawazki und Neufeld GbR
Sawazki und Neufeld GbR

Chaiselongue Hawaii von sessel-manufaktur.de

Sawazki und Neufeld GbR

Mas nem só de sofá se fazem as camas dos nossos hóspedes, por isso apresentamos-lhe esta fantástica ideia: uma poltrona polivalente que rapidamente se altera para uma cama de solteiro! Aqui, as opções também são variadas e pode optar por uma poltrona de duas peças, como a apresentada na imagem, ou por um corpo inteiro que se desdobre e se transforme na cama que pretende. Podem não ser a solução mais confortável, mas se for por uma noite ou duas temos a certeza de que o seu convidado não se vai importar! E para a sua vida diária acaba por ser uma opção funcional e útil, principalmente se tiver pouco espaço na sala ou no escritório para colocar um sofá-cama normal.

Colchões disponíveis

No fundo, o importante é mesmo que haja espaço para toda a gente! Camas mais ou menos confortáveis, é preciso é que as nossas visitas tenham um colchão para dormir. Por isso, a nossa última sugestão vai para a aquisição de colchões que sejam facilmente empilháveis ou distribuídos pelo chão livre da casa! No quotidiano, podem estar presentes sob a forma de sofá informal ou já como cama de hóspedes; no caso de ser possível, guardá-los numa arrecadação também é uma boa ideia (tenha atenção às condições do espaço, nomeadamente no que toca à humidade). Dependendo da sua estrutura, podem ser enrolados e utilizados como decoração da casa (almofadas, por exemplo). Há ainda a hipótese de colchões insufláveis (facilmente guardados nas suas caixas, mas para os quais é necessário ter uma bomba – de pé ou eléctrica – para serem enchidos) ou outros utilizados para campismo. Em último caso, vários cobertores grossos sobre um tapete mais ou menos fofo também desenrasca bem uma cama rápida!

Qual a opção que melhor se enquadra na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!