Cozinhas modernas, as melhores amigas para as suas refeições

Sara Sebastião Sara Sebastião
Loading admin actions …

Decorar ou remodelar uma cozinha não será provavelmente tarefa fácil, mas é para isso que a homify cá esta. A cozinha nunca foi local a que se desse muita importância desde que tivesse o essencial para cozinhar, afinal pensava-se que era um sítio onde se passava pouco tempo. No entanto, com o decorrer dos anos temos vindo a presenciar que as cozinhas estão a tornar-se cada vez maiores, mais amplas, mais funcionais como assim devem ser. Deixaram de ser locais reservados aos moradores ou empregados e passam a ser espaços expostos, open spaces, que incitam ao convívio. A luz natural, o conforto, os materiais e a funcionalidade devem ser alguns dos aspectos a ter em conta quando está a escolher a sua cozinha. Temos a certeza que com uma cozinha mais moderna será meio caminho andado para que o tormento de cozinhar para a família se torne em algo que realmente lhe dá prazer.

Em preto

Ao olhar para esta cozinha, temos uma frase para lhe dizer, não tenha medo de arriscar! Isto porque ao pensarmos numa cozinha moderna pensamos muitas vezes numa cozinha branca e imaculada, mas já não tem que ser assim. Nesta cozinha as estantes em preto, criadas para arrumação, contrastam com o amarelo torrado escolhido para a ilha. Engane-se também quem pensa que os pratos, copos, tabuleiros, devem estar bem escondidos e arrumados, nesta cozinha o que funciona é exactamente o contrário, tudo à vista. Esta mistura de diversos objectos (existem molduras, garrafas, pratos… ) quase parece uma decoração pensada ao pormenor, chega mesmo a fazer-nos pensar que estamos na sala de jantar. Mas acredite que esta disposição só o vai ajudar na hora de preparar as refeições, assim sabe exactamente onde está o quê. Estamos perante uma cozinha ampla, um open space, daqui conseguimos ter visão para vários espaços da casa e tudo parece estar em harmonia. As cores, materiais e disposição dos objectos conferem-lhe um carácter moderno e funcional, é basicamente a cozinha que todos gostaríamos de ter.

O clássico

Chalé das Três Esquinas: Cozinhas ecléticas por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

No que toca a cozinhas modernas, o branco e o mármore serão sempre apostas ganhas, não há como falhar. Veja por exemplo este projecto do atelier Tiago Do ValeArquitectos. Apesar da cozinha não ser muito grande, conseguiu-se apostar em linhas rectas e em espaços para arrumação, tornando-a funcional. Ao utilizar sempre a cor branca, quer nas paredes, quer nos móveis, combinado com o mármore da ilha, ficamos com uma sensação de amplitude. Na cozinha é também muito importante optar por materiais de fácil limpeza, porque quando acabar de cozinhar só vai querer que as manchas de comida desapareçam rapidamente.

Uma ardósia em ponto grande

A cozinha acaba por ser sem dúvida um local de diversão, bem talvez mais para aqueles que gostam realmente de cozinhar, mas procure sempre o lado divertido e de aprendizagem quando está a fazer uma refeição para os seus amigos ou familiares, vai ver que tudo corre melhor. Para ter inspiração para as suas refeições faça como nesta cozinha e de lhe um toque moderno pintando uma das paredes com tinta de ardósia. Aqui poderá escrever receitas, recados e as crianças podem fazer os seus desenhos, como é lavável não há problema.

A preto e branco

Moradias em banda, Queijas: Cozinhas minimalistas por Estúdio Urbano Arquitectos
Estúdio Urbano Arquitectos

Moradias em banda, Queijas

Estúdio Urbano Arquitectos

Numa cozinha pequena é crucial haver muito espaço para arrumação, que ao mesmo tempo seja funcional. Sabemos que nem sempre é fácil ter tudo à mão, mas se houver espaço para arrumar tudo por tipos de loiça, etc, melhor. As cores utilizadas são o clássico branco e preto que conferem um toque moderno, branco para os móveis e paredes dando uma sensação de amplitude e luminosidade e o preto para os candeeiros e armários. No caso dos armários, estes vão desde o chão até ao tecto ou seja o mínimo de espaço com o máximo aproveitamento.

Uma ilha de cozinha com cor

Nunca uma mistura de materiais e cores funcionou tão bem. As cores principais são o azul (em dois tons) e o branco e como materiais temos a madeira e o mármore utilizado na bancada. Tudo materiais robustos que contrastam entre si e que tornam o espaço um misto entre o tradicional e moderno. De destacar a madeira utilizada como apontamento na colorida ilha de cozinha que serve também como mesa, bastou colocar uns bancos altos da mesma cor e temos aqui improvisado um espaço para refeições rápidas.

Apenas branco

Esta será provavelmente a cozinha com que todos sonhamos. Uma cozinha moderna, grande, toda em branco, com armários para arrumação de perder de vista. Uma cozinha adequada às necessidades de uma família grande, tanto em termos de funcionalidade como de espaço. Já se imagina aqui a cozinhar um grande banquete para a família e amigos?

É uma cozinha tradicional com certeza

Se há os que preferem as cozinhas em branco, como falámos anteriormente, haverá também certamente espaço para aqueles que gostam de um toque de cor. Esta cozinha toda em tons de vermelho, que ao primeiro pensamento pode tornar-se algo pesado, mas depois de olharmos com atenção verificamos que tudo tem peso e medida. Misturam-se materiais, a madeira, os tijolos ainda à mostra na churrasqueira que dão um aspecto rústico e os azulejos trabalhados do chão. Existe funcionalidade, arrumação e a bancada com o fogão estende-se de forma a criar um espaço para refeições. Podemos perfeitamente estar a olhar para uma casa de campo, de férias, com todas as comodidades para receber muita gente. A cozinha está pronta para poder fazer muitas coisas ao mesmo tempo, está preparado para começar uma maratona de cozinhados?

Cheia de luz

Cozinhas modernas por CATO creative
CATO creative

Bishops Park SW6

CATO creative

Um dos aspectos fundamentais a ter em conta na sua cozinha é a iluminação. Pode optar por vários pontos de iluminação caso não possua muita luz natural, uma série de candeeiros em linha sobre a ilha ou bancada da cozinha podem ser uma solução. No caso de ter muita luz natural, desfrute dela tal como foi feito nesta cozinha. Para além das grandes janelas que vão do chão até ao tecto, recebe ainda iluminação extra da claraboia. Até vai dar prazer cozinhar aqui e com um frigorífico estilo americano como este de certeza que não lhe vai faltar nenhum ingrediente.

Estilo industrial

Este apartamento de estilo industrial, um loft, mostra como uma cozinha pequena pode ser ao mesmo tempo moderna, cheia de estilo e espaço para arrumação. Neste open space a cozinha tem ligação com a sala, é por isso necessário definir o limite de cada um dos espaços. A cozinha maioritariamente em tons escuros, contrasta com a madeira do tampo da mesa e com as cadeiras de design que definem a fronteira entre espaços – cozinha e sala. Para quem mora em apartamentos pequenos optar por este tipo de solução, sem muitas paredes, poderá ser bastante funcional e uma boa forma de optimizar o espaço, todos ficam a ganhar.

Com papel de parede

Cozinhas modernas por Студия интерьерного дизайна happy.design
Студия интерьерного дизайна happy.design

Дизайн кухни в стиле фьюжн в ЖК Екатеринодар (Краснодар)

Студия интерьерного дизайна happy.design

Tem uma cozinha toda branca e quer dar-lhe um toque moderno, de cor? Porque não utilizar papel de parede? Nesta cozinha é o papel de parede faz toda a diferença, dando alguma cor e quebrando com o habitual branco destes espaços. Estamos num ambiente de sala de jantar, a utilização do sofá em vez das cadeiras (que ajuda a sentar mais pessoas num espaço pequeno), o candelabro e a televisão contribuem para esse sentimento. Lembre-se que as cozinhas, para além de espaços onde se confeccionam refeições, são também espaços de partilha de momentos, de sensações por isso torne-as em locais de conforto, funcionais, adaptadas ao seu dia-a-dia.

É desta que vai renovar a sua cozinha e optar por uma cozinha mais moderna?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!