Salas de estar modernas por Maisons Loginter

Renove apenas com papel de parede

Sara Sebastião Sara Sebastião
Loading admin actions …

O papel de parede foi durante alguns anos visto como algo do passado, no entanto hoje em dia não há decorador que não o queira numa divisão da casa. O papel de parede tem o dom de transformar uma divisão da casa das mais variadas formas, seja cozinha, sala ou até mesmo a casa de banho, é um processo bem mais rápido e económico do que se optasse por pintar. É também a forma mais fácil de renovar uma divisão, porque basta colocar o papel apenas numa parede e todo o ambiente fica transformado, renovado sem ser necessário redecorar tudo novamente. 

Apesar de haver uma imensidão de escolhas de papel de parede, analise bem a decoração da divisão onde o vai aplicar, por exemplo no quarto em que preferimos um ambiente de tranquilidade não deveremos escolher algo que o torne pesado. Se já o conseguimos convencer, peça ajuda a alguém para o colocar, porque neste caso não há margem para erros! Veja de seguida como pode adaptar o papel de parede às mais diversas divisões da sua casa.

Colorido

Paredes  por Rebel Walls
Rebel Walls

Lily Pond

Rebel Walls

Ao primeiro impacto pensamos que este papel de parede poderá ser mais difícil de conjugar, no entanto se estivermos a falar de uma divisão onde o branco é maioritário este papel vai ser sem dúvida a estrela do espaço. Veja o exemplo deste quarto, onde o branco é a cor predominante e utilizou-se o papel de parede para dar um toque de cor e modernidade. No caso de ser um quarto de casal, como este, opte por padrões neutros, nem demasiado femininos ou masculinos, o ideal é haver um equilíbrio como é o caso.

Às riscas

011 | Casa de Praia, Serra da Pescaria, Nazaré: Quartos ecléticos por T2 Arquitectura & Interiores
T2 Arquitectura & Interiores

011 | Casa de Praia, Serra da Pescaria, Nazaré

T2 Arquitectura & Interiores

Quando escolher aplicar papel de parede pense bem em que parede da sua divisão o pretende aplicar, qual o objectivo que pretende? Esconder alguma falha ou alterar a percepção do espaço? Neste caso optou-se por um papel de parede de riscas horizontais em dons tons, o clássico azul e branco, já que estamos numa casa de praia. Aqui conjuga-se dois factores que permitem obter uma divisão mais ampla, as riscas horizontais e o facto de ser em duas cores.

Com padrão

EXPOSIÇÃO CASAVIANA 2012: Salas de estar modernas por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

EXPOSIÇÃO CASAVIANA 2012

ROSA PURA HOME STORE

O papel de parede não tem que ser só aplicado no quarto ou na sala, pode explorar outras aplicações, aventure-se e deixe-se surpreender. Neste caso, a Rosa Pura Home Store arriscou numa aplicação de papel de parede numa lareira, dando-lhe algum destaque e acredite que não poderia ter resultado melhor. As cores e o padrão conjugam na perfeição com a luz do fogo.

Num quarto para adolescentes

Sabemos que as crianças crescem rápido e os quartos vão também crescendo com a idade deles. Quando chegarem a adolescentes vão provavelmente querer um quarto mais adulto, sem bonecos e onde possam estar à vontade no seu mundo. E porque nem sempre a sua carteira pode crescer à medida dos pedidos deles, o papel de parede pode ser uma boa forma de solucionar o problema. É uma opção rápida, económica e que não necessita de virar o quarto de pernas para o ar. Este papel de parede confere ao quarto um carácter alegre, jovial e foi aplicado na parede da cabeceira. Dadas as cores, estamos certamente a falar de um quarto no feminino.

Quadriculado

As salas são as divisões mais apetecíveis para utilizar papel de parede, talvez por ser uma divisão onde passamos bastante tempo e por isso existe uma maior necessidade de renovação e mudança. Numa sala de linhas minimalistas, como na foto, optou-se por colocar papel de parede, de textura quadriculada numa das paredes, a da lareira. Este tipo de papel confere uma ideia de movimento quando a luz natural bate. Se quer destacar um espaço da sua casa tem aqui uma óptima dica de como o fazer, seja arrojado.

Para o hall de entrada

Paredes  por Rebel Walls
Rebel Walls

ABC for the Spelling Bee, Black

Rebel Walls

O hall de entrada é um espaço que por vezes fica esquecido, não sabemos muito bem o que fazer com ele e com o tempo vamos deixando a parede branca ganhar o seu espaço. Veja o exemplo deste hall, não foi necessário algo muito complicado, apenas um papel de parede com um fundo branco e as letras do abecedário a preto a combinar com o resto do ambiente e para lhe dar alguma vida. São pequenos toques como este que podem fazer a diferença numa divisão.

Em 3D

Num ambiente minimalista o papel de parede pode fazer toda a diferença. Aqui estamos na sala e sem medos optou-se por um papel com padrão e com o adicional de ter um efeito 3D. Por momento ficamos na dúvida se os relevos que estamos a ver são criados pelo papel ou pela parede. O nome desta colecção de papéis de parede é Move Your Wall, não poderia ser mais adequado já que o efeito 3D e o contraste de cores sugere que a parede está em constante movimento.

Na casa de banho

Parede e piso  por Paper Moon
Paper Moon

Ivy Mural ref 4-324

Paper Moon

Será provavelmente o sítio mais improvável para colocar papel de parede, mas é possível e pode mudar toda a perspectiva da sua casa de banho. Aqui ganha um destaque principal na parede junto à banheira e o papel beneficia do facto de estarmos numa casa de banho com cores e materiais neutros como o branco e a madeira. Este papel de parede confere um ambiente realista, de tranquilidade, mais parece que a banheira foi colocada no nosso jardim e estamos agora a desfrutar de um banho ao ar livre.

Dê uma oportunidade ao industrial

Parede e piso  por DeColor

Este é outro dos locais onde não é muito habitual a aplicação de papel de parede. Talvez pelas dimensões que podem não justificar esta aplicação ou por preferirmos uma cozinha toda branquinha e imaculada, mas temos a certeza que este exemplo lhe vai fazer mudar de ideias. A aplicação de papel de parede com um aspecto industrial, onde parece que os tijolos foram deixados propositadamente à mostra, este aspecto realista consegue mudar rapidamente o ambiente desta cozinha moderna.

Para o quarto dos miúdos

Parede e piso  por Sian Zeng
Sian Zeng

Magnetic Dino Wallpaper

Sian Zeng

Este é um dos sítios onde as crianças gostam de passar mais tempo, a explorar o seu pequeno mundo. E como é que o fazem? Pois bem, muitas vezes pegam em canetas e lápis e lá se vai a parede. Aqui damos ao seu filho a oportunidade de brincar na parede, mas sem dores de cabeça, basta utilizar um papel de parede magnético. Não é uma ideia genial? Basta comprar-lhe imans nos mais variados formatos, com bonecos, letras, etc. e deixe-o dar asas à imaginação.

Da próxima vez que pensar em mudar uma divisão da sua casa vai utilizar papel de parede?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!