As melhores plantas de interior para o seu apartamento

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Carpintería integral en Unifamiliar, MUDEYBA S.L. MUDEYBA S.L. Corredores, halls e escadas tropicais
Loading admin actions …

Ter um pedaço da natureza no meio ou num canto da nossa casa é para nós algo de bem essencial. É na verdade um item super decorativo, traz também aquele lado fresco, dá vida ao ambiente. Torna-o mais alegre e atrativo. É incrível, como algo de verde e por vezes florido dá uma energia tão boa ao espaço da nossa casa. Para as ter não é necessário ser um jardineiro ou ser um ás nas plantas, basta querer e ser um pouco cuidadoso com elas. Não requer imenso trabalho, apenas uns dias de rega e uma manutenção de vez em quando, para tirar folhas ou flores mortas, limpar o pó nas suas folhas e nada mais de extraordinário. 

Há muita gente que desiste delas, dizendo que não as consegue manter vivas dentro de casa, é o seu caso? Se assim for, nós dizemos para não desistir, pois chegará o dia em que elas se adaptam a si e você a elas… Leia o nosso artigo de hoje, sobre as melhores plantas de interior, ajudará a escolher as plantas e flores ideais a ter, pois na verdade nem todas são para dentro de casa, algumas têm de viver no exterior. Ao longo deste artigo e para cada planta iremos dar dicas de manutenção e de posição, é que as plantas divergem e cada uma tem a sua mania! 

Não desista de um cantinho verde dentro do seu apartamento, tendo em conta que lá não tem aquele jardim, que tanto se deseja… Traga para o seu espaço e sem medo de arriscar, nas mais diversas áreas e divisões de casa – a Mãe Natureza, é mais que beleza, é uma ligação entre elas e si… Apaixone-se.

Plantas interiores decorativas

Antes de enumerarmos as diferentes plantas de interior resistentes, importa frisar que as plantas dão vida a qualquer espaço onde se inserem e ao contrário do que se pensa as flores de interior não são prejudiciais para os seres humanos, por isso pode mesmo optar por ter uma planta de interior no seu quarto.

Desde plantas de interior grandes às mais pequenas, damos-lhe já de seguida várias opções para ter dentro da sua casa. Nesta sala da imagem acima vemos vários vasos de plantas que complementam na perfeição a decoração do ambiente.


Se tem um terraço, também não pode perder estas 32 ideias para decorar muros e jardins com plantas que gostam de sol!

Hera-do-diabo

Chega à vez da hera-do-diabo ou da jibóia ou pothos de ouro, ufa tanto nomes para uma só planta! O que é certo é que ela é bem famosa, já a viu em vários lugares, desde consultórios, lojas ou em casa de alguém, pelo simples facto de ser resistente e tolerante a diversas condições de iluminação, apesar de preferir pouca luz. É uma planta que cresce rápido e é fácil de plantar para ter mais iguais, tal como a sua irmã – hera, a que se vê muito no exterior, desenvolve-se e trepa rapidamente. 

Sabia que esta planta ajuda a purificar o ar? É verdade, ela ajuda a melhorar a qualidade do ar, ao neutralizar e reduzir os efeitos de compostos químicos e as toxinas que estão no ar da nossa casa. A hera-do-diabo funciona também, como repelente de pragas, é segura para crianças e animais de estimação. Só pontos positivos.

A hera-do-diabo não requer grande ciência e não é necessário ter a tal mão verde, para a ter dentro do seu apartamento, não exagere na água ao regá-la e espere que a terra seque completamente antes de dar mais água à planta. Quanto à iluminação, ela não requer muita luz. Finalmente, apare-a de vez em quando, se não a quiser a trepar e muito grande. 

Suculentas

As plantas trazem aquela energia positiva, um ambiente acolhedor, mas sabemos que nem todos as conseguem manter vivas por longo tempo… Mas sabe há sempre solução para tudo e para todos, devemos procurar aquelas que melhor se adaptam a nós. As suculentas, por exemplo, são aquelas que são ideais para os mais distraídos ou esquecidos, pois elas precisam de pouca água e poucos cuidados, pois só precisam ser regadas uma vez por semana, no verão, e uma vez por mês, no inverno, é perfeito! Podem as colocar em qualquer espaço da casa, são plantas versáteis e adaptáveis aos mais variados tipos de ambientes - cozinha, casa de banho, quarto, sala, hall de entrada ou ainda no espaço exterior (varanda ou jardim). Existem em vários tamanhos e em diferentes tipos, uma variedade e tonalidade de verdes e vermelhos. 

Podem as colocar sozinhas em pequenos vasos individuais, numa mesa ou bancada ou numa mistura com outros tipos de plantas, iguais ou não, junto com terra preta e areia, por cima podem colocar pedras brancas. Combinam com a multiplicidade de tipos de vasos que existem por aí… Ideias para as plantar é o que não vai faltar! Cerâmica, vaso de barro, vidro, cerâmica, no chão, no concreto, numa chávena, qualquer recipiente é ideal, depende da sua criatividade e do respetivo intuito. O que é certo é que as suculentas estimulam a criatividade, fincando um arranjo fantástico e uma decoração única. 

As suculentas são um símbolo de força e resistência, bastante tendência, que servem na perfeição para uma lembrança ecológica, para um casamento ou um batizado.

Orquídeas

As orquídeas… são conhecidas por todos, sob diversas formas e cores. Uns adoram-na e sabem-na tratar como ninguém, outros gostam dela, mas por pouco tempo… É uma planta sensível, que requer alguns cuidados especais.

Uma orquídea em casa, é ter verde e um pouco de cor, seja branco, roxo, amarelo ou de outra cor, confere uma decoração única, bastante moderna, pela sua elegância e simplicidade. Um ramo composto por várias flores que recaem delicadamente, dá uma presença bastante natural e romântica. 

Mas na verdade para tê-las precisa-se de se ter algum conhecimento, truques essenciais – saber como regar, a quantidade de luz, que adubos usar e que tipos de orquídeas são mais favoráveis a crescerem dentro de um apartamento. 

Ora vejamos, a rega é um dos processos mais importantes e mais difíceis nas orquídeas, é o que as fazem manter vivas ou não, super sensíveis neste sentido, pois estas plantas não desenvolvem substratos húmidos. É necessário manter o composto húmido e verificar se a drenagem está a ser efetuada, de forma correta, caso contrário, a planta adoece ou morre. No verão, as orquídeas precisam de ser regadas uma vez por semana, no fim da tarde ou de manhã. No inverno, é necessário deixar secar o composto entre as regas. Sabia que a água da chuva ou água previamente fervida e depois arrefecida é a mais indicada para as plantas? Se não, já sabe o que fazer a partir de agora.

Por outro lado, faça uma poda sempre que achar necessário, cortar uns ramos secos ou que não estão lá a fazer nada. Finalmente, tenha sempre atenção ao fator da luminosidade, as flores adoram luz, desenvolvem e ficam mais bonitas, quando recebem os raios solares, mas sem as expor diretamente, filtradas por uma cortina, por exemplo. 

Agora pode a receber como presente que já sabe tratar dela!

Begônias

Depois de analisarmos uma flores mais delicadas, como a orquídea, trouxemo-vos esta bela flor, que não carece de tantos cuidados, é muito mais fácil de ser tratada. Existe também em diferentes cores e tipos, mais de mil espécies, umas mais adaptadas ao exterior (jardim) e outras ao interior da nossa casa. Sabia que para o Feng Shui ela é o símbolo da fertilidade? É verdade, está sempre a aprender aqui na homify! A begônia significa ainda, delicadeza, felicidade e cordialidade, além de ser associada à inocência e à lealdade do verdadeiro amor.

Para o seu apartamento, escolha um tipo de begônia que cresça dentro de sua casa. Há alguns tipos de begônias que são caracterizadas pela sua folhagem única e bela, enquanto que outras são pelas flores duradouras, de cor vibrante (amarelo, vermelho… ).

Para plantar a sua begônia, escolha um vaso que seja nem muito pequeno, nem demasiado grande, para não 'afogar' a raiz da planta, o que  poderá matar. Prefira colocá-las num local luminoso, o processo de fotossíntese é inevitável… É uma planta que floresce quase todo o ano!! Não há como não ficar apaixonado por ela…

Dypsis Lutescen

Dypsis Lutescen, o quê? Já sabe as plantas e as flores têm estes nomes científicos, que nunca memorizamos e que mais nos parecem chinês que outra coisa… Mais conhecida sob os nomes de palmeira-areca, areca ou areca-bambu, e assim já lhe diz mais qualquer coisa? 

O que é certo é que visualmente ela é bem famosa e sem dúvida nenhuma que ela é bem glamourosa. Traz ao canto da sua casa, um lado bem verde, tropical e cheio de vida, pequena ou maior, depende do tamanho que a comprar ou daquilo que ela já cresceu. Ela fica bem numa entrada de casa ou na sala, preenche com os seus vários ramos aquele canto, que ficou vazio, esta palmeira é bastante decorativa e um sucesso no mundo dos interiores. 

Ela não é muito difícil de se cuidar, gosta de água, mas sem ficar encharcada, é regá-la duas vezes por semana, reduzindo a quantidade de água durante o inverno. Ela gosta de um ambiente quente e húmido, é do seu lado tropical… Quer vê-la pela sua casa?

Bambu da sorte

Terminamos este artigo a vos desejar sorte… Com o bambu. Uma planta predileta nos apartamento com decoração moderna e não apenas no jardim para criar uma barreira…  

Uma planta bastante usada nas práticas do Feng Shui, por acreditarem que tem uma energia muito favorável, uma vez que simboliza a união entre os dois elementos – a água e a madeira. Geralmente, vê-se vendida com um laço vermelho, para que a energia do fogo seja adicionada, de forma a que os três elementos juntos, possam atrair a energia positiva (Chi) para um ambiente. 

Mesmo que seja fácil de se cuidar, não a pode negligenciar, mantenha-a sempre em água limpa, isso se ela estiver dentro de um vaso. Uma dica, para a manter mais verde e bonita prefira água filtrada. A luz solar indireta é a mais favorável. 

Com tudo isto não há como não ter um vaso ou um canto da sua casa, com um bambu; é muito resistente, não dá trabalho e proporciona um belo efeito ornamental!

Agora tenha paz, saúde e prosperidade com o seu bambu da sorte…  

E destas plantas, qual delas irá ver a luz da sua casa? Gostou das nossas dicas?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista