Frescura e exuberância de interiores exóticos

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Há interiores que nos deixam alguma inveja… vá temos de ser sinceros. Sim, há interiores que olhamos e ficamos ali babadinhos e só pedíamos uma coisa – ser nosso! Sabe aquelas inspirações que vamos mostrando na nossa revista homify ou aquelas que vemos na televisão, onde tudo está – perfeito. Luz, cores, padrões, organização e decoração, nada falha, tudo impecável e brilhante. Vamos magicando o assunto, questionando a hipótese de também termos igual… mas na realidade, achamos que nunca iremos conseguir e a ideia não passa dali. O assunto acaba por ser deixado de lado, com o pensamento de se fazer – um dia…  

Mas sabe que mais? Não devemos desistir… É necessário fazermos de tudo, o dia é hoje. Poderá ser cliché, mas é real, não devemos deixar para depois o que podemos fazer hoje. A vida passa, de facto a correr, em menos de nada já passou uma fase da nossa vida, uma… e outra. Como tal, façamos o que devemos fazer agora, para viver mais feliz, sobretudo na nossa casa, o nosso abrigo, conforto e bem material mais importante das nossas vidas. A nossa casa deve ser o nosso espelho e algumas mudanças são sempre bem-vindas, é sempre uma lufada de ar fresco, bem agradável. Vamos aproveitar os dias melhores, com mais sol e mais longos, onde a nossa vontade para fazer alguma coisa em casa ganha mais força, para transformarmos a nossa casa, num verdadeiro paraíso exótico e com boas vibrações. Como? Só tem de seguir a nossa lista de dicas, são seis… Preparado? Então vamos começar…

Paleta cromática natural

Jardins de Inverno modernos por Le Verande srls
Le Verande srls

Tutto vetro

Le Verande srls

Numa decoração exótica poder-se-á pensar em cores vibrantes e será certo (amarelo e vermelho, por exemplo), mas estas chegam pelos acessórios e detalhes decorativos, são acrescidos para dar aquele lado mais exótico. A paleta cromática principal é o natural. Aquele que se aproxima da natureza, as cores principais são os – castanhos, verdes, brancos, bege, enfim todos os tons terra e também os azuis, pela representação do mar e do céu. 

Esta paleta cromática confere um ambiente bastante delicado e verdadeiro à casa, muito próximo da natureza e daquilo que nos faz sentir bem, é uma osmose perfeita entre as cores e o espaço, um (re)encontro feliz. Ousamos dizer que são cores principais na decoração de uma casa, quer pela fácil combinação entre elas, como pelas energias vibrantes e cativantes que elas conferem ao nosso estado de espírito. É como trazer para dentro da nossa a continuação do espaço exterior ou se não o tivermos é trazê-lo mesmo para perto de nós. Este lado natural é o primeiro passo a tomarem em conta, para começarem a ter um cantinho… exótico… Continuamos a viagem…

Mobiliário simples

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Quartos ecléticos por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

O que vos relembra uma decoração exótica? Aquelas imagens de férias naqueles destinos que nos fazem sonhar… hum?! Será que estes cenários são repletos de peças de mobiliário? Não… Será que são super chiques e vistosos? Não… Será que são discretos? Sim… E bonitos? É claro!!

O mobiliário neste tipo de decoração deve ser escolhido o mais simples possível, o que é bom, dá uma certa leveza ao ambiente. Além disso, quanto mais simples, mais bonito, acabamos por não cair no erro de sobrecarregar ou ter dificuldades em conjugar, uma vez que todos obedecem ao critério da simplicidade. Linhas retas, com poucas curvas, cores como o castanho escuro ou claro, ou ainda o branco, são bem-vindos para enfeitar a sua casa na onda das cores naturais. Tem sempre a solução de reciclar uma ou outra peça de mobiliário, basta apenas dar-lhe um novo toque, lixando e pintando-o de novo, é uma forma de não desperdiçar nada, além de criar mesmo aquele intuito exótico, onde tudo é muito recuperado e com ar vintage, dentro de um espaço cheio de vida e luminoso…

Luz

Sim, é isso mesmo, a luminosidade dentro de um ambiente exótico é fundamental, ela existe em excesso, não que ela seja demais, pois a luz nunca é a mais, mas apenas porque há luz em grande quantidade e quanto mais ela existir de forma natural – melhor. 

Faça maior aproveitamento das suas janelas, optando por cortinas transparentes, leves e de preferência brancas, que permitem maior passagem dos raios solares para dentro de casa. Ou então, se preferir não ponha cortinas, o importante é que a luz do sol esteja presente em todas as divisões. A cor branca nas paredes também ajudará a refletir a luz pelo espaço adentro. 

Por outro lado, tenha vários pontos de luz artificiais, uma vez que a luz natural não dura vinte e quatro horas, como tal necessitamos dela. Candeeiros de teto, de mesa ou de chão, direta ou indireta, cada ponto de luz tem a sua área de iluminação, para criar diferentes ambientes e efeitos visuais. 

Faça-se luz…

Materiais luxuosos

Showroom LOVE CERAMIC TILES Lisboa 2013: Salas de jantar modernas por Catarina Batista Studio
Catarina Batista Studio

Showroom LOVE CERAMIC TILES Lisboa 2013

Catarina Batista Studio

Depois do natural e do simples… chega a hora do luxo!! Agora é que tudo brilha… Upa upa!!

Neste tipo de decoração privilegia-se materiais luxuosos, vinda do piso, das paredes, do teto ou de outros detalhes. Aí prima-se pela qualidade, tanto pelo brilho, como pelo investimento a longo prazo. Um certo contraste entre o mobiliário, mas funciona na perfeição para criar exatamente um lugar exótico e vibrante…  

Mármore, granito, madeiras de qualidade e de nível superior, que denotam força e boa estrutura. Outros peças, tais como as portas, as janelas devem ser robustas e consistentes. 

É de facto um investimento, mas que a longo prazo compensará, durante muitos e bons anos ficará tranquilo e sem problemas com as infra-estruturas. 

Adicionar estampas e cores

E pronto agora está na hora de dar o toque de cor! Pensava que ia ficar em tons minimalistas, nãooo! Deixamos esta parte mais para o fim, onde pode arriscar a cor mais vibrante, pelos detalhes, como almofadas, mobiliário, papel de parede, tapetes ou outros objetos decorativos. Amarelo, verde, vermelho, azuis, pode usar e combiná-los naquele fundo de cor natural. 

E claro as estampas no mundo exótico são mais do que bem-vindas. Flores, riscas, padrões de animais, entre outros. Faça uma combinação feliz, entre cores e padrões, já sabe num fundo neutro é mais fácil de combiná-los. É projetar e fazer testes com amostras de tecido.

Decoração única

Finalmente a parte mais divertida é – a decoração. É o momento é que podemos deixar a nossa criatividade fluir, que dá mais gozo de realizar, porque a meta final está quase e só necessita destes pormenores que farão toda a diferença, sem dúvida alguma. 

Como referimos a decoração deve ser a sua cara, é assim que diferenciamos uma casa da outra, por esta assinatura, como tal deve ser única, ela deve falar por si! Dê tudo por tudo, escolha peça diferentes, tal como fez o arquiteto de interior Tiago Patrício Rodrigues neste decoração exótica, onde apetrechou esta casa, com detalhes do passado, vindo das malas e da mesa, que levou um tampo de vidro, não se esqueça da simplicidade. As flores são sem dúvida o toque perfeito para o exotismo, nesta fase arrisque na cor mais vibrante. Escolha peças distintas de viagens, por exemplo. Enfim… é só deixar-se levar por este estilo que nos remete para o lado quente e bom da vida. Seja exótico!

Conquistados com as nossas inspirações? O próximo destino exótico é na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!