6 ideias para aproveitar ao máximo uma cozinha pequena

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Viver é desfrutar. Desfrutamos do tempo, da companhia, de momentos, de aromas e de sabores. Comer é provavelmente um dos grandes prazeres da vida. É uma deliciosa sensação que nos enche os sentidos, um momento de convívio e de amor. 

Mas, antes dos deliciosos pratos, há todo um ritual de preparação de alimentos. Um ritual que se inicia desde a selecção da receita, da preparação, da confecção, de servir, de comer e de conviver. Todo este ciclo se desenrola na cozinha e, independentemente do seu tamanho, não é agradável cozinhar num espaço em que nos sentimos claustrofóbicos no meio de um amontoado de comida, de electrodomésticos e de móveis. Cozinhar implica criar uma pré-disposição para tal, começar numa tela arrumada e limpa que nos convide a fazer tudo pacientemente. 

A pensar em cozinhas mais pequenas e menos cómodas, deixamos-lhe algumas sugestões para aproveitar o espaço da melhor maneira.

1. Estantes para ter tudo organizado

Este é um conceito simples e que implica poucos gastos: aposte em prateleiras. As prateleiras ajudá-lo-ão a manter tudo organizado, a aproveitar todos os espaços e a cobrir as paredes despidas. Nas prateleiras, arrume tudo em caixas ou cestos com cores e formas similares para o aspecto total ser harmonioso e não cheio de pequenas informações que distraem e transmitem uma sensação de desarrumação. Inspire-se neste projecto do atelier Romero de la Mora. As prateleiras têm cestos brancos todos iguais e dispostos paralelamente. O resultado é encantador.

2. Portas

As portas têm a vantagem de ocultar aquilo que não queremos que esteja à vista. Por outro lado, numa cozinha pequena, nem sempre funcionam uma vez que, ao abrirmos cada porta, estamos a ocupar espaço livre. Uma boa opção para colmatar esse inconveniente é manter alguns armários com zonas abertas ou semi-abertas, tal como vê na imagem que lhe deixamos do atelier LGZ Taller de Arquitectura. Desta forma, poderá manter as coisas que mais usa nas zonas abertas e deixar as outras para os armários com porta. Outra opção é usar portas de correr que, por deslizarem, não ocupam espaço.

3. Usar as esquinas

Seguramente, tem na sua cozinha uma esquina onde nada parece caber. Porém, recorde-se que os armários feitos à medida são uma óptima opção para mobilar e organizar os espaços. Como numa cozinha pequena todos os centímetros contam, vale a pena investir neste tipo de móveis construídos à medida. Numa esquina, pode aproveitar para inserir um armário para especiarias ou, quem sabe, um armário em altura com diversos compartimentos para guardar o seu vinho.

4. Apenas o essencial

Alguns acessórios ficam bem em qualquer cozinha, mas quando as dimensões do espaço são reduzidas devemos evitá-los, pois a sua presença faz a cozinha parecer mais desorganizada e menos funcional. Ainda assim, eliminar totalmente as coisas nunca é uma boa solução. Tente encontrar elementos que sejam simples e que possam ser anexados a peças de mobiliário, assim conseguirá incorporá-los sem ter a necessidade de adicionar mais um elemento visual. É o caso dos exaustores. Em vez de um exaustor grande e metálico, tipo chaminé a lembrar a cozinha da casa da aldeia, opte por um discreto e embutido no armário.

Outra coisa que pode anexar às peças de mobiliário, de forma a não ocuparem demasiado espaço, são os electrodomésticos e, para melhor resultado, procure também bancos que sejam fáceis de guardar, como os que a imagem lhe mostra.

5. Mesas retrácteis

Cozinhas modernas por MoDULoW

As mesas, e qualquer móvel ou objecto que ocupe uma área sobre o piso podem afectar o espaço de uma cozinha, especialmente quando esta é pequena. Para que se sinta mais cómodo e possa circular livremente, o melhor que tem a fazer é utilizar mesas retrácteis, possíveis de recolher sempre que não estão em utilização. Se pretende algo elegante e que tenha ainda mais utilidade, porque não instalar uma mesa multifunções que possa ser usada também como balcão? Construa-a em dois níveis para assim separar a área de preparação dos alimentos e a de comer.

6. Utilizar cores claras

Não é um truque novo aqui pela homify. Na verdade, repetimo-lo com frequência. O recurso a tons claros e a espelhos ajudam a ampliar qualquer espaço. Um ambiente bem iluminado e com cores pastel torna-se, de imediato, mais arejado, leve e repousante, a atmosfera ideal para cozinhar. A cor branca numa cozinha transmite a sensação de maior higiene. No entanto, se o branco total não o convence, pode sempre optar por acrescentar pormenores de cor. Uns puxadores bonitos, umas almofadas alegres para os bancos ou louças alegres cumprem bem esse propósito.

Qual é o principal inconveniente da sua cozinha? Alguma destas sugestões o vai ajudar? Deixe o seu comentário na caixa abaixo deste artigo.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!