Uma casa algarvia inundada de luz!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje, trazemos-lhe uma casa cheia de energia e de luz natural. Localizada no Carvoeiro, na região mais ocidental do Algarve, esta casa é o epítome da casa algarvia: grande, clara e com um brilho intenso que só esta região de Portugal pode oferecer.

O projecto é da autoria dos arquitectos da StudioArte de Silves e baseia-se na recuperação de uma habitação existente e na sua transformação numa casa de sonho, onde tudo tem o sabor do Verão e do calor. É verdade, ainda estamos em Janeiro, mas quem não gosta de fazer o pensamento voar para um lugar como este?

Fachada posterior com piscina

Começamos a nossa visita em grande estilo com a imagem que retrata a traseira da casa e, como não podia deixar de ser, a sua piscina. A casa está perfeitamente organizada em torno deste belo espaço dedicado ao lazer, abraçando-o em forma de ’L’.

Não é preciso muito para perceber que este espaço ao ar livre é muito mais do que apenas uma piscina. Ele possui também um bar, uma zona de convívio em forma de tenda e um espaço de churrasco e refeições que servem a piscina e são ideais para os dias que passamos rodeados pelos que mais gostamos: família e amigos. 

Pode ficar com a ideia de que esta casa maravilhosa só poderá ser usada nos dias de Verão, mas acredite que não é bem assim. Afinal de contas, o verão no Algarve é um estilo de vida que dura o ano inteiro!

Espaço de convívio exterior

Na fotografia, podemos ver a área de convívio e churrasqueira a que nos referíamos no texto anterior. Trata-se de uma área de relaxamento com vista privilegiada para a piscina. Um lugar perfeito para uma casa de férias, ou para relaxar, aproveitando a frescura e o sossego das noites desta região. O mobiliário exterior é simples e de cor clara, como todas as outras decorações deste fantástico espaço, e reflecte a atmosfera de paz que reina por toda a casa.

Sala de estar

Depois de conhecermos o maravilhoso exterior, vamos agora passar para o interior da casa.

Imediatamente ao lado da área de convívio ao ar livre, separados apenas por uma enorme porta de vidro deslizante, encontramos a sala de estar. O estilo é moderno, simples e muito confortável e, além disso, graças às grandes janelas que a rodeiam, a divisão mantém um diálogo constante com o mundo exterior. O resultado é este espaço confortável e aconchegante rodeado pela beleza natural e iluminado pela intensa luz solar.

A escolha das cores do mobiliário e dos tapetes reflecte a simplicidade do estilo mediterrâneo, num espaço onde notamos a ausência de decoração excessiva. Sabe porquê? Porque aquilo que serve como atracção principal da casa está, na verdade, do lado de fora.

Cozinha prática e moderna

Se há algo que marca o interior desta casa é a inexistência de limites. Os espaços misturam-se, mantendo a sua própria identidade e as suas próprias capacidades, fundindo-se na perfeição com o exterior e criando uma sensação de continuidade única e espectacular. A cozinha que vemos na imagem é o exemplo perfeito do que acabamos de dizer, uma parte de um grande espaço aberto que combina muito bem com a sala de estar e de jantar, cada um com as suas peculiaridades e características próprias.

A concepção em cimento com acabamentos de alta qualidade, garantem a resistência e durabilidade dos materiais.

Sala de jantar

Uma sala cheia de espaço onde os moradores podem sentar, em volta da esplêndida mesa monolítica, toda a família e amigos e desfrutar de um excelente serão. É um espaço amplo, confortável e marcado pela beleza de algumas peças de design, das quais se destacam as cadeiras brancas com pernas de madeira clara. O estilo é mediterrâneo e faz uso de materiais naturais e de uma decoração rústica para tornar o espaço mais acolhedor e familiar.

Luz sempre presente

O corredor que vemos na imagem, dá-nos o acesso da sala de jantar para as áreas privadas. A decoração é minimalista e tudo o que existe brilha com a luz intensa que inunda o espaço. Note-se como nem as diferentes partições existentes no corredor atrapalham o fluxo natural da luz. Muito pelo contrário. O vidro ligeiramente fosco das portas contribui para a sensação de liberdade que é sentida em cada ambiente.

Quarto principal

A decoração dos quartos, tal como no resto da casa, é simples e natural, construída em torno de um estilo rústico. Aos pés da cama, um tapete colorido protege os pés do frio do chão e oferece conforto ao quarto ao mesmo tempo que oferece apontamentos contrastantes que se destacam do branco das paredes e tectos.

Mais uma vez, a luz é um dos principais protagonistas do espaço, mas, quando chega a hora de dormir, as cortinas brancas opacas que cobrem a grande janela fecham-se, cumprindo assim a sua função.

Casa de banho

A casa de banho é minimalista e de inspiração mediterrânea, mas a sua beleza está além dos acessórios. É o belo mosaico em tons de azul, a fazer lembrar o mar e o céu algarvio, que dá vida, personalidade e carácter ao espaço. São peças de diferentes tonalidades, quase a fazer lembrar uma piscina, e construídas num pouco usual formato de hexágono, construindo um padrão dinâmico e jovial que encaixa na perfeição no espaço. 

Estamos, uma vez mais, perante um espaço onde a luz tem enorme protagonismo e onde o minimalismo da decoração volta a evidenciar-se.

O que achou desta casa? Imagina-se a viver aqui o seu dia-a-dia ou vê-a mais como casa de férias? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!