Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Decoração de interiores para principiantes: 6 dicas para acertar!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Começar nem sempre é fácil. A indecisão, a preguiça e as desculpas muitas vezes levam a melhor e parecem impenetráveis. Na decoração de interiores, não é excepção. Não falta inspiração e ideias, não faltam estilos decorativos de que gostamos, não faltam imagens que nos fazem sonhar. Porém, essa variedade pode ser esmagadora e deixar-nos ainda mais indecisos no que diz respeito a escolher um caminho decorativo para a nossa casa. Quando se trata de remodelar, a hesitação também pode tomar conta de nós. “E se não gostamos das mudanças? Se calhar, mais vale deixar como está.” Claro que não. Mudar é bom para os olhos e para a mente. Não se esqueça que todos os que agora são experts, já foram, em tempos, principiantes. Por isso, se decidiu decorar ou redecorar um espaço, mas não sabe por onde começar, este livro de ideias é para si. 

Veja as nossas sugestões.

Planificar e antecipar

Salas de jantar  por A1 Lofts and Extensions
A1 Lofts and Extensions

Teddington Kitchen Extension

A1 Lofts and Extensions

Todos os artistas, antes de começar as suas obras, criam pequenos rascunhos a partir dos quais começam a visualizar as suas ideias. Faça o mesmo. Tire medidas do espaço em causa, assim como dos objectos que nele existem, para saber o tamanho e a forma da “tela” sobre a qual vai construir. Procure escolher uma folha grande. Num dos lados, faça um desenho simples da divisão. No outro, faça um desenho que sirva para definir os espaços que os móveis ocuparão. Faça também um rascunho para as paredes para o ajudar a decidir que cores e elementos decorativos nelas utilizará.

Seja simples

A simplicidade é um reflexo da elegância. Um dos segredos da decoração é o poder de transmitir emoções através de coisas simples. Muitas vezes, um simples ponto de luz bem posicionado é suficiente para enfatizar a beleza de um objecto decorativo. Para além disso, o minimalismo valoriza cada detalhe, embora deixe o espaço arejado e amplo. Se não acredita em nós, então veja com atenção a imagem desta sala de estar: leve, confortável e elegante.

Crie ambientes equilibrados

Salas de estar  por Gaia Design
Gaia Design

Diseño Icónico

Gaia Design

Para que tudo flua bem numa casa, é necessário que o ambiente seja equilibrado e que haja um balanço entre os vários elementos. Certifique-se de que existe uma simetria nos espaços. Divida-os – mentalmente – a meio e assegure-se de que cada lado conta com um detalhe que mantém o equilíbrio. Pode-se apoiar na filosofia de yin e yang: os dois lados importam. Repare na imagem que lhe deixamos de um projecto do atelier Gaia Design onde há um balanço perfeito entre cores, neste caso preto e branco, e objectos. Os quadros estão chegados mais para o lado direito. No entanto, do lado esquerdo há um candeeiro a colmatar o vazio. E assim se cria uma composição harmoniosa.

Harmonia

A harmonia numa decoração é quase palpável. Um espaço harmonioso chama-nos a atenção, conquista-nos os olhos e depois o coração. A paleta cromática é essencial no que a esta matéria diz respeito. Antes de adquirir os móveis e os acessórios para a decoração, recomendamos que escolha uma paleta de cores que pode ir de duas a seis cores. Recomendamos que use duas cores principais para definir o ambiente e as restantes apenas para os detalhes. Para esta tarefa, pode auxiliar-se em alguns sites que oferecem paletas já criadas ou permitem que crie a sua própria paleta. Quando comprar os móveis, não se esqueça de levar consigo o esquema de cores para se assegurar de que compra o que necessidade.

Seja prático

A praticidade na decoração traduz-se na forma como a sua casa pode tornar a sua vida mais fácil. Os objectos decorativos não têm que ser simplesmente uma componente estética na decoração, podem ter uma função prática que ajude a resolver problemas quotidianos. Na imagem, uma escultura moderna serve como cabide para casacos e bolsas no hall de entrada. Prático, original, moderno e bonito! Xeque-mate.

Inclua uma tendência

A melhor forma de não se enganar, mesmo enquanto está a aprender, é seguir o exemplo de um expert. A homify reúne diariamente imagens de diferentes casas e espaços que percorrem estilos completamente díspares. Se nos segue atentamente, então sabe, por certo, que aqui não faltam ideias para recriar em sua casa o estilo de que mais gosta. Veja as tendências e aposte numa. Mesmo que a sua tela de fundo seja intemporal, pode sempre mostrar às pessoas que é uma pessoa moderna e actualizada!

Gosta de decoração ou nem por isso? Esperemos que as nossas sugestões o tenham ajudado a começar um projecto novo aí por casa! Partilhe o resultado...
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!