Como mobilar uma cozinha pequena: de problema a solução

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Mobilar e equipar uma cozinha pequena é uma necessidade cada vez mais comum. Com a construção de prédios com áreas cada vez mais exíguas, para criar uma cozinha que seja ao mesmo tempo funcional e confortável, será necessário tomar algumas medidas específicas.

Existem várias soluções que lhe permitem fazer o melhor uso do espaço disponível. Como veremos neste livro de ideias, é possível usar todos os recantos com inteligência, usando cores brilhantes, mobiliário conversível e polivalente ou uma mesa que simplesmente desaparece.

Tudo isto tornará possível ampliar o espaço disponível e garantir conforto e praticidade numa cozinha pequena. Venha ver como.

Móveis e equipamentos: organizar o espaço

Numa cozinha de volumes limitados é importante encontrar uma configuração que permita utilizar, de forma funcional, os elementos chave do espaço que são aqueles que constituem o chamado triângulo de actividade: frigorífico, lava-louça e fogão.

A disposição destes elementos tem que ser fluída, devendo existir o mínimo de obstáculos e impedimentos, de modo a que as principais operações possam ter lugar ao mesmo tempo. Numa cozinha de pequenas dimensões, a distância entre estes elementos será limitada e em torno deles irá girar a disposição de todos os outros componentes.

Para economizar espaço será útil, como podemos ver na imagem, colocar o forno por baixo da placa do fogão, alinhando com eles o exaustor. Em seguida, devemos organizar todos os armários e gavetas para utensílios e todas as superfícies de trabalho, criando assim um ambiente funcional e prático onde tudo está organizado e identificado de forma clara e precisa.

Mesa/balcão

Cozinha  por Dibiesse SpA
Dibiesse SpA

Il tavolo a scomparsa girevole sottopiano

Dibiesse SpA

A escolha de uma mesa/balcão oferece novas soluções para uma cozinha de tamanho reduzido. A sua presença proporciona uma maior versatilidade na configuração do espaço pois trata-se de um elemento flexível e utilizável de diferentes formas.

Como podemos ver na imagem, a mesa/balcão pode, de facto, ser usada como superfície de trabalho para preparação de alimentos ou mesa para refeições e lanches rápidos, dando para usufruir dela sentado, acrescentando bancos apropriados ou em pé.

No caso que aqui lhe mostramos, a estrutura da mesa é removível e esta pode ser utilizada apenas quando necessário, desaparecendo na estrutura da cozinha sempre que não estiver em uso. Temos assim um elemento funcional do espaço que não afecta a circulação no limitado espaço disponível.

Cores brilhantes

Cozinhas modernas por Arch. Sorbo
Arch. Sorbo

Zona cucina

Arch. Sorbo

Quando os volumes disponíveis são limitados e a cozinha precisa de ser um ambiente multifuncional, a escolha de cores brilhantes é sempre uma boa solução.

Na imagem que apresentamos vemos uma proposta do estúdio Arch. Sorbo, onde a cozinha é parte integrante de uma área aberta que combina zona de trabalho e de jantar. As cores brilhantes permitem uma referência visual e individualização das distintas áreas. Ambas as cores vivas – amarelo e vermelho – contrastam com o contexto geral do espaço em que o branco domina, enfatizando as áreas de trabalho e refeição, evitando assim a utilização de barreiras físicas que diminuiriam o espaço disponível e a funcionalidade do mesmo.

Aproveitamento dos cantos

Cozinhas modernas por Marlegno

Quando a cozinha é pequena importa utilizar de forma cuidada e inteligente todas as superfícies e volumes disponíveis, focando com especial atenção nos cantos, de modo a que todos os espaços possam ser úteis no apoio à organização. Neste sentido, será importante para ter superfícies de trabalho, utilizar os móveis superiores e os básicos de uma forma equilibrada e com continuidade, utilizando a profundidade disponível para assim aproveitar todos os espaços úteis para armazenamento.

Como podemos ver na imagem, um balcão para refeições pode servir para delimitar o espaço, dividindo as áreas de trabalho e de preparação de alimentos dos restantes ambientes da casa.

Estilo minimalista

Quando o espaço disponível para a cozinha é muito pequeno, o estilo minimalista é o mais adequado. Apesar da limitação de volumes disponíveis, garante a eficácia, a funcionalidade e, ao mesmo tempo, o conforto da área.

As linhas essenciais do estilo minimalista, como o rigor dos volumes, os tons e a economia no uso do espaço, são características ideais para a criação de uma cozinha pequena e para a procura de maior eficiência a partir do menor número possível de elementos.

Utilizando apenas o essencial, como é visível nesta imagem, podemos dar vida ao espaço da nossa cozinha. Todas as linhas do módulo da cozinha são acompanhadas por um uso inteligente da cor brancas, contrastando com os tons de madeira que dominam o resto do ambiente.

Utilização de espaços com inteligência

Cozinha  por Atim Spa
Atim Spa

BRUNCH

Atim Spa

Utilizar todos os espaços com inteligência significa identificar com precisão tanto as características arquitectónicas do ambiente, como as necessidades. Isto tornará possível identificar as prioridades que servirão de directriz para a construção de um ambiente elegante, funcional e confortável.

Na generalidade, para casos de cozinhas pequenas, é aconselhável optar por sistemas multi-funcionais, ou seja, sistemas capazes de se transformar de acordo com as necessidade de cada ocasião e capazes de ocupar os volumes disponíveis de forma flexível e temporária.

Nesta imagem podemos ver um exemplo disso: um volume que está alojado na estrutura da ilha e que, quando puxado, se transforma em mesa. Com este sistema, a mesa pode desaparecer sempre que não for necessária a sua utilização, libertando espaço disponível tão importante numa cozinha deste tamanho.

O que achou das dicas que oferecemos? Tem alguma a acrescentar? Já colocou em prática alguma destas ideias na sua casa? Deixe-nos as suas respostas.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!