Como criar um pequeno jardim dentro de um pote

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter um jardim espaçoso, com uma bonita área verde, muitas flores e árvores, não é de todo um privilégio para todos. São muitas as famílias que vivem em apartamentos ou em casas pequenas, no meio da cidade, em que a área exterior é bastante restrita e muitas vezes resuma-se a uma varanda ou um terraço, e quando assim o é, já é bastante positivo, para aproveitar um pouco do exterior e das ditas regalias que aí se concedem, como ter umas flores, uma churrasqueira ou ainda uma mesa, é claro que dependerá sempre da área que dispõe. 

Assim sendo, nesta onda de querer aproveitar a varanda ou trazer para dentro de casa aquilo que a Mãe Natureza nos oferece, vamos apetrechando com verduras e flores o espaço, pois onde elas existem há vida, alegria e são, de facto, uma arte decorativa, muito própria. De forma muito própria dão um toque especial à casa ou à respetiva varanda, trazem para perto de nós a ideia de jardim. Neste sentido e para que possa dar ao ambiente da sua casa este lado natural, trouxemos-lhe hoje uma sugestão bem especial, um pequeno jardim dentro de um pote! 

Pode descobrir através do artigo, dicas para poder dar volta à situação e ganhar um mini-jardim para cuidar… Ideias que vemos pré-feitas em lojas ou floristas, mas que podem ser feitas facilmente por si, a um custo menor e sem dúvida com outra graça. Pode escolher as flores e plantas que quiser, bem como a decoração e o seu tamanho. E sabe que mais? Irá ter maior prazer em ver estas plantas crescerem… simplesmente porque foram postas pelas suas mãos. O carinho é sempre outro, não haja dúvida! Quer experimentar criar um pequeno jardim? Então siga as nossas dicas e tenha a mão verde!!

Adicione dentro do pote uma camada de mistura ou de musgo

Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

Sabia que pode colocar musgo por baixo da terra do seu pequeno jardim? É verdade pode servir como uma camada de esponja, é perfeito para absorver o excesso de humidade, daquela água que regamos a mais, ups!! Mas se preferir, pode colocar o musgo por cima da terra, como uma camada de proteção para manter as flores húmidas, frescas e em boas condições (mais uma vez depende das plantas escolhidas). Além disso, o musgo traz aquele verde e decorativo ao mini-jardim.

O musgo é uma planta que desenvolve na própria terra, mesmo nos pequenos vasos. Só tem de o encontrar, mas no jardim de um familiar ou num parque, de certeza que encontrará um pouco de musgo, certifique-se de remover também 2,5 a 3 cm da parte de baixo. Isso ajuda a certificar-se que o protonema, que é o sistema que se parece com a raiz do musgo, não seja danificada, para que ele possa desenvolver no seu novo meio. Se o quiser seco e pretender apenas uns pedaços para decorar o vaso, é deixá-lo secar.

Encha o pote com alguns centímetros de areia ou de pequenos pedaços de pedra

Antes de mais nada, escolha um pote bem giro e atrativo. Poderá ser de vidro (tipo aquário), de barro ou de outro material. O tamanho poderá variar – grande ou pequeno, dependerá sempre da quantidade de plantas que quer colocar lá, quem sabe talvez prefere vários pequenos potes e juntá-los numa bancada. A opção é sua, fica ao seu critério. 

Depois de ter o seu vaso, precisa de enchê-lo de terra, de areia ou de pequenos pedaços de pedra. De acordo, com o tipo de planta terá de ver qual é o material mais indicado. É claro que a areia como primeira camada dá maior absorção e a terra não fica encharcada de água. Além de proporcionar um efeito bonito ao vaso, nomeadamente se for transparente.

Escolha terra leve e fofa, bem drenada e de preferência húmida. Aconselhamos que ponha algumas pedrinhas entre a terra e a areia para absorver o excesso de humidade, nomeadamente se forem plantas tropicais.

Plantar pequenas plantas

Quando criamos o nosso pequeno jardim a melhor opção é sem dúvida pequenas plantas e variadas. As grandes não se inserem dentro deste projeto, não ficam atrativas, ficam para a varanda ou para vasos solitários, para decorar cantos da casa, por exemplo. 

É verdade que as plantas irão crescer, mas prefira plantas que não superarão o tamanho do recipiente, para não sujeitá-las a uma mudança de ambiente, é sempre arriscado. Para começar escolha plantas pequenas que são mais fáceis de manusear e fica algo mais mimoso, até porque a ideia é um pequeno jardim…

As suculentas estão na moda, entre o cacto e um planta mais tradicional, são fáceis de manter e são bastante charmosas e pequeninas. Arrisque!

Acrescenta pinhas (ou outra coisa) recolhido na natureza

Jardim  por Mi Jardín Fantástico
Mi Jardín Fantástico

Arbolitos navideños piña

Mi Jardín Fantástico

Passear na floresta num domingo à tarde é sempre uma ideia agradável, junto à natureza, os cheiros, os sons e as paisagens são de puro relaxe… Se for como eu, a cada passeio na floresta há sempre qualquer coisa que vem comigo, folhas de eucalipto, castanhas no tempo delas, flores dos bosques, paus e pinhas! Gosto muito deste contacto! 

Estes elementos a custo zero são perfeitos para serem inseridos dentro de uma decoração, nomeadamente as pinhas que têm sempre mil e uma utilidades, seja criativo e dê à natureza a oportunidade de fazer parte da sua decoração. Dentro do seu mini-jardim pode colocar umas pequenas pinhas, são super decorativas ou então se preferir, pode desfazê-las para criar aquele cascalho que serve de proteção e alimento às plantas.

Ponha pequenos elementos decorativos

Jardim  por homify
homify

​Sac de galet

homify

Outra ideia para decorar o seu pequeno jardim, para ele ficar bem personalizado e cheio de pinta é apetrechá-lo de pequenos elementos decorativos. Pode encontrar diversas decorações no mercado, tais como estas pedras coloridas que pode encontrar na Fence Paris

Se preferir pode criar a sua própria decoração. Como? É fácil, recuperando pedras de parques ou de outro lugar, tem a opção de deixá-las no seu estado natural ou pintá-las de uma ou várias cores. Um passeio à praia é também uma outra ideia, onde pode encontrar vários tipos de conchas que darão um ar mais mediterrâneo ao seu pequeno jardim… Deixe-se levar pela sua criatividade…

Depois um pouco de água. Está terminado!

Jardim  por horst

Cuidado com a água, tem de haver sempre um meio termo, em excesso elas morrem, por estarem encharcadas e em quantidades insuficientes também, por estarem secas… É preciso ter um pouco a tal mão verde, mas que aos poucos se vai ganhando o jeito. Se não experimentar nunca irá saber e perderá a oportunidade de ter o seu jardim, pequeno é certo, mas seu, que dá sempre um certo prazer olhar para ele e vê-lo crescer.

Um borrifador com água irá ajudá-lo a controlar a água que vai depositando. Po outro, veja qual é o tipo de plantas que tem no seu jardim, para saber ao certo a quantidade de água que necessitam. Ponha uma nota no frigorífico, na sua agenda ou no telemóvel, para relembra-lhe que 'hoje' é o dia de dar alimento às suas crias. 

E pronto, agora está terminado e pode orgulhar-se do seu novo cantinho, tão verde e tão belo. 

Pronto para criar o seu pequeno jardim? Então vamos a isto!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!