Pátios pequenos, mas muito bem aproveitados

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O pátio pode ser um dos principais locais da nossa casa, sobretudo durante os meses mais quentes. Durante as estações mais frias, muitas são as pessoas que se descuidam em relação à parte exterior da casa, o que significa que, quando chega o Verão, não usufruem dela com o devido conforto. Assim, se é um entusiasta de actividades ao ar livre e de momentos de lazer com a família junto à natureza ou à piscina, depende de si mesmo criar um contexto favorável.

Não é necessário investir muito dinheiro para ter um pátio bonito. Basta ter sentido estético para conseguirmos compor um espaço interessante. Quanto mais se dedicar ao seu jardim ou pátio ao longo do ano, menos trabalho terá de uma só vez e, por consequência, menos dinheiro gastará.

Hoje, trazemos-lhe algumas sugestões para que o seu pátio seja invejável. Ponha em prática as nossas dicas e desfrute dele com a sua família e amigos.

Paredes brancas ou noutro tom claro

Os pátios distinguem-se dos jardins por serem, geralmente, menores, integrados na casa e rodeados por ela ou por parte dela, como se os abraçasse. O pátio da imagem ilustra uma das primeiras ideias que lhe queremos deixar neste livro: escolha uma cor clara para as paredes. Desta forma, o espaço parecerá maior e a luz reflectirá nas paredes. Se o seu pátio não é muito grande, deixe de lado as cores mais escuras ou até mais vibrantes e aposte no branco que, para além das qualidades acima mencionadas, diz bem com todo o tipo de mobiliário e decoração de exterior. É muito mais fácil construir sobre uma tela neutra.

Um mobiliário bonito e funcional

E por falar em mobiliário… que importante é ter bons móveis de exterior no nosso pátio. Não se resume a ter uma mesa de plástico com quatro ou seis cadeiras que permitam que as pessoas se sentem a comer. Trata-se de ter um mobiliário bonito que encaixe na perfeição no contexto, que seja funcional e que, em certa medida, dialogue com a decoração do interior da nossa casa.

O espaço da imagem é pequeno, mas demonstra de forma exemplar como podemos decorar um pátio. De um lado, pode colocar uma zona de estar ou de refeições e, do outro, espreguiçadeiras para apanhar sol. Se tiver crianças e/ou animais de estimação, deixe espaço desimpedido para as brincadeiras.

Invista num conjunto agradável

Terraços  por LEIVARS
LEIVARS

Wimbledon

LEIVARS

Falemos agora de conjuntos em jeito de sala de estar – um sofá maior combinado com outros mais pequenos – e de conjuntos de exterior no geral. Ainda que agora seja tendência misturar estilos, é sempre uma boa aquisição investir num conjunto de estilo mais clássico. Normalmente, os “packs” são mais económicos e, claro, harmoniosos. Inspire-se na fotografia que lhe deixamos, fruto de um projecto do atelier Leivars. O pátio tem um sofá, duas poltronas, uma chaise-longue e uma pequena mesa de apoio, todas da mesma cor e do mesmo estilo. Juntas compõem um conjunto deveras agradável e elegante.

Vasos originais

Nenhum pátio fica completo sem plantas. Existem várias maneiras de colocar essas plantas. Nós sugerimos que vá além da convenção e considere adquirir vasos originais ou suspender as plantas de forma mais improvável como no tecto ou na parede. Uma boa opção se tiver pouco espaço no seu pátio é colocar um jardim vertical, ou seja, arranjar uma estrutura onde possa ter as suas plantas. Desta maneira, conseguirá introduzir elementos naturais que trazem cor e vitalidade ao exterior de sua casa sem que eles impeçam a passagem ou subtraiam metros quadrados.

Imprescindíveis pontos de luz artificial

Um pátio que se preze é usado amiúde durante a Primavera e o Verão e até ao longo de todo o ano se for um espaço fechado ou com um clima favorável ao longo de todo o ano. Por isso, é importante ter luz artificial que torne o pátio confortável quando a noite cai. A luz no exterior é, não raras as vezes, esquecida porque achamos que nos basta a luz natural. Porém, a luz artificial permite que desfrutemos do pátio à noite, para além de ser um elemento decorativo que faz toda a diferença. Por esse motivo, não se esqueça de colocar pontos de luz em locais distintos para que o quintal fique iluminado homogeneamente e se torne mais acolhedor. Escolha os pontos de forma estratégica e realce o que de mais bonito existe no pátio.

Decoração natural e artesanal

Por último, não nos devemos esquecer da importância da decoração no exterior. Pode optar por elementos mais esculturais ou até mesmo fontes. Para esta zona, escolha elementos naturais que se mimetizem com o cenário envolvente. O atelier Bureau Gn propõe-nos um adorável conjunto de um carrinho de mão e pequena carrinha em madeira para guardar fruta e legumes. Poderiam, também, ser usados para flores ou plantas.

Tem um pátio em casa? Vai pôr em prática alguma destas sugestões? Não se esqueça de nos deixar o seu comentário! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!