10 tendências -10 designers de cozinhas

Sofia M. Sofia M.
Loading admin actions …

As portas da cozinha nunca estiveram tão abertas! Descubra quais as últimas tendências na decoração de cozinhas e as sugestões dos fabricantes!

Está na hora da cozinha sair do armário e passar a ser um ponto central da casa, onde família e amigos se juntam à volta de sabores e amores! Entre connosco nesta viagem de descoberta e avisamos-lhe já, não nos responsabilizamos se se apaixonar por uma destas tenderias… ou pelas dez! Afinal, por que haveria de ter de escolher apenas uma?

Aplaudimos o mármore

Cozinhas modernas por Artichoke
Artichoke

Project 820

Artichoke

Especialista em design de casas de banho e cozinha, a marca Inglesa Artichoke tem apostado cada vez mais em trabalhos e peças de mármore, apostando no mármore de tons mais claros e em peças que apesar de grandes, apresentam um aspecto delicado e suave.

Não é à toa, que o mármore é das rochas mais trabalhadas e usadas em trabalhos de escultura – quem consegue esquecer a beleza da estátua Vênus de Milo, esculpida em mármore no século II AC?

Uma aposta segura e equilibrada, para uma cozinha de sonho e resistente!

Gostamos da união

Cozinhas clássicas por IdeasMarket
IdeasMarket

Кухня-студия с рабочей зоной

IdeasMarket

Em pleno século XXI, parece que a tendência é destruir barreiras e aproximar pessoas, afinal, vivemos num mundo cada vez mais globalizado, graças às novas tecnologias. Permita que esta tendência chegue a sua casa, unindo num só espaço da casa várias divisões.

Desta vez, a tendência vem da Rússia e é assinada pela marca Ideas Market, que numa só divisão junta a cozinha, à sala de jantar e à de estar e ainda ao escritório, unindo num só espaço várias divisões essenciais numa casa. Gostou da ideia? Veja bem como funcionou na perfeição, criando um espaço equilibrado e harmonioso dentro de casa.

Admiramos soluções ecológicas

A ecologia não pode ser uma moda, nem a preocupação com o desenvolvimento sustentável uma fase! São problemas reais e compete-nos a todos nós e agora ser conscientes e contribuir para uma solução, antes que seja tarde demais. Também na arquitectura e na decoração de interiores, essa preocupação está patente, com cada vez mais profissionais a optarem por produtos menos tóxicos e que causem o menor impacto possível.
Innauer-matt é uma empresa Austríaca, que se tem destacado apresentando projectos eco-responsáveis e amigos do meio-ambiente. Repare nas linhas simples da cozinha, cujo aspecto apesar de minimalista é extremamente funcional. Note também na importância dada à grande porta do exterior, toda de vidro, que ilumina esta cozinha. Sem dúvida, que gostamos desta tendência!

Sonhamos com o rústico

Só de olhar para esta cozinha não começa a sentir o cheiro de coisas boas ao lume? Olhe bem a imagem e sinta o cheirinho do tomate com cebola ou de uma pizza no forno! Esta tendência rústica e com cheiro de comida familiar, chega-nos directamente de Itália (mamma mia!) e é um projecto da autoria da marca Perimetro.

Repara como apesar do aspecto sólido, não deixa de ser um espaço extremamente convidativo e de variz familiar. Especial atenção aos armários e ao lavatório. Como pode ver, a decoração foi feita respeitando a estrutura original da cozinha. Por vezes, melhor e mais desafiante do que destruir e começar do zero, é repensar um projecto que vá em função do gosto do cliente e ao mesmo tempo respeitar a estrutura já existente na divisão! Sem dúvida, que esta imagem representa um projecto bem sucedido. Desafio superado!

Amamos o estilo industrial-chique

Aqui na homify somos admiradores confessos do estilo industrial, com peças de aço, paredes de tijolo e nuas, com os edifícios despidos de ornamentos! Um ambiente que à primeira vista poderia ser frio, rapidamente consegue captar sentimentos contraditórios, tornando-se acolhedor e apelativo.

Mas falemos de cozinhas! A da imagem superior faz parte de um projecto alemão, da autoria de Sonja Speck, onde toda a casa se mantinha fiel a esta tendência urbana, de inspiração industrial, mas sem perder um lado chique. Apesar das paredes revestidas a tijolo e dos móveis de aço, o soalho de madeira, torna todo este espaço único e irresistível! De deixar água na boca!

Entusiasmados com as ilhas de cozinha

  por Mowlem&Co

São a mais recente tendência na decoração de cozinha na Europa! A ilha não é mais do que uma bancada no meio da cozinha, onde pode estar inserido a pia ou fogão – é o que acontece na imagem superior, onde na ilha está a placa para cozinha, um projecto de decoração do gabinete Londrino Mowlem & Co. 

Normalmente, as ilhas funcionam também como meses, logo é comum haver sempre umas cadeiras altas junto da bancada. Seja para uma refeição rápida ou para dois dedos de conversa, enquanto está a cozinhar ou a realizar outras tarefas na cozinha, revela-se uma opção bastante social e uma boa ideia para aqueles que gostam de ter convidados em casa e de os receber na cozinha. Sim, estamos a pensar em si!

Vibramos com a cor

Talvez porque a cor influencie o nosso estado de espírito ou simplesmente porque é bonita, muitos designer têm vindo a desafiar diversas convenções e apostando cada vez mais em cores fortes e vibrantes. Se há uns anos, a introdução do vermelho nas paredes de casa parecia uma grande ousadia, que dizer da introdução de cores como o amare-lo mostarda, o verde-ácido ou o rosa choque.

Se simpatiza com esta tendência, vai com certeza apreciar o trabalho feito na cozinha da imagem superior, levado a cabo por Tischlerei Krumboeck (natural da Áustria), onde a supremacia do branco é quebrada pelos armários em amarelo vivo – uma cor vibrante e cheia de boas energias. Será que esta cor lhe abriu o apetite?

Aplausos para as cozinhas exteriores

Jardins de Inverno modernos por Vale Garden Houses
Vale Garden Houses

Large Kitchen Conservatory

Vale Garden Houses

Mais uma ideia que nos chega do Reino Unido, esta cozinha pertence ao complexo da Large Kitchen Conservatory e tem a assinatura do atelier Vale Garden Houses!

Temos que é de admitir uma cozinha de sonho, não só pela sua imensidão, mas pelos seus imensos tectos e paredes de vidro transparentes, que permitem a iluminação do espaço de forma natural. E que dizer, daquelas largas bancadas de madeira? Admita, assim até dá gosto cozinhar, não concorda?

Vivemos o sonho Americano

Fácil de se adaptar em espaços pequenos ou grandes, a cozinha Americana caracteriza-se por usar uma barra de forma a separar divisões. Barra essa que é usada como mesa e que muitas vezes permite delimitar a divisão, já que é comum, a cozinha e a sala serem uma só divisão. Apesar do nome e da origem made in USA, o projecto que apresentamos chega-nos de Berlim, pela marca Kiveda. Bastante habituados a trabalhar na decoração de cozinhas, é sem dúvida uma referência nesta área. Não deixe de explorar!

Somos fans de azulejos

É bem verdade que esta tendência, poderia ser apresentada (e representada) por uma marca português, já que os azulejos têm uma grande tradição nacional. Todavia, este não é o casa e optamos por partilhar a nossa paixão com o Azerbaijão.
Os azulejos continuam a ser uma forte tendência na decoração de interiores. Afinal, a variedade de padrões, cores, desenhos e conjugações que podemos fazer com ele, tornam-nos acessórios únicos, de extrema beleza e capazes de dar um toque original e especial a cada cozinha. E nem tem de forrar toda a cozinha a azulejo, como sugere Ilkin Gurbanov, por vezes, basta apenas destacar um canto ou um detalhe da cozinha, para que os azulejos brilhem e sejam o foco de atenção da divisão.

Qual é a sua favorita? Partilhe connosco?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!