No coração da Capital não se está nada mal!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Viver em Lisboa está na moda! Eleita a 15ª cidade mais visita da Europa em 2015 a nossa capital atrai cada vez mais turistas, mas também pessoas cansadas das viagens de comboio e dos apartamentos sem alma dos arredores.

Por estes ou outros motivos, os bairros típicos da capital, cheios de charme revivalista enchem-se de gente nova com estilo, e os seus antigos prédios de apartamentos sofrem espantosas obras de recuperação!

É o caso deste apartamento no bairro do Príncipe Real, uma zona da antiga aristocracia lisboeta, a dois passos do Bairro Alto.

O projeto é da autoria do atelier FALA, sediado no Porto, e levou a cabo a recuperação e remodelação de um apartamento antigo para transformá-lo numa casa moderna e cheia de charme.

Vamos conhecê-la!

Uma fachada muito típica de Lisboa!

a: Casas modernas por fala

Fazem parte da cultura portuguesa há mais de cinco séculos e invadiram as fachadas lisboetas na segunda metade do século XIX. Falamos dos azulejos, claro! Eles cobrem milhares de fachadas na capital e são parte integrante da imagem desta cidade fascinante.

Este prédio é um bom exemplar dessa tendência, com os seus padrões geométricos em tons de castanho. E é também um modelo da conservação que por vezes falta a estas fachadas em azulejo.

Antes e depois

a:   por fala

Na imagem da esquerda podemos ver o anterior traçado do apartamento.

Divididos e subdivididos, os espaços tornavam-se acanhados e claustrofóbicos. Havia muitos espaços, mas pouco espaço em cada um deles!

A solução encontrada, que vemos à direita, foi simples mas ao mesmo tempo brilhante: – quartos, átrio e cozinha fundiram-se num único espaço, e a enorme sala de estar foi transformada em dois quartos. Apenas a casa de banho, totalmente original, ficou no mesmo local, sofrendo apenas obras de modernização.

Seja bem vindo a esta modesta casinha

a: Salas de estar modernas por fala

Logo à entrada podemos sentir o espírito jovial incutido ao apartamento. A porta num tom verde água, embelezada por uma sardinha das festas de Lisboa, marca o estilo do apartamento mesmo antes de entrar, e quando se abre revela um espaço único. Aqui não há paredes a limitar o olhar e a entrada dá-se diretamente para a área mais social da casa!

Um espaço multifuncional

a: Corredores e halls de entrada  por fala

À esquerda de quem entra abre-se um espaço multifuncional amplo e luminoso, num estilo minimalista e funcional. Esta divisão é a área mais social da casa, agregando a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar em open space.

Os tons de verde água e verde seco imperam no mobiliário moderno, com um design retro muito interessante. O chão de madeira de aspeto natural e as paredes brancas tornam o espaço desimpedido ainda mais amplo.

É mesmo a área da cozinha!

a: Cozinhas modernas por fala

Ao primeiro olhar parece um móvel de sala. Um aparador talvez… Com um segundo olhar apercebemo-nos do lava-loiça e descobrimos a cozinha! É verdade, esta área é mesmo a cozinha!

Com uma pequena mas prática bancada sobre um móvel verde delicioso, e apenas algumas prateleiras muito simples, perguntamo-nos onde poderão estar guardados todos os acessórios e provisões que compõe uma cozinha. E a resposta encontra-se logo ao lado, num amplo armário branco que quase se funde com a parede.

Uma cozinha minimalista perfeita!

Dois quartos lado a lado

a: Salas de jantar modernas por fala

Viramos à direita e vemos duas misteriosas portas gémeas, envidraças, logo ao lado da mesa de refeições. Darão acesso à varanda? Não, são as portas dos quartos! Um estilo diferente para este tipo de divisões, certo? Mas na verdade estas portas além de muito bonitas são também soluções práticas para o fornecimento de luz ao espaço central, que não tem janelas diretas. Como são envidraçadas a três quartos deixam entrar toda a luz necessária, e as cortinas asseguram a privacidade essencial na hora de dormir.

Prático e minimalista

a: Quartos modernos por fala

Armários grandes e pequenos, cómodas e mesas-de-cabeceira… Será preciso tanto? Torne-se minimalista. Veja este quarto. Simples e despojado, mas moderno e acolhedor, com uma organização muito própria onde entram apenas o original sistema de arrumação de roupa e uma cómoda verde água, o tom que marca todo o apartamento. Sem contornar móveis ou embater em esquinas!

Cheira bem, cheira a Lisboa!

a: Quartos modernos por fala

Neste quarto queremos destacar, além da simplicidade do espaço arejado e límpido, o efeito que se consegue obter com os acessórios certos! Uma mesa e uma cadeira, um design retro chic sóbrio e puro, uma obra de arte moderna na parede, uma cama de lençóis imaculados e um ramo de alfazema. Um ambiente relaxante, purificador, perfeito para uma noite de sono reparador.

Uma casa de banho muito especial

a: Casas de banho modernas por fala

Parece estranho à primeira vista, mas é um dos conceitos mais bem conseguidos em termos de casa de banho.

O lavatório simples e um pouco rústico está instalado na área da varanda envidraçada o que lhe dá acesso ilimitado, independente da utilização do chuveiro ou do sanitário. A ideia é excelente… Não há entradas repentinas a meio do banho, nem esperas para lavar as mãos!

A estética é revivalista, com um toque de passado, mas muito atual. Os nichos embutidos na parede evitam móveis a ocupar o espaço e as vias de passagem. Uma casa de banho moderna, mas intemporal!

Para ver os telhados de Lisboa

a: Corredores e halls de entrada  por fala

Não há nada mais calmante ao fim de um dia agitado do que chegar a casa e tomar um chá a ver a luz a desaparecer lá fora e a apreciar a calma do crepúsculo. E se isso for feito num espaço como esta varanda a experiência é elevada à perfeição!

As cadeiras são de exterior numa tonalidade amarelo mostarda perfeitamente harmonizada com os verdes do resto da casa e com as cores do belo mosaico retro que cobre o chão.

O lusco-fusco sobre o rio

a: Casas modernas por fala

Por último não quisemos deixar de presentear o leitor com uma foto da vista magnífica que se abrange a partir da varanda. Os telhados e o Tejo. A ponte ao longe… A alma do Fado numa casa de Lisboa!

Gostou do resultado da remodelação neste apartamento? Deixe a sua opinião na caixa de mensagens!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!